| Título do projeto:  Brincando de mercadinho | |||||||||||||
| Área(s) do Conhecimento:  Língua Portuguesa e matemática | |||||||||||||
| Tempo previsto: 3  semanas | Série: 1º ano do Ensino Fundamental | ||||||||||||
| Justificativa: Segundo Vygotsky (1994), o lúdico influencia extremamente o desenvolvimento da criança.  É através do uso de objetos, projetando situações, criando e recriando regras e procedimentos que a criança aprende a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança. Ao desenvolver a atividade lúdica a criança não só manipula objetos ou  ferramentas, estabelece contato com outras crianças e se envolve afetivamente, ela também amplia seus significados. Trabalhar com a oralidade desenvolve as habilidades lingüísticas de falar e  escutar, expressando o respeito pelo interlocutor, observando também a argumentação, de seu encadeamento e desenvolvimento de idéias, além de ser valioso instrumento interdisciplinar. Se as crianças forem encorajadas a se comunicar matematicamente com seus  colegas ou com o professor elas terão oportunidade para explorar, organizar e conectar seus pensamentos, fazendo com que se apropriem de novos conhecimentos e diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto. Neste contexto considera-se que brincando a criança poderá desenvolver a  oralidade matemática possibilitando a elas terem mais confiança em si mesmas, sentirem-se mais acolhidas e sem medo de se exporem publicamente | |||||||||||||
| Conteúdos: Linguagem Oral Bilhete Listas Campo aditivo Sistema Monetário: Equivalência, sobrecontagem, memorização de alguns resultados,  cálculo do troco Classificação de alguns objetos, quantidades, seqüencia e resolução de problemas Relatórios: oral e por escrito. | |||||||||||||
| Materiais necessários: Embalagens vazias; Calculadora; Material para anotação Cédulas e moedas fantasia Folhetos de ofertas dos supermercados · | |||||||||||||
| Bibliografia: Orientações Curriculares do Estado de São Paulo – Ensino Fundamental de Nove Anos: Língua Portuguesa. Material elaborado pela oficina pedagógica – Equipe do ciclo 1 matemática- Helena  e Inês - Diretoria de Ensino – Revista Nova Escola ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES: 
 O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO  FINAL DO PROJETO: v     Expressar e justificar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos. v     Respeitar as diferenças e a diversidade de opiniões. v     Comunicar-se no cotidiano. v     Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio  de recursos e/ou do professor. v     Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa,  respeitando opiniões. v     Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas, de acordo com suas hipóteses. v     Refletir acerca das regularidades do sistema monetário. v     Saber ouvir as explicações de seus colegas, respeitando as  diferentes soluções encontradas. v     Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar  e apresentar resultado e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre elas e diferentes representações matemáticas. | |||||||||||||
Fonte:  do Blog Jardim Encantado  da prof. Carminha http://jardimencantadodaeducacao.blogspot.com/2011/10/projeto-supermercado.html?showComment=1321385557770#c4409377067318859760

 

 
 





 
 
 
 
 
 
 
 



 















































 


 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

