OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

5

MENTEINOVADORA

Adorei, achei um método muito rico. Veja um vídeo em seguida acesse o link.

1

INCLUSÃO

   A inclusão traz para todos nós o desafio de mudarmos nossa forma de ver o mundo, de agir e de pensar. Temos uma grande oportunidade quando convivemos com as pessoas diferentes de nós. Oportunidade de crescermos, de nos tornarmos melhores, mais solidários e mais humanos. A escola tem um papel fundamental para a mudança deste olhar. As crianças consideradas "normais" que convivem com as crianças com deficiência têm a oportunidade de se tornarem adultos melhores do que somos.
    É na escola que são ensinadas as primeiras regras de convivência em sociedade, é onde nos deparamos com pessoas que são muito diferentes de nós e onde são determinados alguns limites que devem ser seguidos, diferente da convivência em nossa casa, onde algumas regras podem ser mais maleáveis.
      Devemos está atentos a todas as atitudes discriminatórias que existem na escola, das mais inofensivas às mais dramáticas. Apelidos, deboches e situações de exclusão devem ser sempre observados pelo professor e discutido seriamente com os alunos.
      O professor deve está sempre atento se ocorrer alguma atitude de discriminação e pode conversar com os alunos, esclarecendo-lhes sobre a deficiência do colega.
 "Esclarecendo as Deficiências"
         Os recursos que poderão facilitar esses esclarecimentos são:

  • assistir algum filme que relate a questão da deficiência e depois discutí-lo com todos os alunos. (o professor deve assistir antes o filme).  Ex de filme: Do Luto à luta - longa metragem que focaliza as deficiências,mas também as potencialidades, da Síndrome de Down, editado em 8 partes no youtube, assista a 1ª parte.


  • pedir para alguem conversar com os alunos sobre a deficiência (pode ser o aluno, a família ou um profissional que trabalhe com essa deficiência.
  • colocar os alunos em situações de deficiência por meio de alguma dinâmica ou sensibilização e pedir para que executem algumas atividades.
          Seria muito interessante fazer a leitura do livro: ESCLARECENDO AS DEFICIÊNCIAS, Autoras: Márcia honora e Mary L. Frizanco. 

0

11 de setembro


0

Jean Piaget - Tendência Cognitiva





Vale apena assistir!  Muito interessante! 

       

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra