Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, a pedido da Mara uma amiga 
e seguidora do nosso cantinho,  estou postando relatórios para 2º ano.
Ressalto que qualquer relatório pode ser adaptado de acordo com o nível e
 ano dos alunos.
MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO
RELATÓRIO INDIVIDUAL PARA O 2º  ANO – TURMA _______
Escola: _____________________________________________
Aluno:________________________________________Prof.:________________
|  | 
LEGENDA:
A.E (atende as expectativas)
N.A.E. (não atende as expectativas)
A.P.E (atende parcialmente as expectativas)
| 
DESCRIÇÃO | 
HABILIDADES | 
LEGENDA | 
| 
APRECIAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS | 
O ALUNO SE ATENTA A ESCUTA  DA LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR E/OU COLEGAS. | |
| 
O ALUNO FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A TRAMA, PERSONAGENS E CENÁRIOS DAS HISTÓRIAS LIDAS PELO PROFESSOR | ||
| 
RECONTA  HISTÓRIAS OUVIDAS RECUPERANDO A LINGUAGEM ESCRITA UTILIZADA PELO AUTOR | ||
| 
NA LEITURA COMPARTILHADA E NA ANÁLISE DE TEXTO,  O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, SE APROPRIANDO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBSERVANDO OS RECURSOS LINGÜÍSTICOS UTILIZADOS PELO AUTOR, ETC | ||
| 
LEITURA | 
O ALUNO FAZ EMPRÉSTIMOS DE MATERIAIS DO ACERVO DE LEITURA ESPONTANEAMENTE | |
| 
FAZ O AJUSTE DA FALA COM A ESCRITA DE TEXTOS QUE SE SABE DE MEMÓRIA | ||
| 
UTILIZA-SE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA BUSCAR RESPOSTAS EM ATIVIDADES COM BANCO DE PALAVRAS, LISTAS, CIRCULA PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR | ||
| 
LÊ COM AJUDA DO PROFESSOR, DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, DIFERENCIANDO SUAS CARACTERÍSTICAS | ||
| 
LÊ POR SI SÓ, TEXTOS CONHECIDOS: PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, QUADRINHOS, MANCHETES DE JORNAL,RÓTULOS, LISTAS, ETC | ||
| 
FAZ LEITURA COM AUTONOMIA | ||
| 
O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, COMPARTILHANDO SEUS PONTOS DE VISTA | ||
| 
O ALUNO COMPREENDE OS DIFERENTES PROPÓSITOS DE LEITURA: LER PARA ESTUDAR, LER PARA SE DIVERTIR, LER PARA PESQUISAR, LER PARA COMPARTILHAR, ETC | ||
| 
ESCRITA | 
RECONHECE, USA E RECITA AS LETRAS DO ALFABETO | |
| 
UTILIZA A ORDEM ALFABÉTICA EM ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES SOCIAIS (AGENDA TELEFÔNICA, DICIONÁRIO, LISTA DE NOMES, ETC) | ||
| 
UTILIZA AS LETRAS MÓVEIS, JUSTIFICANDO PARA SI E PARA O OUTRO AS ESCOLHAS FEITAS, MESMO QUE AINDA NÃO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL | ||
| 
COMPREENDE O FUNCIONAMENTO ALFABÉTICO DO SISTEMA DE ESCRITA. ASSINALE SUA HIPÓTESE DE ESCRITA: 
ALFABETIZADO                                   (    ) 
ALFABÉTICO                                        (    ) 
SILÁBICO-ALFABÉTICO                      (    ) 
SILÁBICO COM VALOR SONORO      (    ) 
SILÁBICO SEM VALOR SONORO       (    ) 
       PRÉ-SILÁBICO                                     (    ) | ||
| 
ESCREVE TEXTOS QUE SABE DE MEMÓRIA (O TEXTO FALADO E NÃO A SUA FORMA ESCRITA), CONFORME SUA HIPÓTESE DE ESCRITA | ||
| 
FAZ REESCRITA DE PRÓPRIO PUNHO E/OU EM PARCERIA. | ||
| 
REESCREVE HISTÓRIAS DITANDO PARA O PROFESSOR OU COLEGA, HISTÓRIAS CONHECIDAS, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO TEXTO. | ||
| 
ESCRITA | 
PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA DE PRÓPRIO PUNHO | |
| 
PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA NECESSITANDO DE ESCRIBA | ||
| 
PRODUZ TEXTOS DIFERENCIANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS | ||
| 
FAZ REVISÕES DE TEXTOS INDIVIDUALMENTE | ||
| 
FAZ REVISÕES DE TEXTOS MESMO QUE SEJA COLETIVAMENTE E/OU ORALMENTE | ||
| 
O ALUNO FAZ REFLEXÃO DA ORTOGRAFIA REGULAR E IRREGULAR | ||
| 
EM PRODUÇÕES ESCRITAS, O ALUNO FAZ USO DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO | ||
| 
NAS PRODUÇÕES ESCRITAS O ALUNO FAZ USO DA SEGMENTAÇÃO | ||
| 
ORALIDADE | 
O ALUNO PARTICIPA DE INTERCÂMBIO ORAL (RODA DE CONVERSA, RODA DE BIBLIOTECA, RODA DE CURIOSIDADE) | |
| 
O ALUNO CONSEGUE INDICAR LIVROS LIDOS, COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM RODAS DE CONVERSAS | ||
| 
CONSEGUE ESPERAR SUA VEZ DE FALAR PERMANECENDO DENTRO DO ASSUNTO DA CONVERSA | ||
| 
CONSEGUE ELABORAR PERGUNTAS DENTRO DOS ASSUNTOS TRATADOS | ||
| 
ELABORA SUA FALA ADEQUANDO-A DIFERENTES INTERLOCUTORES | 
fonte:http://ledycantinhodeatividades.blogspot.com.br/2011/05/sugestoes-de-relatorio-individual.html
                          Relatório Individual 
De acordo com cada situação encaixe as informações e crie o relatório individual 
com precisão e seriedade.
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades. O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar
de apresentar bastante lentidão. O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não
 consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender. 
Concentração e atenção às explicações em sala de aula: O aluno é participativo. O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção: O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o
Concentração e atenção às explicações em sala de aula: O aluno é participativo. O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção: O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o
 professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, 
pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem
auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula: O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar,
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula: O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar,
acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para
copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina: O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina: O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como
 na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa
 a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção
 é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em
muitos momentos.
Quanto ao reforço: O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos
Quanto ao reforço: O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos
 pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as
atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com 
facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura: O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos: O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.
Quanto à Leitura: O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos: O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora
tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno:
falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido
Em relação à assiduidade do aluno:
falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido
 as número de faltas.
Em relação a seus materiais: organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis: - “necessitam” de atenção especial.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam
Em relação a seus materiais: organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.
Em relação aos responsáveis: - “necessitam” de atenção especial.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam
 das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.
Fonte:http://tialenise.blogspot.com.br/2009/11/sugestao-para-relatorio-individual.html com adaptações Pedagoga Viviane.

 

 
 





 
 
 
 
 
 
 
 



 















































 


 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

