OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

0

FLEXIBILIDADE


A flexibilidade desempenha um papel importante em numerosas modalidades desportivas, além de exercê-lo também na vida diária, pois está diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia à manutenção da autonomia. Um único teste não é capaz de avaliar generalizadamente a flexibilidade corporal total; desta forma, existem vários testes para medir ou fornecer indicativos dos níveis de flexibilidade em uma articulação ou em um grupo de articulações, como o eletrogoniômetro, o flexímetro, o flexiteste, o teste de "sentar e alcançar", entre outros.

Nos programas de exercícios físicos para promoção da saúde os testes mais utilizados para avaliação desta variável da aptidão física são o teste de sentar e alcançar e a fleximetria.
O teste de "sentar e alcançar" proposto por Wells e modificado por Camaione; fornece um indicativo da flexibilidade da articulação coxo-femoral, mas não pode ser considerado como um teste que mede a flexibilidade, já que a medida da amplitude articular se dá em graus e, neste teste, obtemos apenas o valor em centímetros do deslocamento do tronco. Mesmo assim, este ainda é um dos teste mais utilizados nas baterias de avaliação da aptidão física.

Para a realização do teste necessitaremos de uma caixa de madeira medindo 30,5 cm x 30,5 cm x 30,5 cm, sendo que na parte superior, onde se localiza a escala, haverá um prolongamento de 26,0 cm e o 23º cm da escala coincidirá com o ponto onde o avaliado toca a planta dos pés; o avaliado sentará com os joelhos estendidos, tocando os pés descalços na caixa sob a escala, em seguida posicionará as mãos uma sobre a outra na escala, com os cotovelos estendidos, e executará uma flexão do tronco à frente, registrando-se o ponto máximo, em centímetros, atingido pelas mãos.


Interpretação dos Resultados
Quando o objetivo é obter uma medida da flexibilidade, ou seja, da amplitude articular, o ideal é utilizar o flexímetro, pois este instrumento pode ser utilizado em várias articulações, permitindo a identificação do estado de flexibilidade geral do avaliado. Para facilitar o entendimento de sua utilização, bem como proporcionar a interpretação dos resultados obtidos tanto para população em geral, como para atletas de diferentes modalidades esportivas, colocamos na caixa informações ao lado o Manual do Flexímetro Sanny, desenvolvido pela Profa. Ms. Gisele de Assis Monteiro.
                       




A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA.
É amplamente reconhecido que praticar atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se tirar o máximo destas práticas é necessário que seja realizada uma avaliação física prévia, que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança.

A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de aptidão física atual do cliente, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos.


A sabedoria consiste na arte de ser flexível e coerente em todos os propósitos, que sempre começam na intenção do que se busca.

Ser flexível é algo assim: na hora de perfurar as nossas camadas da ignorância e de orgulho, ser igual à flecha certeira; na hora de afagar as pétalas da flor que se abre, ser terno.

Equilíbrio é flexibilidade!

O bambu novo é flexível e se curva à força do vento, mas não quebra e sabe balançar sem cair ou ser destruído.

O bambu velho é alto e seco e enfrenta o vento. Devido à sua rigidez, ele não se curva e quebra.

Flexibilidade é ser igual ao bambu novo para administrar os ventos da vida.

A fibra do guerreiro e a sensibilidade do artista moram no mesmo ser.

O guerreiro sabe lutar, mas também canta. As mãos que tensionam o arco e disparam a flecha são as mesmas que afagam as florzinhas.

Que essas mãos obedeçam a razão e o amor na hora de flechar e na hora de afagar.

Flexibilidade é saber levar a vida e as pessoas com o melhor do guerreiro e do artista.

0 comentários:

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra