OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

0

Colônia de Férias

                       


Colônia de férias é uma programação voltada para crianças, adolescentes e jovens que já se desvincularam do colégio nos períodos de férias. São organizadas por equipes de desporto que buscam incentivar a livre iniciativa, brincadeiras lúdicas, leitura e o contato com a natureza.
Normalmente as colônias de férias ocorrem em clubes, condomínios, parques, escolas e academias que preocupados com a formação e boa ocupação dos futuros cidadãos projetam atividades criativas para descontrair e inserir temas importantes que os auxiliarão perante a sociedade.
As atividades selecionadas para serem aplicadas em colônias de férias podem ser:
Passeios ecológicos 
Jogos esportivos e/ou recreativos 
Incentivo a arte com aplicação de pintura, origami, dança, teatro, arte circense e outros. 
Sala de jogos e karaokê 
Torneios 
Apresentações com mágicas, música, teatro e outros. 
Gincanas aquáticas 
Conferências sobre higiene pessoas, primeiros socorros, doenças sexualmente transmissíveis e outras.

Existem colônias de férias que além de se preocupar com os aspectos já citados buscam ainda a proximidade familiar entre pais e filhos. Estas já são voltadas para toda a família com o intuito de unir os pais e filhos a partir de atividades que serão realizadas por tais. Este é uma boa opção para pais que sentem a necessidade de se aproximar de seus filhos de forma a não levantar sentimentos de constrangimento em seus filhos que neste período da vida desejam estar na companhia de amigos a de pais.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

                                                   Tirando Dúvidas

A excessiva quantidade de energia das crianças torna-se um “problema” para os pais durante o período de férias. Uma das alternativas é optar pelas colônias de férias. Algumas dicas para os familiares entenderem melhor como funcionam os lugares que podem receber a criançada.1.Onde surgiu a colônia de férias? 
Desde 1925, colônias de férias para jovens ocorrem nos Estados Unidos, com difusão também na Europa e Ásia. No Brasil, os primeiros programas foram desenvolvidos no Rio de Janeiro, a partir da década de 1970. 

2.Quais os tipos de colônia de férias? 
Existem várias tipos. Elas podem variar de acordo com o tempo de permanência da criança e as atividades que serão aplicadas. As colônias podem ser esportivas, recreativas, educativas ou uma junção de todos esses tipos de atividades. 

3.Que precauções os pais devem tomar ao procurar uma colônia? 
Na hora de escolher o local é preciso observar a infra-estrutura e a organização adequada para as atividades que se pretende realizar. Também é importante saber a programação e as formas de pagamento. 

4.As inscrições ocorrem em que época? 
Uma semana antes das férias as colônias já abrem o processo de matrícula. Apesar disso, em quase todos os locais é possível matricular a criança até o final do período de férias. 

5.Onde podemos encontrar colônia de férias em Natal? 
No Colégio Contemporâneo, Midway Mall, Natal Shopping, Sapekas Play, AABB,Parque das Dunas e Cidade das Crianças. 

6.A média de preço das colônias de férias em Natal? 
O preço médio das colônias de férias é de R$ 100. Mas existem locais em que o valor pode chegar a mais de R$ 400. 

7.Para as crianças que não podem ir todos os dias, é possível ter as mensalidades transformada em diárias? 
Em alguns casos, os pais não podem levar os filhos para a colônia todos os dias. Por isso, é necessário optar por pagar as diárias. Praticamente todas as colônias de Natal oferecem essa opção. Caso contrário, os pais podem sugerir essa alternativa no ato da matrícula. 

8.A partir de que idade a criança pode participar? 
As colônias são adequadas para crianças entre 3 anos e 12 anos. 

9.As refeições estão inclusas no valor pago? 
Cada colônia decide sobre incluir ou não as refeições nas diárias. Os pais devem se informar na hora de matricular os filhos. 

10.As crianças podem encontrar quais atividades? 
As colônias podem ter passeios ecológicos, jogos esportivos, recreação, origami, dança, teatro, arte circense, sala de jogos, karaokê, torneios, apresentações com mágicas, música, teatro, gincanas aquáticas, conferências sobre higiene, primeiros-socorros e demais ações educativas. 

11.As colônias de férias são voltadas apenas para brincadeiras? 
Muitos pais não investem em colônia de férias por acharem que são apenas brincadeiras. Porém, em muitos lugares, as atividades educativas predominam em boa parte do horário. Além disso, atividades esportivas não devem ser consideradas brincadeiras, pois desenvolvem o espírito coletivo das crianças. Existem colônias de férias que além de se preocuparem com os aspectos já citados buscam ainda a proximidade familiar entre pais e filhos. 
12.Devido ao longo tempo de férias, as atividades não ficam repetitivas? 
Algumas crianças, com o passar do tempo, começam a reclamar da repetição das atividades. A idéia é que os pais mudem a rotina do filho, ou levando para outra colônia de férias, com atividades diferentes, ou montando uma programação em casa. 

13.Quantas crianças participam em média por turma? 
A quantidade de crianças sofrerá uma variação dependendo do tipo da colônia de férias. A média é de 60 pessoas. 

14.Como as colônias fazem para garantir a seguranças dos participantes? Os professores sempre contam com monitores e recreadores. A estimativa é de 10 crianças para cada monitor. Em alguns locais, cada setor da colônia tem um responsável pelos participantes. 

15.Qual a média de duração das colônias de férias? 
Quando os pais forem matricular os filhos, devem procurar saber a duração da programação. Existem colônias que podem ser semanais, isso acontece mais no caso de as crianças dormirem fora de casa. Na maior parte, as colônias duram o tempo das férias, cerca de 50 dias. 
16.Passar o dia inteiro na colônia é uma boa opção para as crianças? 
Dependendo da rotina dos pais, o período integral pode ser uma boa opção. Escolher esse tipo de colônia demanda um custo 50% maior. Os pedagogos lembram a importância de os pais brincarem com os filhos algumas horas, semanalmente. 

17.Como a colônia de férias pode ajudar na saúde da criança? 
A interação entre várias pessoas, proporcionada pelas colônias, pode deixar as crianças mais sociáveis. As colônias de férias também colocam as crianças em contato com a natureza e estimula as atividades físicas. Além disso, os jogos eletrônicos deixam de ser a primeira opção na hora de escolher um passatempo. 

18.Existe colônia de férias na rede pública? 
Em Natal, não foi encontrada nenhuma colônia de férias na rede pública. 

19.O que as crianças precisam levar na mochila para a colônia de férias? 
Os professores sugerem que os alunos levem roupas de banho, roupas leves (short e camisa), tênis, chinelo, produtos de higiene pessoal e toalha. 

20.A colônia de férias é melhor que contratar uma profissional para ficar com as crianças? 
Caso os pais achem mais econômico contratar uma profissional para cuidar dos filhos, é necessário, averiguar uma forma de garantir a segurança da criança e ainda realizar uma programação para ela não ficar muito tempo ociosa. A procura por uma profissional pode demorar mais que uma colônia de férias adequada.


*Nasemana consultou colônia de férias de Natal e pedagogos.
**Matéria publicada no jornal Nasemana - Edição 39 - de 20 a 26 de dezembro



           

0 comentários:

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra