OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

10

Processo Auditivo Central


São comuns os casos de crianças que possuem dificuldades de aprendizado ou não conseguem se concentrar, o que acaba ocasionando em péssimos resultados no rendimento escolar e na vida da criança, o que acaba prejudicando, também, a adaptação ao ambiente social.
Sintomas como desatenção ou atenção curta, distração fácil com sons, dificuldade de aprender, incômodo com sons altos, necessidade de repetição de informação, não compreender o que foi dito, dificuldade de concentração ou de lembrar o que aprendeu há pouco tempo, problemas de linguagem, desajuste social, inversão de letras, entre outras barreiras na hora da alfabetização ou na interação com outras pessoas do meio, muitas vezes são consideradas como ‘burrice’ ou falta de capacidade da criança em aprender, mas o problema vai além.
 Processo Auditivo Central Processo Auditivo Central
Esses sintomas podem corresponder a um distúrbio chamado de alteração no processamento auditivo central e que, se diagnosticado com antecedência, pode ser corrigido a tempo.
O processo auditivo central é um processo que necessita de um bom funcionamento das estruturas do sistema nervoso central, onde um simples distúrbio evita que a criança consiga interpretar o som, já que a interpretação depende das habilidades auditivas bem organizadas e estruturadas.
As etapas do processo auditivo central são: detecção do som, discriminação, reconhecimento, localização da fonte sonora e compreensão do som. Todas estas etapas estão relacionadas às funções cerebrais extremamente importantes como atenção e memória.
Para diagnosticar o problema, os pais devem ficar atento e, em caso de algum sintoma parecido com os mencionados, a família precisa procurar o médico que pode indicar dois tipos de avaliação:
  • Avaliação audiológica convencional, que avalia a capacidade auditiva e detecção e transmissão do som (audiometria tonal, vocal, inteligibilidade e imitanciometria).
  • Avaliação do processo auditivo central, que analisa eventos acústicos quanto à localização sonora, figura-fundo, memória sequencial, processamento temporal e fechamento, que são processos realizados mais a fundo, que vai do caminho do som até o córtex auditivo.
Os fatores que podem influenciar na falta de experiência acústica ou na alteração do processamento auditivo central são: alcoolismo materno ou uso de drogas durante a gestação; permanência em incubadora, peso de nascimento inferior a 1.500kg; alterações neurológicas, imaturidade das estruturas do sistema nervoso central ou perda auditiva neurosensorial ainda nos primeiros anos de vida.
Por isso, torna-se tão importante a avaliação do processo auditivo central, pois é ele que geralmente vai orientar a terapia fonoaudiológica e neurológica de acordo com o caso, para que assim seja realizada o mais breve possível a melhor conduta clínica.
Contar com um plano de saúde que ofereça os cuidados essenciais para uma vida melhor e mai saudável é fundamental, principalmente quando há crianças na família. Pensando nisso, a Sulamérica Saúde Familiar oferece aos seus usuários uma equipe composta por profissionais capacitados nas mais variadas áreas, com equipamentos de última geração e benefícios em prol de uma melhor qualidade de vida e diagnósticos precisos.

10 comentários:

Beatriz Paulistana disse...

Boa noite querida amiga!
Sou a Beatriz do excluído blog: Bia Educação Infantil.
Voltei a todo vapor mas com blog zerinho em folha. Por isso vim lhe convidar a me seguir.
Que Deus lhe abençoe e te proteja sempre.
Bjokas...da Bia!!!
Meu novo blog é: http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

Beatriz Paulistana disse...

Vim agradecer seu carinho, seus selinhos e sobre seu post gostei muito de aprender um pouco mais.
Bjokas...da Bia!!!

Beatriz Paulistana disse...

Vim agradecer seu carinho, seus selinhos e sobre seu post gostei muito de aprender um pouco mais.
Bjokas...da Bia!!!

Anynha disse...

Olá!
passando para ver as novidades.
muito tempo sumida aproveitando para visitar as amigas.
BJS!

Blog Teia disse...

Olá.Seu Blog é muito bom, quer fazer parte do agregador Teia,seria um prazer indicar seus posts e acrescentaria muito aos nossos leitores.
Se quiser participar é só nos fazer uma visita.
Até mais

Regina disse...

Bom dia Viviane!
Adorei o seu blog, riquissimo de informações!
Sou psicóloga e estou fazendo pos graduação em psicopedagogia pois adoro esse mundo de colaborar com o desenvolvimento da criança.

Tá tendo sorteio lá no meu blog... e será amanha... passa lá... www.psicologaregina.blogspot.com

ótimo feriado!

Beatriz Paulistana disse...

Boa noite querida Viviane!!!
Aproveito para lhe avisar que coloquei seu nome em uma brincadeira de perguntas e respostas.
Fique a vontade para participar ou não.
Link = http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/2012/06/perguntas-e-respostas.html

Professor Gilberto Cantu disse...

OI MINHA AMIGA VIVIANE.
FAZENDO-LHE UMA VISITINHA.
LENDO SUAS POSTAGENS.
UM ABRAÇO.

Adriana Dezerto disse...

GOSTEI MUITO DO BLOG!PARABÉNS!ESTOU LEVANDO SEU SELO E AGUARDO SUA VISITA!BJS!

Del Rodrigues disse...

Oi amiga, hoje consegui visitar o seu cantinho...estava com saudades.Tanta coisa nova...está muito fofo! Parabéns!
Tenha uma semana de muita Paz e Luz!
Beijocas.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra