8

RELATÓRIOS INDIVIDUAIS


Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, chegando ao final do ano temos que colocar em dia todos os relatórios pendentes (mas sempre que possível deixem os relatórios em dia),por esse motivo estou postando algumas ideias para que possam ajudar na elaboração do relatório individual do aluno.




1º RELATÓRIO

O Victor é um menino inteligente, observador e perspicaz.
Neste semestre ele se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico.
 Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela. Não gosta de colorir seus desenhos, pois já quer começar outro desenho aperfeiçoado. É detalhista em suas produções artísticas, mas não me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes só faz o que gosta.
Após começo do acompanhamento psicopedagógico, ele se sentiu mais seguro e capaz de interagir com seus colegas e sentindo-se capaz de realizar as atividades por meio das habilidades artísticas. Antes desse acompanhamento, apresentava sérias dificuldades de interação com todos na escola, sempre calado e sozinho. Passou por um processo intermediário, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a atenção de todos os colegas, tornando quase impossível a continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligência emocional.
Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposição dos trabalhos artísticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. É uma criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas está aprendendo e respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem ferir.

2º RELATÓRIO
Neste período, Analice teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.
Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, Analice, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.

3º RELATÓRIO
Neste terceiro trimestre Diogo teve um bom desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora é uma criança muito inteligente, meiga e sensível. É caprichoso, conhece e sabe usar as cores em seus desenhos de pintura.
Diogo vai ao banheiro sozinho, arruma com ordem o que utiliza, dispõem em auxiliar a professora quando preciso, por exemplo, para entregar um livro ao colega. Sabe dar recados.
Presta atenção as aulas, realiza o que foi solicitado com facilidade, apresenta dificuldade no trabalho com recortes e pesquisa de palavras, só realiza com a presença da professora. Não gosta de participar das atividades dirigidas, nem responder oralmente o que foi proposto.
Diogo evoluiu de forma gratificante, porém apresenta dificuldade para identificar algumas letras do alfabeto, prejudicando assim um melhor rendimento. No lógico- matemático identifica os pares, formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar e seqüenciar números.
Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

4º RELATÓRIO
Joana teve um excelente desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas, porém precisa conscientizar que em todos os jogos há quem ganhe e quem perca, ela não aceita quando perde nas brincadeira dirigidas, tendo a interferência da professora.
É muito inteligente, caprichosa, detalhista. Costuma em algum momento ser bem sentimental, pois chora com facilidade. Uma palavra que a colega disser que ela não queira ouvir é motivo para chorar até que a professora converse com ela.
Prefere brincar com pequeno grupo de amigos, mas tem afinidade com todos, porém costuma excluir algumas colegas que fazem parte de seu grupo de amigos preferidos de suas brincadeiras. Fazendo com que as demais fiquem muito triste, converso sempre com ela.
Nas aprendizagens especificas, evoluiu de forma significativa, consegue ler palavras e frases simples, realiza todas as tarefas com facilidade e dedicação. No aspecto lógico – matemática compreende e dá sequência aos números com facilidade. Em natureza e sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

5º RELATÓRIO
Renato teve um ótimo desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito meigo, educado, detalhista, e muito inteligente. É muito atento às aulas e procura ajudar os colegas sempre que preciso.
Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias. Na linguagem escrita tem excelente coordenação e caligrafia perfeita, super organizada e detalhista. Teve um ótimo rendimento na dificuldade que estava tendo para reconhecer as letras do alfabeto. Consegue ler e escrever palavras simples, reconhecendo seu nome completo.
Com relação às tarefas de classe e extraclasse continuam sendo feita com o mesmo esmero. Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.
É necessário que a família continue incentivando-a encorajando-a no que for necessário e, da mesma forma, continuar valorizando suas conquistas para que possa superar suas dificuldades.

6º RELATÓRIO
Neste período Thamyres teve um excelente desempenho, continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito inteligente e educada. Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias.
Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, conhece e dar seqüencia aos números.
Thamyres mostra-se agitada no momento da aula prejudicando sua concentração, nas atividades dirigidas como jogo, não sabe perder quando isso acontece fica triste, e muitas vezes agressiva. Converso com ela mostrando que todo mundo em um jogo tem que ganhar ou perder e que o importante é a aprendizagem, que entrelaça o mesmo.
Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

Fonte: http://karine-kira.blogspot.com.br/2011/09/modelos-de-relatorios-individuais.html

                                                                    7º RELATÓRIO

Maria Isadora demonstrou ser uma criança meiga e tranquila, porem sempre atenta ao que se passa ao seu redor. Sua frequência foi boa,relacionando-se bem com todos os colegas, respeitando normas e regras com facilidade. Se expressa com clareza e entende o que lhe é falado.A aluna demonstrou ser comunicativa, e desenvolveu atividades emgrupo e as tarefas com gosto. Costuma movimentar-se com normalidade,demonstrando ótimo desenvolvimento dos grandes sculos e dacoordenação motora fina. Apresentou aptidão ao manusear os materiais oferecidos, como pincel e giz. Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando os objetos e os dedinhos.A aluna começa a identificar as cores primárias em objetos que acercam e também começa a identificar o seu nome e de alguns colegas,durante jogos lúdicos monta e desmonta blocos com lógica e manuseia massa com destreza. Tem predileção pela linguagem musical e gosta de ouvir historias.Seu desenvolvimento aconteceu de forma prazerosa e significativa,alcançando os objetivos proposto deste semestre.
                                                                 8º RELATÓRIO
Julia demonstrou ser comunicativa, espontânea, esperta e cheia de energia. Com seu carisma conquistou a todos, liderando brincadeiras e jogos com apoio do grupo. Sua freqüência foi ótima relacionando-se bemcom todo grupo e professora, ainda com um pouco de dificuldade pararespeitar regras e a rotina, o que vem sendo trabalhado atras dediálogos, brincadeiras e em determinadas situações do dia a dia.Costuma travar diálogos, perguntar e principalmente, auxiliar seuscolegas. Expressa-se com clareza e entende o que lhe é falado, sendo bastante marcado na aluna esta necessidade intensa de interação comunicação sendo visível o tempo todo, juntamente com a alegria que transmite e a empolgação durante a realização das atividades e tarefas.Julia demonstrou gosto e interesse durante as histórias e ao manusear os livros, interagindo espontaneamente. Movimenta-se com normalidade porem bastante o tempo todo, demonstrando ótimo desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina.A aluna está desenvolvendo muito bem a noção de número,contando objetos e os dedinhos, identifica as cores primárias e reconhece o seu nome e de alguns colegas. Apresentou habilidades ao manusear os materiais oferecidos como pinceis e giz. Sua orientação espacial encontra-se em construção.Júlia alcançou os objetivos propostos neste semestre, no qual seu desenvolvimento aconteceu de forma prazerosa e significativa.

                                                              9º RELATÓRIO

Pietro demonstrou ser um aluno tranqüilo, ativo e tímido,adaptando-se a rotina escolar e seguindo normas preestabelecidas comfacilidade. Sua freqüência foi boa, relacionando-se bem com todo o grupo.O aluno conseguiu superar umas de suas dificuldades: a expressão oral,predileções e travar diálogos com os amigos e com a professora. Para além das expectativas, o aluno demonstra segurança interagindo com todos com total vivacidade, o que foi desenvolvido através de jogos, da musicalização e atividades diversas que incentivaram a participar oralmente.O aluno apresentou um bom desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Realizou as atividades comprazer e interesse trabalhando bem com os materiais oferecidos.Demonstrou um excelente desenvolvimento dos bitos de higiene tornado-se também um pouco mais independente. Pietro está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Também aos poucos está identificando as cores primárias. Sua coordenação motora fina das mãos e dos dedos encontra-se em desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos mesmo no manuseio dos materiais.O aluno está se desenvolvendo de forma significativa e prazerosa,sendo de grande importância para o seu sucesso escolar

Fonte:http://pt.scribd.com/doc/73286607/Relatorios-Turma-Maternal-2


                                          ANEXO PARA MATERNAL




fonte: http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html





8 comentários:

Profª Lourdes disse...

Olá Viviane!
O que é ser blogueiro(a)? Ainda existem pessoas que não reconhecem a importância deste trabalho . Apesar de parecer fácil ser blogueiro (a) leva-se tempo e requer muita paciência, não basta saber manipular um blog e ter uma boa escrita ou conteúdo para postar. O blogueiro deve entender o que está postando, estudar sobre o assunto, ter comprometimento com os leitores e autores citados, dedicação, ao seu blog e aos dos seus seguidores, dando vida , comentando, participando,ter ética e principalmente ter amor ao que faz.
Quem conhece esta ferramenta virtual se apaixona , realiza este trabalho com carinho, mesmo tendo o tempo limitado, porque alem dos conhecimentos adquirido nesta diversidade cultural firma grades amizades
Hoje comemoro com apenas sete meses de vida do blog, 500 seguidores. Já ultrapassamos e vamos aos 550 que é a meta para a final do sorteio e se Deus quiser outros virão se juntar a nós para valorizar este trabalho, que sozinha jamais conseguiria tanto sucesso.
Como diz augusto Cury: “A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência”.
De uma coisa tenho certeza, não tem idade para aprender quando queremos seguimos em frente e realizamos os nossos sonhos.
Obrigada por fazer parte deste grupo de amigos, sua presença naquele cantinho é muito importante. Desejo muito sucesso na tua vida, e dos seus familiares e amigos e que Deus nunca nos abandone e que nos ame cada vez mais. Bjuss
Abraços da amiga Lourdes Duarte
http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

Josandra Rupf disse...

Adorei o seu blog e tambem quero participar.

Josandra Rupf
Beijossssssssssss

http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com.br

Educando e Encantando!!! disse...

Olá, Parabéns pelo seu blog, gostei muito das atividades.Faço parte dos Educadores Multiplicadores.Estou te seguindo e levo comigo seu link.Não de me fazer uma visita.
Um abraço.
http://educaeencanta.blogspot.com.br/

Rita de Cassía disse...

Amo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.




Planos de aula (Primeiro dia na escola)

Plano de aula semana da adaptação

Plano de aula semanal educação infantil


Projeto adaptação escolar educação infantil

Adaptação escolar para a educação infantil


Mural escolar para o primeiro dia

Mural para o primeiro dia de aula

Mural variado volta as aulas

Anônimo disse...

gostei muito do blog... pra quem está iniciando na área como eu, é mt importante contar com essa ajuda. parabéns por esse trabalho lindo e motivador!!
Angela - Fortaleza, Ce

Marluce disse...

parabéns belíssimo trabalho.
profª Marluce Silva

Arthur Sobral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Sobral disse...

Olá Viviane, me apaixonei por seu blog, sou iniciante na área da educação, apaixonada, porém vejo que preciso aprender muito. Gostaria de registrar meus agradecimentos, pois suas dicas tem me ajudado bastante.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra