DIA NACIONAL DA RECREAÇÃO
A recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.
Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados “jardins da infância” onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.
Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.
Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!
A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.
Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.
Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados “jardins da infância” onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.
Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.
Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!
A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.
Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.
ELABORANDO UM PROGRAMA RECREATIVO
OBJETIVO
O programa recreativo pode ser:
1. Recreação simples: É um programa de atividades humorísticas de cunho puramente hilário. Neste tipo de recreação, você não deverá utilizar atividades de desafio físico, ou intelectual. Usará apenas o humor e trabalhará em um processo de descontração absoluta, que resultará em uma descarga de tensões, que será liberada através do riso dos participantes.
2. Recreação formativa: Define-se como uma recreação que tem o papel de ensinar algo prático e testar as capacidades e aptidões neuropsicomotoras. Esta forma de aplicação procura sempre deixar uma mensagem positiva e gravar no consciente dos participantes práticas que lhes serão úteis hoje, amanhã e sempre.
O fator destreza está intensamente ligado a este tipo de programa, e utilizará sempre, além da força física e agilidade, o intelecto dos participantes, que por sua vez testarão intrinsecamente.
3. Recreação mista: Como já citamos nos outros tipos, esta recreação funde em uma só todas as qualidades das outras recreações, tendo com isto o objetivo de recrear e ensinar.
NOTA: A maior preocupação é aplicar uma atividade que seja condizente com os princípios cristãos, e de ações positivas. Ore sempre antes de um programa, e pratique antecipadamente as atividades a serem desenvolvidas.
SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES
Os professores de educação física, na sua maioria, optam pelo seguinte esquema: sessão de educação física recreativa formativa. Este tipo de sessão possui na sua aplicação três fases. São elas:
1. Aquecimento: elevação dos batimentos cardíacos e preparação articular e muscular para atividades gerais ou segmentadas.
2. Principal: é a fase onde se estabilizará a freqüência cardíaca e se trabalhará a soma e o psique harmoniosamente, sem quebras no ritmo da atividade.
3. Volta à calma: em resumo, é a fase em que a freqüência cardio-respiratória retorna ao seu estado de origem. Obtém-se esta ação mediante atividades relaxantes, ou com pouquíssima movimentação.
Com toda a certeza, esta seqüência é a melhor e mais usada, porém isto não significa que seja uma lei que tenha que ser seguida à risca.
PROGRAMAÇÃO DO TEMPO
Uma sessão recreativa deve ter entre 40 a 60 minutos. Caso a programação prolongue-se por mais tempo, tende-se a diminuir o interesse dos participantes devido ao cansaço e em alguns casos à fadiga. O gostinho de quero mais é o melhor medidor de sucesso que existe, e no qual se pode confiar. Procure então, não satisfazer totalmente os participantes.
Não se esqueça, o melhor é começar com uma atividade calma, em seguida partir para uma atividade de altíssima intensidade. Coloque uma atividade de explosão muscular e conclua com uma atividade absolutamente calma.
O RECREADOR
APRESENTAÇÃO PESSOAL
Independente de onde, como, quando e com quem seja o programa, a apresentação pessoal do recreador deverá ser a mais adequada e correta, assumindo uma postura cristã impecável. Afinal, querendo ou não, ele é o centro das atenções, e como o centro das atenções, suas ações, expressões, vocabulário, aparência pessoal e vestuário, terá grande influência sobre os participantes.
Vestuário
As roupas do recreador não devem ser chamativas. Seu tênis deve sempre estar de acordo com o local e terreno. Ele jamais deverá ser motivo de comentários. Seu agasalho, calça, camiseta ou shorts não poderá ser justo do tipo agarrado. Em caso de roupa de banho, deve usar uma sunga de natação, ou maiô também de natação.
Aparência pessoal
A aparência pessoal, (barba, cabelo,unhas, bom hálito) é importantes para o êxito de um programa.
Um perfume discreto ou desodorante nunca fez mal a ninguém.
Vocabulário
O recreador não deve utilizar vocabulário de "baixa qualidade" para se comunicar com os adolescentes e jovens. Está aí uma valiosa oportunidade de ensinar a importância de uma comunicação verbal aprimorada.
Não use termos pejorativos ou de duplo sentido.
O tom da voz também é importante. Só o altere se for extremamente necessário devido a um grande barulho, jamais o altere para repreender alguém.
Ao falar, fale sempre com o coração. Varie a tonalidade da voz para dar maior interesse ao que você fala. Seja um autêntico cristão.
Gestos
Alguns gestos podem levar os participantes a pensamentos errados. São gestos que entendemos significar uma determinada coisa, porém aqueles que nos assistem ou nos observam interpretam de maneira completamente diferente. Isto ocorre muito em atividades em que se utiliza a mímica como instrumento motivador, ou executor.
COMO APRESENTAR UMA ATIVIDADE
Quando for apresentar uma atividade, certifique-se de que o local, o material e o ambiente estão preparados para a atividade.
Ao explicar uma atividade, procure ser enfático nos pontos principais, não se prenda a regulamentos e entrelinhas pois a prática é a melhor escola.
Fale sempre variando o tom da voz e tente transmitir animação e desafio.
Não permita conversas paralelas durante a explicação. Reforce os pontos principais e sempre motive os participantes com uma palavra de coragem.
Jamais ria ou menospreze alguém, isto somente lhe trará aborrecimentos e desgaste.
Seja gentil com aqueles que demoram compreender. A paciência nestes casos é um dom divino.
Você quer ter sucesso em suas atividades? Então coloque em prática algumas regrinhas:
a) Para crianças: Seja criança, caia por terra literalmente, role com eles, abaixe-se ao falar com algumas delas e procure usar a sua imaginação também. Resumindo, seja de novo uma criança, mas não esqueça que você é um adulto.
b) Para adolescentes: Procure entrar na deles, mas delimite seu espaço, dite as regras e coloque-os para trabalhar Os desafios são ótimos recursos para conquistá-los. Converse com eles sempre. Dê atenção, faça com que se sintam os seres mais importantes do mundo.
c) Para adultos: Seja original, explore os conhecimentos e as habilidades físicas e mentais, não dê margem para os questionadores. Coloque regras simples e as cumpra severamente, faça brotar o senso de companheirismo e ludicidade de cada um. Seja o mais honesto, compreensivo e justo possível e jamais seja áspero sem necessidade. A cortesia e a gentileza fascinam os adultos.
d) Para idosos: Brinque com eles, faça-os relembrar as brincadeiras do passado. Atenção é fundamental e o desafio às habilidades já um pouco debilitadas os motiva. Seja sempre paciente e jamais use palavras de repreensão, sejam eles quem forem pois são mais velhos e lhes devemos respeito acima de tudo. O que eles sabem talvez levemos décadas para descobrir. Seja sempre um amigo verdadeiro.
Se você seguir sempre estes conselhos, suas atividades serão sempre uma benção.
DISCIPLINA
Apenas cumpra as regras de cada jogo ou atividade, isto é recreação e não desporto. Jamais coloque-se como um juiz ou ditador pois as pessoas estão ali para se recrearem e se alegrarem e não para ouvirem sermões ou broncas. Procure explicar muito bem cada regra, não é pecado facilitar ou afrouxar algumas delas para melhor desenvolvimento da atividade. Seja apenas o organizador e motivador.
NOTA: Se em algum caso acontecer de aparecerem {Inimigos exaltados, tome partido pela verdade e procure mostrá-la. Não permita que um mal comportamento reine em suas atividades, pois uma laranja podre pode contaminar uma caixa inteira, se for necessário extirpe-a. Deus é um Deus de ordem.
OBJETIVO
O programa recreativo pode ser:
1. Recreação simples: É um programa de atividades humorísticas de cunho puramente hilário. Neste tipo de recreação, você não deverá utilizar atividades de desafio físico, ou intelectual. Usará apenas o humor e trabalhará em um processo de descontração absoluta, que resultará em uma descarga de tensões, que será liberada através do riso dos participantes.
2. Recreação formativa: Define-se como uma recreação que tem o papel de ensinar algo prático e testar as capacidades e aptidões neuropsicomotoras. Esta forma de aplicação procura sempre deixar uma mensagem positiva e gravar no consciente dos participantes práticas que lhes serão úteis hoje, amanhã e sempre.
O fator destreza está intensamente ligado a este tipo de programa, e utilizará sempre, além da força física e agilidade, o intelecto dos participantes, que por sua vez testarão intrinsecamente.
3. Recreação mista: Como já citamos nos outros tipos, esta recreação funde em uma só todas as qualidades das outras recreações, tendo com isto o objetivo de recrear e ensinar.
NOTA: A maior preocupação é aplicar uma atividade que seja condizente com os princípios cristãos, e de ações positivas. Ore sempre antes de um programa, e pratique antecipadamente as atividades a serem desenvolvidas.
SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES
Os professores de educação física, na sua maioria, optam pelo seguinte esquema: sessão de educação física recreativa formativa. Este tipo de sessão possui na sua aplicação três fases. São elas:
1. Aquecimento: elevação dos batimentos cardíacos e preparação articular e muscular para atividades gerais ou segmentadas.
2. Principal: é a fase onde se estabilizará a freqüência cardíaca e se trabalhará a soma e o psique harmoniosamente, sem quebras no ritmo da atividade.
3. Volta à calma: em resumo, é a fase em que a freqüência cardio-respiratória retorna ao seu estado de origem. Obtém-se esta ação mediante atividades relaxantes, ou com pouquíssima movimentação.
Com toda a certeza, esta seqüência é a melhor e mais usada, porém isto não significa que seja uma lei que tenha que ser seguida à risca.
PROGRAMAÇÃO DO TEMPO
Uma sessão recreativa deve ter entre 40 a 60 minutos. Caso a programação prolongue-se por mais tempo, tende-se a diminuir o interesse dos participantes devido ao cansaço e em alguns casos à fadiga. O gostinho de quero mais é o melhor medidor de sucesso que existe, e no qual se pode confiar. Procure então, não satisfazer totalmente os participantes.
Não se esqueça, o melhor é começar com uma atividade calma, em seguida partir para uma atividade de altíssima intensidade. Coloque uma atividade de explosão muscular e conclua com uma atividade absolutamente calma.
O RECREADOR
APRESENTAÇÃO PESSOAL
Independente de onde, como, quando e com quem seja o programa, a apresentação pessoal do recreador deverá ser a mais adequada e correta, assumindo uma postura cristã impecável. Afinal, querendo ou não, ele é o centro das atenções, e como o centro das atenções, suas ações, expressões, vocabulário, aparência pessoal e vestuário, terá grande influência sobre os participantes.
Vestuário
As roupas do recreador não devem ser chamativas. Seu tênis deve sempre estar de acordo com o local e terreno. Ele jamais deverá ser motivo de comentários. Seu agasalho, calça, camiseta ou shorts não poderá ser justo do tipo agarrado. Em caso de roupa de banho, deve usar uma sunga de natação, ou maiô também de natação.
Aparência pessoal
A aparência pessoal, (barba, cabelo,unhas, bom hálito) é importantes para o êxito de um programa.
Um perfume discreto ou desodorante nunca fez mal a ninguém.
Vocabulário
O recreador não deve utilizar vocabulário de "baixa qualidade" para se comunicar com os adolescentes e jovens. Está aí uma valiosa oportunidade de ensinar a importância de uma comunicação verbal aprimorada.
Não use termos pejorativos ou de duplo sentido.
O tom da voz também é importante. Só o altere se for extremamente necessário devido a um grande barulho, jamais o altere para repreender alguém.
Ao falar, fale sempre com o coração. Varie a tonalidade da voz para dar maior interesse ao que você fala. Seja um autêntico cristão.
Gestos
Alguns gestos podem levar os participantes a pensamentos errados. São gestos que entendemos significar uma determinada coisa, porém aqueles que nos assistem ou nos observam interpretam de maneira completamente diferente. Isto ocorre muito em atividades em que se utiliza a mímica como instrumento motivador, ou executor.
COMO APRESENTAR UMA ATIVIDADE
Quando for apresentar uma atividade, certifique-se de que o local, o material e o ambiente estão preparados para a atividade.
Ao explicar uma atividade, procure ser enfático nos pontos principais, não se prenda a regulamentos e entrelinhas pois a prática é a melhor escola.
Fale sempre variando o tom da voz e tente transmitir animação e desafio.
Não permita conversas paralelas durante a explicação. Reforce os pontos principais e sempre motive os participantes com uma palavra de coragem.
Jamais ria ou menospreze alguém, isto somente lhe trará aborrecimentos e desgaste.
Seja gentil com aqueles que demoram compreender. A paciência nestes casos é um dom divino.
Você quer ter sucesso em suas atividades? Então coloque em prática algumas regrinhas:
a) Para crianças: Seja criança, caia por terra literalmente, role com eles, abaixe-se ao falar com algumas delas e procure usar a sua imaginação também. Resumindo, seja de novo uma criança, mas não esqueça que você é um adulto.
b) Para adolescentes: Procure entrar na deles, mas delimite seu espaço, dite as regras e coloque-os para trabalhar Os desafios são ótimos recursos para conquistá-los. Converse com eles sempre. Dê atenção, faça com que se sintam os seres mais importantes do mundo.
c) Para adultos: Seja original, explore os conhecimentos e as habilidades físicas e mentais, não dê margem para os questionadores. Coloque regras simples e as cumpra severamente, faça brotar o senso de companheirismo e ludicidade de cada um. Seja o mais honesto, compreensivo e justo possível e jamais seja áspero sem necessidade. A cortesia e a gentileza fascinam os adultos.
d) Para idosos: Brinque com eles, faça-os relembrar as brincadeiras do passado. Atenção é fundamental e o desafio às habilidades já um pouco debilitadas os motiva. Seja sempre paciente e jamais use palavras de repreensão, sejam eles quem forem pois são mais velhos e lhes devemos respeito acima de tudo. O que eles sabem talvez levemos décadas para descobrir. Seja sempre um amigo verdadeiro.
Se você seguir sempre estes conselhos, suas atividades serão sempre uma benção.
DISCIPLINA
Apenas cumpra as regras de cada jogo ou atividade, isto é recreação e não desporto. Jamais coloque-se como um juiz ou ditador pois as pessoas estão ali para se recrearem e se alegrarem e não para ouvirem sermões ou broncas. Procure explicar muito bem cada regra, não é pecado facilitar ou afrouxar algumas delas para melhor desenvolvimento da atividade. Seja apenas o organizador e motivador.
NOTA: Se em algum caso acontecer de aparecerem {Inimigos exaltados, tome partido pela verdade e procure mostrá-la. Não permita que um mal comportamento reine em suas atividades, pois uma laranja podre pode contaminar uma caixa inteira, se for necessário extirpe-a. Deus é um Deus de ordem.
Definição do que é recreação
A recreação é o meio da criança conhecer a realidade que a cerca, manipulando a realidade, explorando, criando e recriando, desenvolvendo e exercitando, tudo se torna uma tarefa de alegria. Mostrar de um outra forma de um outro ponto de vista uma realidade.
A atividade de recreação não pode ocorrer improvisada deve haver um planejamento para resultar em programação equilibrada.
Levar em consideração o nível atual de desenvolvimento das habilidades motoras ajuda o sucesso da atividade.
Há vários tipos de recreação que envolve grupos e equipes. Necessita elaboração -muitas vezes você pratica e não percebe que aprendeu algo ex.campori - brincadeiras estruturadas com objetivo de ensinar algo bíblico
Os jogos em grupo desenvolvem a consciência coletiva, procuram entre si escolher uma tática.
Objetivos da recreação: Relaxar, gastar energia, apreender algo, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhorar as relações entre pessoas. Motivar para uma atividade onde o lúdico (mostrar de uma outra forma a realidade, brincando toma o papel da realidade. Esta pôr sua vez deve conter regras claras e ter função educativa, antes de começar o jogo deve-se fazer uma narração minuciosa).
A finalidade é desenvolver no Desbravador o domínio de si, a disciplina, observação, reflexo e paciência e acrescentar a tudo: bons hábitos.
Diferença entre esporte e recreação
Esporte - Regras rígidas, punição, só alguns ganham. Exige resultados visíveis, possui premiação, sacrifício e dedicação.A atividade esportiva visa preparar a equipe para disputa, possui numero certo de pessoas participando e regras definidas.Deve ser empregada quando os recursos disponíveis, um lindo campo de futebol, bola, rede e equipe disposta a disputar.
Diferença entre recreação e divertimento
Divertimento o Resultado e conseqüência não e esperado, sem propósito definido, não ha ganho de qualidade ,não tem objetivo de acrescentar uma habilidade
Características principais das recreações
Todos participam, todos ficam felizes, não há ressentimento, o tempo e lugar são manipulados, existe criatividade, poucos recursos e muitos resultados.Existe uma aprendizagem, pois e uma aventura divertida cativante, que envolvem todos e permite fazer descoberta.
O que trabalha a recreação
As recreações desenvolvem habilidades para quem participa: trabalha o equilíbrio, agilidade, rapidez, atenção, lealdade, tato, confiança, velocidade, resistência física, coordenação, memória, controle, força, observação, reflexão, habilidade em situações difíceis. Desenvolver paciência ,acrescentar bons hábitos dividir ,convier com próximo ,sociabilizar
A finalidade é desenvolver no desbravador o domínio de si, a disciplina, observação, reflexo e paciência e acrescentar a tudo: bons hábitos.
A avaliação do desbravador é feita: pôr sua lealdade, força, obediência, bondade, iniciativa...
Aprender brincando é mais fácil do que aprender sentado. Os jogos podem ser divididos em: Jogo de salão, Jogo de memória, inteligência, energia (controle), equilíbrio, agilidade, força, resistência, orientação, competições, pioneiras, estudo da natureza, Concurso bíblico, jogos de primeiro socorros, noturnos,desafios tais como esquete Ex.O grupo discute como o cristão deve agir em relação a outro irmão para desenvolver uma amizade verdadeira.Depois de todos discutirem um do grupo relata em nome de todos.Exemplo de dinâmica ou jogos de equipe;
Em um curso de Treinamento em liderança –Aborda-se um Tema para ser discutido pergunta-se ao publico presente quais as característica que deve ter uma equipe de resgate para ter sucesso., As respostas vão exigir uma reflexão maior sobre o tema.
Outros tipos recreação geral, todos participam Entre unidades,jogos dentro da unidade, jogos que tem objetivo de relaxar , instruir, comunicar algo, melhorar as relações entre pessoas, recriar a realidade para manipula-la
Dinâmica de grupo-Tema espiritual como se deve agir um cristão em relação a outro irmão quando ele entra para a igreja, clube ou equipe.o grupo apresenta relatório depois de discutir 10 minutos,tem tempo para escrever 3 minutos e 5 minutos para relatar.
Gincana-objetiva a integração, grande numero de participantes, necessita de um bom visual, (bexiga coloridas) sem objetivo aparente.
Características principais das recreações Motivação criar disputa, ou objetivos não contra um grupo mas a favor do grupo
Premiação - Satisfação, pequenos lembretes balas, bombos, medalhas sem valor monetário alto
Característica do líder ou conselheiro.A atividade de recreação não pode ocorrer improvisada deve haver um planejamento para resultar em programação equilibrada.
O recreacionista de Levar em consideração o nível atual de desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, isto ajuda no sucesso da atividade.
O líder, conselheiro, capitão, deverá planejar: O objetivo a atingir, o inicia da atividade, meio, fim.
- Estar preparado para interagir: reagrupar, escolher parceiros nas atividades.
- Flexibilidade de programação, saber o momento de parar, corte no auge.
- Procurar com recursos físicos disponíveis, equipamentos e materiais.
- A segurança física das crianças e o ambiente apropriado
- O tempo necessário para o desenvolvimento da atividade.Deve estar atento a hora de mudar de recreação quando a que estas executando não esta atingindo o publicam alvo
- Criar variações na atividade para criar surpresa
O Conselheiro deve proporcionar a criança estratégias que visem a desafiar o raciocínio da criança para a descoberta e instrumentos necessários para ela descubra e sinta o prazer da conquista, invente, selecione, sintetize, seja um ser humano consciente e aprenda que a vida vem de Deus e dele dependemos para viver.
Planejar e humanizar
O líder da atividade deve saber que o mais importante e a alegria da criança ou do publico participante.Deve Interagir, integrar e prestando atenção para que ninguém fique de fora, observar para que todos participem direta ou indiretamente, em alguns momentos deve escolher parceiros para os integrantes quando eles possuem dificuldades,fazer junto a atividade quando necessário e facilitar a atividade
- - Precisa conhecer o perfil do seu publico, suas habilidades e numero de participantes o que cada um vai fazer, quem e o observador ou juiz.
- Recursos físicos disponíveis, equipamentos e materiais.Devera levar os objetos necessários,se possível devera ter um kit para cada brincadeira
- Preservar a segurança física das crianças e o ambiente apropriado, verificar o local a ser feita se este permite a atividade, tem espaço suficiente, tem, risco ou não, e área aberta, pode fazer barulho, tipo sujeira que e admissível, tipo terreno adequado.
- O tempo necessário para o desenvolvimento da programação
- Equipe de apoio para a Realização
- Os aspectos da interação entre líder/criança, criança/criança.
a) Dar liberdade para a criança escolher seus companheiros
b) Oportunidade das crianças dar seu toque pessoal no planejamento de atividades
c) Proporcionar a troca de papeis secundários e primários nas atividades
d) Evitar que a criança tímida ou pôr dificuldade pessoal não pratique o programa
e) Incentivar a cooperação e os comportamentos socialmente aceitos.
f) Propor as crianças situações e soluções reais, para que elas busquem soluções criativas.
- Comunicar claramente de forma reduzida, pois a criança entende melhor fazendo.
- Procurar repetir as atividades para que a criança aprenda - Orientar a criança para hábitos saudáveis, higiene, alimentação, vestuário, calçados e procurar desenvolver as atividades ao ar livre nos melhores horários e incentivando o uso da água natural.
- Na recreação o peso da responsabilidade e dividido com o grupo,a alegria e repartida,o sucesso e comemorado sempre em grupo
Conclusão A criança só se desenvolve se tiverem oportunidade de expressar o que sente e quando você ouve o seu sentimento isto para ela trabalhar com amor.A criança só sente ouvida quando você interage em um dialogo, respeitando o seu ritmo, gostam de fazer parte daquilo que esta acontecendo e fica feliz quando lhe são atribuídas responsabilidades, nunca se esqueça de olhar para os olhos delas mesmo que sejam muitas,,humor,espírito jovem,pronto a ouvir,voz calma,linguagem adequada, sinceridade,paciência e compreensão, motivação,limites estabelecidos são coisas que elas esperam de nos.
Exemplos atividades
6 CX de fósforo numero de participantes 6 A unidade que melhor apresentar a musica escravo de Jô,ganha um premio surpresa
Quem analisa e uma equipe concorrente que só pode realçar os pontos positivos,e proibido fazer critica,perde pontos quem fizer
Objetivo-Descobrir os lideres do grupo
Caca ao tesouro 5 bússola 5 caminhos alternativos
Antiqueimada um controlador do tempo,2 juizes 2 incentivador
Gincana - Bexigas cheia de água deve ser atirada para um goleiro que deve pegar para evitar o gol, inverte-se a equipe que atira defende.
|Olimpíada maluca basquete bexiga cheia dagua deve ser atirada na cesta alguém fica embaixo
Brincadeira com corda
Representar peca bom samaritano com linguagem de hoje
Casal com bexiga -aproximação amizade menina menino, com esta atividade você cria um motivo para conversa.Protege a bexiga amarrada no calcanhar.
Futebol de casais -somente mulher chuta mais não pode largar a mão,caso ocorra falta time adversário
Com uma corda de sizal Davi e Golias travam uma grande batalha
Dinâmica de grupo Quais as características que deve ter uma equipe,e o que ela deve fazer para ser eficiente éter sucesso
Resgate, Futebol, Equipe medica, Evangelista, Formula um, Clube de desbravadores.
Duas equipes colocam no papel o maior numero de qualidades, habilidades necessidades as outras podem acrescentar no final da prova.
Brincadeira de Roda
Da abóbora faz melão
Do melão faz melancia bis
Faz doce sinhá faz doce sinhá
Faz doce sinhá Maria bis
Quem quiser aprender tocar
Vamos na casa do Juquinha···bis
Ele pula ele roda
Ele faz requebradinha bis
Brincadeira de Roda la no pântano
Faz-se uma grande roda enquanto canta
Depois faz outra roda interna
Quando canta quariqui frente a frente pula e joga os pés
Enquanto a roda de fora anda a de dentro fica parada batendo palma
fonte:http://www.sentinelasdacolina.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=161&Itemid=85
fonte:http://www.sentinelasdacolina.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=161&Itemid=85