2

Projetos para sala de aula


                                                 PROJETOS PARA SALA DE AULA


Amigos e seguidores do blog EDUCAR É VIVER  no decorrer do ano de 2013 realizei vários tipos de projetos em sala de aula, e através do blog compartilharei os mesmos......

1º projeto: SEMÁFORO



   Este projeto pretende oferecer formais mais eficientes de lidar com a conversa em sala de aula, limitando as intervenções do professor e assim, diminuindo a repetição de pedir silêncio.
   Apenas mostrando a luz amarela e depois a luz vermelha para que a turma faça silêncio de maneira diferenciada.
Material: Caixa de sapato, papel vermelho, amarelo e verde.


2º projeto: Relógio

 A importância de utilizar um relógio em sala é grande, pois através o relógio podemos ensinar além do simples "ver as horas"
  Esse projeto fez com que os alunos tivessem mais controle do tempo deles, observando quanto tempo ainda faltava para recreio, recreação, hora do intervalo, saída, assim evitando as perguntas constantes de "Que horas são?".
Os alunos adoraram!!!

3º projeto: Produção de texto: "Pequenos Escritores"

 Esse projeto foi realizado para desenvolver a produção de texto dos alunos. Dentro dessa apostila produzida por mim possui atividades onde a primeira etapa os alunos fazem a reescritura de um texto lido pela professora; Em seguida eles criam o inicio do texto através das informações obtidas no texto( Texto com inicio aberto); Depois os alunos criaram o meio do texto utilizando as informações do texto ( Texto com meio aberto) e por último o final (Texto com final aberto) também tem  com o desfecho alternativo.
 Em cada etapa trabalhamos: parágrafo, ortografia, caligrafia, criatividade, etc.


4º projeto: Pote da felicidade e alegria  e Pote da tristeza, aborrecimento, preocupações,etc.

Nesse projeto os alunos colocam bilhetes, frases relacionados ao seu sentimento naquele dia no pote correspondente ao seu sentimento.
No pote da alegria ,felicidade, etc pode ser lido em voz alta pelo professor.
No pote da preocupação, aborrecimento, tristeza o professor ler em seguida conversa com o aluno a só fazendo com que o mesmo desabafe e o professor consiga entender o seu sentimento, assim a relação entre professor e aluno será maravilhosa e de confiança durante o ano.

5º projeto: Hoje eu estou?


Neste projeto os alunos ao chegarem na sala se dirigem ao painel e coloca sua plaquinha no "ABERTO" ou "FECHADO" de acordo como esteja se sentindo no dia. Ex: Se o aluno ou o professor(a) não está bem, está se sentindo mal, não quer papo, etc, sua plaquinha ficará no "FECHADO", assim ele viram a plaquinha.
 Desse jeito todos da sala saberá se aquela pessoa está bem para aprender e brincar ou não. Respeitando assim o bem estar de cada um.

0

Dinâmicas para o primeiro dia de aula

 Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, as aulas começarão mais cedo, por esse motivo  temos que começar a nos preparar.......


Para iniciar o ano letivo, podemos realizar algumas dinâmicas:

1º dinâmica: Tudo sobre mim.

O objetivo dessa dinâmica para primeiro dia de aulas é conhecer o estudante, promover o auto-conhecimento e conhecimento do outro além de promover o relacionamento interpessoal e a autoconfiança.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

a. O que eu mais gosto de fazer?
b. O que menos gosto de fazer?
c. Uma qualidade minha é:
d. Um defeito meu é:
e. Pretendo chegar a ser:

Procedimento: Cada participante receberá uma folha contendo o formulário.

Os estudantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

 Dicas:
Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 10
Número mínimo de pessoas: 2


2º dinâmica: O Comprimento

 O Objetivo dessa dinâmica para ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.

Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.

Material: Esta é uma brincadeira que basta usar o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma trena ou uma fita métrica.

Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.




3ª Dinâmica: Apresentação do professor(a) Quem sou ?



O principal objetivo dessa dinâmica de apresentação de professor é promover o aquecimento do grupo de alunos e também fazer a apresentação do professor de maneira diferenciada e original.
Materiais: Flip chart; caneta pilot, pode ser substituido por quadro negro e giz.
Procedimento: Escrever no flip chart informações que caracterizem o professor por exemplo: Silvia ...28 ...Nasci em... Tenho Mestrado em... Gosto de... leciono... etc.)

Cumprimentar os alunos e dizer que gostaria de dizer sobre si de forma diferente.
Pedir que a partir dos dados que colocar no flip chart eles formulem perguntas para o professor. Por exemplo: Você morou fora do Brasil? Você já deu aula antes?

Depois de esgotarem as perguntas, convidar os alunos a fazer a folha de apresentação e prosseguir da mesma forma.

Dicas: Questionar os participantes sobre:

Como foi utilizar esta forma de apresentação?
Como se sentiu durante a atividade?
Foi possível conhecer um pouco mais os colegas e o professor?
Tempo de aplicação: 20 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2


Fonte: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-para-primeiro-dia-de-aula-para-cursos-escolas-e-professores-dinpro.php

0

Feliz 2014





     Que neste ano de 2014 consigamos fazer a diferença na EDUCAÇÃO....

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra