É a área que trata dos princípios e métodos no ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais .
O pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação. Esse profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar educacionalmente os alunos. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou mentais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.
Conheça tudo sobre a profissão de Pedagogia
Saiba mais sobre o mercado de trabalho, salários, como é o curso e em quais áreas o profissional pode atuar
Melhorar a qualidade da educação. Eis a atividade que melhor sintetiza a função de uma pedagoga. Formar-se na área possibilita atuar na administração escolar, na coordenação pedagógica e, claro, dar aulas. "Se dá bem na área a profissional que gosta de crianças e, sobretudo, de acompanhar o desenvolvimento educacional de pessoas", diz a pedagoga Cristina Salvador.
As oportunidades
Boa parte das vagas está nas escolas, públicas ou particulares. Secretarias estaduais e municipais do país abrem com frequência concurso para contratar professores e coordenadores pedagógicos. O aumento do número de creches e jardins para a educação infantil também faz crescer o número de oportunidades. Até em hospitais você pode atuar: muitos têm salas de aula para que crianças internadas possam continuar estudando.
Muitos lugares para trabalhar
Docência no Ensino Fundamental e Educação Infantil: você dá aulas para anos de 1 aos 9 (a antiga 8ª série). Na educação infantil, ajuda a cuidar dos pequenos e introduz atividades pedagógicas para desenvolver o aprendizado deles.
Educação para Jovens e Adultos: coordena ou leciona para jovens e adultos que já passaram da idade escolar regular.
Educação Especial: você elabora material didático ou ministra aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
Gestão Escolar: pode ser diretora de escola (coordena as atividades do colégio, por exemplo) ou coordenadora pedagógica (que verifica a grade curricular de cursos e ajuda no planejamento de aulas).
Editoras: você pode trabalhar na elaboração de material didático para o ensino fundamental e livros infantis.
Pedagogia Empresarial: o profissional pode atuar em diversas organizações não governamentais e também em empresas, ministrando aulas, elaborando atividades e projetos educacionais.
Recursos Humanos: atua na organização de projetos e provas de recrutamento e seleção de candidatos, na realização de testes psicológicos e dinâmicas de grupo.
As oportunidades
Boa parte das vagas está nas escolas, públicas ou particulares. Secretarias estaduais e municipais do país abrem com frequência concurso para contratar professores e coordenadores pedagógicos. O aumento do número de creches e jardins para a educação infantil também faz crescer o número de oportunidades. Até em hospitais você pode atuar: muitos têm salas de aula para que crianças internadas possam continuar estudando.
Muitos lugares para trabalhar
Docência no Ensino Fundamental e Educação Infantil: você dá aulas para anos de 1 aos 9 (a antiga 8ª série). Na educação infantil, ajuda a cuidar dos pequenos e introduz atividades pedagógicas para desenvolver o aprendizado deles.
Educação para Jovens e Adultos: coordena ou leciona para jovens e adultos que já passaram da idade escolar regular.
Educação Especial: você elabora material didático ou ministra aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
Gestão Escolar: pode ser diretora de escola (coordena as atividades do colégio, por exemplo) ou coordenadora pedagógica (que verifica a grade curricular de cursos e ajuda no planejamento de aulas).
Editoras: você pode trabalhar na elaboração de material didático para o ensino fundamental e livros infantis.
Pedagogia Empresarial: o profissional pode atuar em diversas organizações não governamentais e também em empresas, ministrando aulas, elaborando atividades e projetos educacionais.
Recursos Humanos: atua na organização de projetos e provas de recrutamento e seleção de candidatos, na realização de testes psicológicos e dinâmicas de grupo.
Durante séculos e séculos, o problema educativo (a formação do caráter e da personalidade das pessoas) foi objeto de estudo e de meditação, sem que houvesse atribuído a este conjunto de conhecimentos, mais ou menos sistematizados qualquer designação específica.
Eram os filósofos que estudavam os problemas educativos.Porém, entre a realidade prática e a filosofia havia uma grande distância. Aos poucos, foram surgindo pessoas que começaram a se
relacionar diretamente com as questões práticas educativas,- os PEDAGOGOS.
Na Grécia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa, aquele que conduz a criança.
Com o tempo, o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma, num Preceptor (mestre encarregado da educação
no lar). Quando Roma (que era guerreira), conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidão, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos
que causavam muita admiração aos romanos.
Juvenal, em Roma, escreveu a respeito dos gregos atenienses:
Eles têm gênio galhofeiro, audácia pronta, linguagem fluente. Imaginais que seja um único indivíduo? Pois oculta, dentro de si, uma infinidade. É ao mesmo tempo gramático, geómetra, pintor, advinho, médico, mágico, sabe tudo quanto quer saber, compreende tudo quanto quer compreender”.
Diante desta multiplicidade de conhecimentos, os romanos entregaram a educação dos seus filhos a gregos, seus escravos, muitos dos quais eram sábios, filósofos, sofistas, oradores,
matemáticos, pintores, etc ... - Os PEDAGOGOS-ESCRAVOS.
Com o desaparecimento da escravatura, sob influência do Cristianismo, o Pedagogo-Escravo deixou de existir. Passaram, então, a receber o nome de PEDAGOGOS, os estudantes pobres, que aprendiam com os filósofos e se instalavam, nos castelos senhoriais e nos solares (morada de famílias nobres), servindo de preceptores (professores encarregados da educação das crianças no lar) dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam.Recebiam em paga, pequenas importâncias. Na maioria dos casos, ensinavam a troco de hospedagem, alimentação, luz e roupa lavada.
Com o tempo, e como a instrução era de difícil acesso, estes PEDAGOGOS-ESTUDANTES começaram - com autorização dos respectivos senhores - a reunir aos filhos do palácio onde trabalhavam, outras crianças de famílias conhecidas da redondeza. Assim surgiram as primeiras escolas particulares.
Nessa época, a palavra PEDAGOGO, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola.
Como estes Pedagogos passaram a se apresentar com ardoutoral de superioridade, o público passou a atribuir à palavra PEDAGOGO, durante muito tempo, o significado de pedante
(quem ostenta conhecimentos que na verdade não tem). Foi da palavra PEDAGOGO que derivou, o termo PEDAGOGIA, vocábulo que aparece para designar uma ciência e
uma arte que tinha raízes antiqüíssimas, quase tão velhas como a própria humanidade - a da educação das pessoas.
No século XVIII surge, pela primeira vez, no Dicionário daLíngua Francesa, o vocábulo PEDAGOGIA, como Ciência da Educação, que já se usava na linguagem corrente.
Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocábulo PEDAGOGIA se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissão de PEDAGOGO.
. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em PEDAGOGIA,a Ciência e a Arte da Educação.
. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em conduzir o comportamento das pessoas - e não apenas as crianças -para uma mudança de comportamento - aprendizagem - em
direção aos objetivos da Educação, o processo de formação
da personalidade humana equilibrada.
Eram os filósofos que estudavam os problemas educativos.Porém, entre a realidade prática e a filosofia havia uma grande distância. Aos poucos, foram surgindo pessoas que começaram a se
relacionar diretamente com as questões práticas educativas,- os PEDAGOGOS.
Na Grécia e em Roma, chamava-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa, aquele que conduz a criança.
Com o tempo, o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma, num Preceptor (mestre encarregado da educação
no lar). Quando Roma (que era guerreira), conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidão, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos
que causavam muita admiração aos romanos.
Juvenal, em Roma, escreveu a respeito dos gregos atenienses:
Eles têm gênio galhofeiro, audácia pronta, linguagem fluente. Imaginais que seja um único indivíduo? Pois oculta, dentro de si, uma infinidade. É ao mesmo tempo gramático, geómetra, pintor, advinho, médico, mágico, sabe tudo quanto quer saber, compreende tudo quanto quer compreender”.
Diante desta multiplicidade de conhecimentos, os romanos entregaram a educação dos seus filhos a gregos, seus escravos, muitos dos quais eram sábios, filósofos, sofistas, oradores,
matemáticos, pintores, etc ... - Os PEDAGOGOS-ESCRAVOS.
Com o desaparecimento da escravatura, sob influência do Cristianismo, o Pedagogo-Escravo deixou de existir. Passaram, então, a receber o nome de PEDAGOGOS, os estudantes pobres, que aprendiam com os filósofos e se instalavam, nos castelos senhoriais e nos solares (morada de famílias nobres), servindo de preceptores (professores encarregados da educação das crianças no lar) dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam.Recebiam em paga, pequenas importâncias. Na maioria dos casos, ensinavam a troco de hospedagem, alimentação, luz e roupa lavada.
Com o tempo, e como a instrução era de difícil acesso, estes PEDAGOGOS-ESTUDANTES começaram - com autorização dos respectivos senhores - a reunir aos filhos do palácio onde trabalhavam, outras crianças de famílias conhecidas da redondeza. Assim surgiram as primeiras escolas particulares.
Nessa época, a palavra PEDAGOGO, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola.
Como estes Pedagogos passaram a se apresentar com ardoutoral de superioridade, o público passou a atribuir à palavra PEDAGOGO, durante muito tempo, o significado de pedante
(quem ostenta conhecimentos que na verdade não tem). Foi da palavra PEDAGOGO que derivou, o termo PEDAGOGIA, vocábulo que aparece para designar uma ciência e
uma arte que tinha raízes antiqüíssimas, quase tão velhas como a própria humanidade - a da educação das pessoas.
No século XVIII surge, pela primeira vez, no Dicionário daLíngua Francesa, o vocábulo PEDAGOGIA, como Ciência da Educação, que já se usava na linguagem corrente.
Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocábulo PEDAGOGIA se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissão de PEDAGOGO.
. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em PEDAGOGIA,a Ciência e a Arte da Educação.
. Hoje o PEDAGOGO é o especialista em conduzir o comportamento das pessoas - e não apenas as crianças -para uma mudança de comportamento - aprendizagem - em
direção aos objetivos da Educação, o processo de formação
da personalidade humana equilibrada.
Referência bibliográfica
HOLTZ, Maria Luiza M. “Lições de pedagogia empresarial
”. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP.
”. MH Assessoria Empresarial Ltda., Sorocaba SP.