OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

6

RELATÓRIO INDIVIDUAL 2º ANO

Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, a pedido da Mara uma amiga 
e seguidora do nosso cantinho,  estou postando relatórios para 2º ano.
Ressalto que qualquer relatório pode ser adaptado de acordo com o nível e
 ano dos alunos.


MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO

RELATÓRIO INDIVIDUAL PARA O 2º  ANO – TURMA _______
Escola: _____________________________________________
Aluno:________________________________________Prof.:________________


LÍNGUA PORTUGUESA





LEGENDA:
A.E (atende as expectativas)
N.A.E. (não atende as expectativas)
A.P.E (atende parcialmente as expectativas)

DESCRIÇÃO
HABILIDADES
LEGENDA
APRECIAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
O ALUNO SE ATENTA A ESCUTA  DA LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR E/OU COLEGAS.

O ALUNO FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A TRAMA, PERSONAGENS E CENÁRIOS DAS HISTÓRIAS LIDAS PELO PROFESSOR

RECONTA  HISTÓRIAS OUVIDAS RECUPERANDO A LINGUAGEM ESCRITA UTILIZADA PELO AUTOR

NA LEITURA COMPARTILHADA E NA ANÁLISE DE TEXTO,  O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, SE APROPRIANDO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBSERVANDO OS RECURSOS LINGÜÍSTICOS UTILIZADOS PELO AUTOR, ETC

LEITURA
O ALUNO FAZ EMPRÉSTIMOS DE MATERIAIS DO ACERVO DE LEITURA ESPONTANEAMENTE

FAZ O AJUSTE DA FALA COM A ESCRITA DE TEXTOS QUE SE SABE DE MEMÓRIA

UTILIZA-SE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA BUSCAR RESPOSTAS EM ATIVIDADES COM BANCO DE PALAVRAS, LISTAS, CIRCULA PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR

LÊ COM AJUDA DO PROFESSOR, DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, DIFERENCIANDO SUAS CARACTERÍSTICAS

LÊ POR SI SÓ, TEXTOS CONHECIDOS: PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, QUADRINHOS, MANCHETES DE JORNAL,RÓTULOS, LISTAS, ETC

FAZ LEITURA COM AUTONOMIA

O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, COMPARTILHANDO SEUS PONTOS DE VISTA

O ALUNO COMPREENDE OS DIFERENTES PROPÓSITOS DE LEITURA: LER PARA ESTUDAR, LER PARA SE DIVERTIR, LER PARA PESQUISAR, LER PARA COMPARTILHAR, ETC

ESCRITA
RECONHECE, USA E RECITA AS LETRAS DO ALFABETO

UTILIZA A ORDEM ALFABÉTICA EM ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES SOCIAIS (AGENDA TELEFÔNICA, DICIONÁRIO, LISTA DE NOMES, ETC)

UTILIZA AS LETRAS MÓVEIS, JUSTIFICANDO PARA SI E PARA O OUTRO AS ESCOLHAS FEITAS, MESMO QUE AINDA NÃO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL

COMPREENDE O FUNCIONAMENTO ALFABÉTICO DO SISTEMA DE ESCRITA. ASSINALE SUA HIPÓTESE DE ESCRITA:
ALFABETIZADO                                   (    )
ALFABÉTICO                                        (    )
SILÁBICO-ALFABÉTICO                      (    )
SILÁBICO COM VALOR SONORO      (    )
SILÁBICO SEM VALOR SONORO       (    )
       PRÉ-SILÁBICO                                     (    )

ESCREVE TEXTOS QUE SABE DE MEMÓRIA (O TEXTO FALADO E NÃO A SUA FORMA ESCRITA), CONFORME SUA HIPÓTESE DE ESCRITA

FAZ REESCRITA DE PRÓPRIO PUNHO E/OU EM PARCERIA.

REESCREVE HISTÓRIAS DITANDO PARA O PROFESSOR OU COLEGA, HISTÓRIAS CONHECIDAS, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO TEXTO.

ESCRITA
PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA DE PRÓPRIO PUNHO

PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA NECESSITANDO DE ESCRIBA

PRODUZ TEXTOS DIFERENCIANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS

FAZ REVISÕES DE TEXTOS INDIVIDUALMENTE

FAZ REVISÕES DE TEXTOS MESMO QUE SEJA COLETIVAMENTE E/OU ORALMENTE

O ALUNO FAZ REFLEXÃO DA ORTOGRAFIA REGULAR E IRREGULAR

EM PRODUÇÕES ESCRITAS, O ALUNO FAZ USO DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO

NAS PRODUÇÕES ESCRITAS O ALUNO FAZ USO DA SEGMENTAÇÃO

ORALIDADE
O ALUNO PARTICIPA DE INTERCÂMBIO ORAL (RODA DE CONVERSA, RODA DE BIBLIOTECA, RODA DE CURIOSIDADE)

O ALUNO CONSEGUE INDICAR LIVROS LIDOS, COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM RODAS DE CONVERSAS

CONSEGUE ESPERAR SUA VEZ DE FALAR PERMANECENDO DENTRO DO ASSUNTO DA CONVERSA

CONSEGUE ELABORAR PERGUNTAS DENTRO DOS ASSUNTOS TRATADOS

ELABORA SUA FALA ADEQUANDO-A DIFERENTES INTERLOCUTORES



                          Relatório Individual 

De acordo com cada situação encaixe as informações e crie o relatório individual 
com precisão e seriedade.

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades. O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar 
de apresentar bastante lentidão. O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não
 consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender. 
Concentração e atenção às explicações em sala de aula: O aluno é participativo. O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção: O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o
 professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, 
pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem 
auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula: O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, 
acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para 
copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina: O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como
 na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa
 a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção
 é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em 
muitos momentos.
Quanto ao reforço: O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos
 pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as 
atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com 
facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura: O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos: O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora 
tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno:
falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido
 as número de faltas.
Em relação a seus materiais: organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis: - “necessitam” de atenção especial.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam
 das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra