Título do projeto: Brincando de mercadinho | |||||||||||||
Área(s) do Conhecimento: Língua Portuguesa e matemática | |||||||||||||
Tempo previsto: 3 semanas | Série: 1º ano do Ensino Fundamental | ||||||||||||
Justificativa: Segundo Vygotsky (1994), o lúdico influencia extremamente o desenvolvimento da criança. É através do uso de objetos, projetando situações, criando e recriando regras e procedimentos que a criança aprende a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança. Ao desenvolver a atividade lúdica a criança não só manipula objetos ou ferramentas, estabelece contato com outras crianças e se envolve afetivamente, ela também amplia seus significados. Trabalhar com a oralidade desenvolve as habilidades lingüísticas de falar e escutar, expressando o respeito pelo interlocutor, observando também a argumentação, de seu encadeamento e desenvolvimento de idéias, além de ser valioso instrumento interdisciplinar. Se as crianças forem encorajadas a se comunicar matematicamente com seus colegas ou com o professor elas terão oportunidade para explorar, organizar e conectar seus pensamentos, fazendo com que se apropriem de novos conhecimentos e diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto. Neste contexto considera-se que brincando a criança poderá desenvolver a oralidade matemática possibilitando a elas terem mais confiança em si mesmas, sentirem-se mais acolhidas e sem medo de se exporem publicamente | |||||||||||||
Conteúdos: Linguagem Oral Bilhete Listas Campo aditivo Sistema Monetário: Equivalência, sobrecontagem, memorização de alguns resultados, cálculo do troco Classificação de alguns objetos, quantidades, seqüencia e resolução de problemas Relatórios: oral e por escrito. | |||||||||||||
Materiais necessários: Embalagens vazias; Calculadora; Material para anotação Cédulas e moedas fantasia Folhetos de ofertas dos supermercados · | |||||||||||||
Bibliografia: Orientações Curriculares do Estado de São Paulo – Ensino Fundamental de Nove Anos: Língua Portuguesa. Material elaborado pela oficina pedagógica – Equipe do ciclo 1 matemática- Helena e Inês - Diretoria de Ensino – Revista Nova Escola ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:
O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO FINAL DO PROJETO: v Expressar e justificar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e pensamentos. v Respeitar as diferenças e a diversidade de opiniões. v Comunicar-se no cotidiano. v Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor. v Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa, respeitando opiniões. v Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas, de acordo com suas hipóteses. v Refletir acerca das regularidades do sistema monetário. v Saber ouvir as explicações de seus colegas, respeitando as diferentes soluções encontradas. v Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultado e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre elas e diferentes representações matemáticas. |
Fonte: do Blog Jardim Encantado da prof. Carminha http://jardimencantadodaeducacao.blogspot.com/2011/10/projeto-supermercado.html?showComment=1321385557770#c4409377067318859760