OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

1

Projeto supermercado



Título do projeto:  Brincando de mercadinho
Área(s) do Conhecimento:  Língua Portuguesa e matemática
Tempo previsto: 3  semanas
Série: 1º ano do Ensino Fundamental


Justificativa:
Segundo Vygotsky (1994), o lúdico influencia extremamente o desenvolvimento da criança. 
É através do uso de objetos, projetando situações, criando e recriando regras
 e  procedimentos que a criança aprende a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança.
Ao desenvolver a atividade lúdica a criança não só manipula objetos ou 
ferramentas, estabelece contato com outras crianças e se envolve afetivamente, ela
 também amplia seus significados.
Trabalhar com a oralidade desenvolve as habilidades lingüísticas de falar e 
escutar, expressando o respeito pelo interlocutor, observando  também a 
argumentação, de seu encadeamento e desenvolvimento de idéias, além de
 ser valioso instrumento interdisciplinar.
Se as crianças forem encorajadas a se comunicar matematicamente com seus 
colegas ou com o professor elas terão oportunidade para explorar, organizar e 
conectar seus pensamentos, fazendo com que se apropriem de novos 
conhecimentos e diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.
Neste contexto considera-se que brincando a criança poderá desenvolver a 
 oralidade matemática possibilitando a elas terem mais confiança em si mesmas, 
sentirem-se mais acolhidas e sem medo de se exporem publicamente


Conteúdos:
Linguagem Oral
Bilhete
Listas
Campo aditivo
Sistema Monetário: Equivalência, sobrecontagem, memorização de alguns resultados, 
cálculo do troco
Classificação de alguns objetos, quantidades, seqüencia e resolução de problemas
Relatórios: oral e por escrito.

Materiais necessários:
Embalagens vazias;
Calculadora;
Material para anotação
Cédulas e moedas fantasia
Folhetos de ofertas dos supermercados
·
Bibliografia:
Orientações Curriculares do Estado de São Paulo – Ensino Fundamental de Nove Anos:
Língua Portuguesa.
Material elaborado pela oficina pedagógica – Equipe do ciclo 1 matemática- Helena 
e Inês - Diretoria de Ensino – 
Revista Nova Escola

ETAPAS PREVISTAS DE ATIVIDADES:

1.Confecção de bilhete coletivo aos pais solicitando o envio de embalagens;

2.Realização de coleta de embalagens vazias, trazidas pelos alunos;

3. Discutir a organização e disposição de produtos em um supermercado;

4.Organizar e separar  as embalagens em caixas ou prateleiras;

5.elaboração das etiquetas nas diferentes seções existentes no supermercado ,
 podendo pesquisar nos folhetos (Atividade de Leitura e Escrita); Fazer listas de 
compras

6.Levantamento dos preços (estimativas e aproximações); Organizar tabelas de 
preços.

7.Etiquetar os produtos com os preços;


8.Definição dos papeis (Caixa e  compradores) ;

9. Distribuir cédulas e moedas variadas para a compra e para os caixas;

10.Dia da brincadeira com simulação de compra e venda com dinheiro simbólico, 
realizando as operações matemáticas das compras;

11.Socialização dos resultados da brincadeira, comentários e relato oral do que 
aprendeu com a brincadeira.

Produto final:
Dia da brincadeira com relatório  oral e posteriormente escrito.



O QUE A PROFESSORA QUER QUE AS CRIANÇAS APRENDAM AO 
FINAL DO PROJETO:
v     Expressar e justificar oralmente seus desejos, sentimentos, idéias e
 pensamentos.
v     Respeitar as diferenças e a diversidade de opiniões.
v     Comunicar-se no cotidiano.
v     Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio 
de recursos e/ou do professor.
v     Escutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa, 
respeitando opiniões.
v     Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas, de
 acordo com suas hipóteses.
v     Refletir acerca das regularidades do sistema monetário.
v     Saber ouvir as explicações de seus colegas, respeitando as 
diferentes soluções encontradas.
v     Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar 
e apresentar resultado e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso 
da linguagem oral e estabelecendo relações entre elas  e diferentes 
representações matemáticas.


Fonte:  do Blog Jardim Encantado  da prof. Carminha http://jardimencantadodaeducacao.blogspot.com/2011/10/projeto-supermercado.html?showComment=1321385557770#c4409377067318859760

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra