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Atividades de motricidade a partir de 2 anos

         Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, a pedido de uma amiga estou postando esse material para facilitar o trabalho dos amigos professores.
                 Postei para os profissionais que gostam de utilizar material impresso para coordenação algumas atividades. Mas também podemos trabalhar de outras maneiras a motricidade de nossos pequeninos.


           Psicomotricidade

Equilibração Dinâmica
, que se dá em locomoção ou quando é necessário mudar de posição como: andar, correr, saltar, equitação etc. Exige uma reorganização muscular quase constante.

Equilibração Estática
, se dá quando precisamos manter uma postura parada, como por exemplo parar estando sentado em cima da bicicleta. Esta é bem mais difícil do que a dinâmica.Exige uma respiração tranquila e concentração em um ponto.Um equilíbrio correto é a base de toda a coordenação dinâmica geral. Quanto mais defeituoso é o equilíbrio, mais energia e atenção escapa em detrimento de outras atividades. Um equilíbrio correto constitui a base fundamental de toda ação diferenciada dos membros superiores de tal forma que quando a criança se sente desequilibrada não pode liberar seus braços nem suas mãos dos quais precisa para todo tipo de aprendizagem.Quase todas as crianças que apresentam dificuldades em seu equilíbrio, são crianças tímidas, retraídas e excessivamente dependentes; talvez pelos inúmeros fracassos vividos em ocasiões que necessitou correr, saltar, subir, etc.


Coordenação Motora ou Praxia Global

São uma série de funções que se unem para a representação de atividades globais e mais amplas. É a atuação conjunta, harmônica e econômica do sistema nervoso central dos músculos,nervos e sentidos, na execução de um movimento.A expressão corporal é uma manifestação natural e espontânea, onde a criatividade tem significado especial.A coordenação motora, como era denominada inicialmente, recebe hoje a denominação de Praxia Global. O motivo é que observou-se que a praxia não é somente a execução de um ato motor, é muito mais do que apenas isto, é uma série de funções que se unem para a representação de atividades mais globais e mais amplas. Como exemplo podemos citar a atividade motora do animal como sendo diferente do fazer práxico do homem. O fazer práxico do homem é uma ação carregada de relações culturais, afetivas, simbólicas, psicológicas etc. Tanto o animal quanto o ser humano constroem sua casa, porém, enquanto o animal o faz pelo instinto de sobrevivência,o homem dá um significado a esta casa.Existem diferentes tipos de funções práxicas, ou seja, as ações podem ser:

Global
É a ação que podemos observar nas crianças pequenas, é o brincar simplesmente para atender o caráter lúdico. A criança pequena executa movimentos para explorar o mundo, sem ter consciência desses movimentos. Aproximadamente até os 6 anos de idade atende às ações solicitadas pelo meio.

Analítica
É quando a criança começa a analisar e interpretar os movimentos que faz espontaneamente ou atendendo a comandos simples. Se dá aproximadamente aos 7 ou 8 anos deidade.

Sintética
É quando a criança já consegue coordenar um conjunto global dos movimentos.Aproximadamente aos 10 anos de idade.

Segundo Vitor da Fonseca (1995), a Praxia Global é composta por quatro subfatores:

Coordenação oculomanual
– São movimentos manuais associados com a visão. Neste tipo decoordenação requer noção de distância e precisão do lançamento. Como exemplo podemos pedir que a criança jogue uma bola ao cesto.


Coordenação oculopedal
– Diz respeito a coordenação dos pés com a visão. Podemos pedir acriança que chute uma bola num lugar preciso.

 Dismetria
 – É a inadaptação visoespacial e visocinestésica dos movimentos frente a umadeterminada distância para atingir um alvo. Observando as duas subtarefas anteriores podemosdetectar se a criança tem dismetria, em caso afirmativo ela não conseguirá atingir os alvos propostos.

Dissociação – 
Refere-se a independência motora de vários segmentos corporais em função de um fim. É a independência bilateral dos membros inferiores e superiores, ou ainda das quatro extremidades em relação ao tronco. Ou seja, é a capacidade de movimentar diferentes partes do corpo de formas diferentes, o que gera a capacidade de planificar e generalizar motoramente. Por exemplo, num jogo de basquete o atleta precisa usar uma das mãos para bater a bola de uma forma, as pernas para se deslocar no espaço e em determinado momento fazer outro tipo demovimento para arremessar a bola ao cesto. Todos esses movimentos precisam ser feitos simultaneamente, se o indivíduo não tiver a capacidade de dissociar não conseguirá executar os movimentos necessários para jogar basquete com sucesso.O professor de educação física é muito importante nessa fase do desenvolvimento devendo estar atento às demandas da criança. Ao propor atividades de coordenação psicomotora,ele deve estar atento a alguns pontos:1 - Propiciar à criança objetivos precisos e sem dúvidas;2 - Demonstrar o exercício para que a criança possa ter uma visão geral da tarefa;3 - Elevar gradativamente os critérios de desempenho;4 - Dar explicações claras antes da criança iniciar a prática;5 - No início da aprendizagem dar orientações breves para minimizar as possíveis falhas;6 - Elogiar sempre o que a criança tentar executar.

Praxia Fina

A mão humana é a anatomicamente e encefalicamente o órgão da praxia fina. Dois quartos do córtex cerebral é relativo à mão. Na perda de suas funções o organismo se estrutura para buscar a praxia fina em outro órgão.A mão possui uma enorme potencialidade motora, a de prensibilidade  de oponibilidade,de convergência, de divergência etc.Segundo Vitor da Fonseca (1995), são subfatores da Praxia Fina:

Coordenação dinâmica manual
, é a responsável pela destralidade bimanual e agilidade digital, como exemplo podemos citar o fazer pulseiras com clips ou com contas etc



         Atividades de motricidade

   Para trabalharmos as forças nos dedos, podemos utilizar a brincadeira de acertar o alvo com o pregador.

                                        


   Também uma atividade muito interessante é utilizar os exercícios de perfuração na placa de isopor ajuda na força dos dedos.


                                          


  Martelinho e pregos de brinquedos também auxiliam na força dos dedos.


                                 



   Pode ser utilizado lápis com 'porquinhas" que servirão de pesinhos para diminuir os tremores na escrita. Treino viso-motor.

                           


 Luva com "pesinhos" para diminuir os tremores na escrita.crianças que precisam de um tipo de estímulo sensorial que chamamos de proprioceptivo, ou seja, eles precisam do “pesinho” do lápis para ajudar na função da escrita.


                                                



 Caixa de arroz pode ser utilizada para atividades motoras. Muito interessante!!


                                 

fonte: https://www.facebook.com/silvana.psicopedagoga
   
 Atividades Impressas de coordenação






































































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