Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, a pedido de uma amiga estou postando esse material para facilitar o trabalho dos amigos professores.
Postei para os profissionais que gostam de utilizar material impresso para coordenação algumas atividades. Mas também podemos trabalhar de outras maneiras a motricidade de nossos pequeninos.
Psicomotricidade
Equilibração
Dinâmica
,
que se dá em locomoção ou quando é necessário mudar de posição como: andar,
correr, saltar, equitação etc. Exige uma reorganização muscular quase constante.
Equilibração
Estática
, se
dá quando precisamos manter uma postura parada, como por exemplo parar
estando sentado em cima da bicicleta. Esta é bem mais difícil do que a
dinâmica.Exige uma respiração tranquila e concentração em um ponto.Um
equilíbrio correto é a base de toda a coordenação dinâmica geral. Quanto
mais defeituoso é o equilíbrio, mais energia e atenção escapa em detrimento de
outras atividades. Um equilíbrio correto constitui a base fundamental de toda
ação diferenciada dos membros superiores de tal forma que quando a criança se
sente desequilibrada não pode liberar seus braços nem suas mãos dos quais
precisa para todo tipo de aprendizagem.Quase todas as crianças que apresentam
dificuldades em seu equilíbrio, são crianças tímidas, retraídas e excessivamente
dependentes; talvez pelos inúmeros fracassos vividos em ocasiões que necessitou
correr, saltar, subir, etc.
Coordenação
Motora ou Praxia Global
São
uma série de funções que se unem para a representação de atividades globais e
mais amplas. É a atuação conjunta, harmônica e econômica do sistema nervoso
central dos músculos,nervos e sentidos, na execução de um movimento.A expressão
corporal é uma manifestação natural e espontânea, onde a criatividade
tem significado especial.A coordenação motora, como era denominada inicialmente,
recebe hoje a denominação de Praxia Global. O motivo é que observou-se que a
praxia não é somente a execução de um ato motor, é muito mais do que apenas
isto, é uma série de funções que se unem para a representação de atividades mais
globais e mais amplas. Como exemplo podemos citar a atividade motora do animal
como sendo diferente do fazer práxico do homem. O fazer práxico do homem é uma
ação carregada de relações culturais, afetivas, simbólicas, psicológicas etc. Tanto
o animal quanto o ser humano constroem sua casa, porém, enquanto o animal o faz
pelo instinto de sobrevivência,o homem dá um significado a esta casa.Existem
diferentes tipos
de funções práxicas, ou
seja, as ações podem ser:
Global
É a
ação que podemos observar nas crianças pequenas, é o brincar simplesmente
para atender o caráter lúdico. A criança pequena executa movimentos para
explorar o mundo, sem ter consciência desses movimentos. Aproximadamente
até os 6 anos de idade atende às ações solicitadas pelo meio.
Analítica
É
quando a criança começa a analisar e interpretar os movimentos que
faz espontaneamente ou atendendo a comandos simples. Se dá aproximadamente aos 7
ou 8 anos deidade.
Sintética
É
quando a criança já consegue coordenar um conjunto global dos
movimentos.Aproximadamente aos 10 anos de idade.
Segundo
Vitor da Fonseca (1995), a Praxia Global é composta por quatro subfatores:
Coordenação
oculomanual
–
São movimentos manuais associados com a visão. Neste tipo decoordenação requer
noção de distância e precisão do lançamento. Como exemplo podemos
pedir que a criança jogue uma bola ao cesto.
Coordenação
oculopedal
–
Diz respeito a coordenação dos pés com a visão. Podemos pedir acriança que
chute uma bola num lugar preciso.
Dismetria
–
É a inadaptação visoespacial e visocinestésica dos movimentos frente a
umadeterminada distância para atingir um alvo. Observando as duas subtarefas
anteriores podemosdetectar se a criança tem dismetria, em caso afirmativo ela
não conseguirá atingir os alvos propostos.
Dissociação
–
Refere-se
a independência motora de vários segmentos corporais em função de um fim. É a
independência bilateral dos membros inferiores e superiores, ou ainda das
quatro extremidades em relação ao tronco. Ou seja, é a capacidade de movimentar
diferentes partes do corpo de formas diferentes, o que gera a capacidade de
planificar e generalizar motoramente. Por exemplo, num jogo de basquete o
atleta precisa usar uma das mãos para bater a bola de uma forma, as pernas para
se deslocar no espaço e em determinado momento fazer outro tipo demovimento
para arremessar a bola ao cesto. Todos esses movimentos precisam ser
feitos simultaneamente, se o indivíduo não tiver a capacidade de dissociar não
conseguirá executar os movimentos necessários para jogar basquete com sucesso.O
professor de educação física é muito importante nessa fase do
desenvolvimento devendo estar atento às demandas da criança. Ao propor
atividades de coordenação psicomotora,ele deve estar atento a alguns pontos:1 - Propiciar à criança objetivos precisos e sem dúvidas;2 - Demonstrar o
exercício para que a criança possa ter uma visão geral da
tarefa;3 - Elevar gradativamente os critérios de desempenho;4 - Dar explicações claras antes da
criança iniciar a prática;5 - No início da
aprendizagem dar orientações breves para minimizar as
possíveis falhas;6 - Elogiar sempre o que a criança tentar executar.
Praxia
Fina
A
mão humana é a anatomicamente e encefalicamente o órgão da praxia fina.
Dois quartos do córtex cerebral é relativo à mão. Na perda de suas funções o
organismo se estrutura para buscar a praxia fina em outro órgão.A mão
possui uma enorme potencialidade motora, a de prensibilidade de
oponibilidade,de convergência, de divergência etc.Segundo Vitor da Fonseca
(1995), são subfatores da Praxia Fina:
Coordenação
dinâmica manual
, é
a responsável pela destralidade bimanual e agilidade digital, como exemplo podemos
citar o fazer pulseiras com clips ou com contas etc
Atividades de motricidade
Para trabalharmos as forças nos dedos, podemos utilizar a brincadeira de acertar o alvo com o pregador.
Também uma atividade muito interessante é utilizar os exercícios de perfuração na placa de isopor ajuda na força dos dedos.
Martelinho e pregos de brinquedos também auxiliam na força dos dedos.
Pode ser utilizado lápis com 'porquinhas" que servirão de pesinhos para diminuir os tremores na escrita. Treino viso-motor.
Luva com "pesinhos" para diminuir os tremores na escrita.crianças que precisam de um tipo de estímulo sensorial que chamamos de proprioceptivo, ou seja, eles precisam do “pesinho” do lápis para ajudar na função da escrita.
Caixa de arroz pode ser utilizada para atividades motoras. Muito interessante!!
fonte: https://www.facebook.com/silvana.psicopedagoga
fonte:
8 comentários:
Gostei das dicas de atividades!!!
Parabéns!!!
Olá minha querida amiga, estou mais uma vez com meu recadinho pronto, essa semana fiquei praticamente sem net, estava com uma ruim, troquei piorou, não sei mais o que fazer, interior tem dessas coisas!!
Passei para desejar muita paz e amor na tua vida, parabéns pelo blog, cada vez com mais novidades, sucesso!! Um autor desconhecido escreveu lindamente sobre o amigo:
Força da Amizade
"A força da nossa amizade vence todas as diferenças... Aliás... para que diferenças se somos amigos? Quando erramos... nos perdoamos e esquecemos Se temos defeitos... não nos importamos... Trocamos segredos... e respeitamos as divergências... Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo... Nos amparamos...nos defendemos... sem pedir... fazemos porque nos sentimos felizes em fazer... Nos reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos. Nos mostramos amigos de verdade, quando dizemos o que temos a dizer... Nos aceitamos , sem querer mudanças... Estamos sempre presente, não só nos momentos de alegria, compartilhando prazeres, mas principalmente nos momentos mais difíceis..."
O amizade é um sentimento nobre e esse mundo virtual fortalece grandes amizades e isto é muito bom para um mundo onde as pessoas não tem mais tempo para o outro. Abraçoss, fica com Deus.
Olá Boa noite! Entrei para conhecer teu blog e amei, parabéns pelo bom gosto das suas postagens. Incentivada por minha mana Professora Lourdes Duarte e apaixonada pelo mundo virtual, criei um blog esta semana e estou amando. Já estou seguindo o seu parabéns belas postagens! Convido você a conhecer o meu se gostar participe. Bjuss uma linda noite, fica na paz de Deus.
Dilene Gomes- **Na vida Tudo tem um sentido **http://dilenegomes.blogspot.com.br/
Para o mundo, vc pode ser mais uma pessoa, mas para uma pessoa vc pode ser o mundo dele.
Tenha uma semana abençoada, filha do Senhor.
Bju
Toninha
Olá Multiplicadora Viviane, parabéns pelo texto.
Educador, recebi o "Prêmio Dardos" e estou oferecendo-o a você. Sinta-se à vontade para aceitá-lo ou não.
O seu blog está entre os agraciados por oferecer aos leitores rico conteúdo educacional.
O prêmio está neste link:
http://www.marquecomx.com.br/2012/10/premio-dardos-quem-criou-o-premio-dardos.html
Abraços, fiquemos na Paz de Deus até breve.
Irivan
Obrigado por este destacamento, foi bastante útil e disse um monte
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis commander
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis commander
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquisto cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis
Mais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1
Veja também:
Atividades coordenação motora
Atividades coordenação motora vogais
Atividades coordenação motora maternal
Atividades coordenação alfabeto maiusculo
Atividades coordenação alfabeto minusculo
Postar um comentário