DE ONDEM SURGIRAM AS NOTAS MUSICAIS?
As notas musicais são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si ou C, D, E, F, G, A, B.
Tiveram a sua origem do Hino à São João Batista:
Ut queant laxit
Ressonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solvi polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Antes eram utilizadas as letras do alfabeto para denominar as notas musicais,
à partir do século XVII houve a mudança de ut para dó, poderia ser uma
abreviação de dominus, significa Senhor.
Brincadeiras para trabalhar a percepção
Caixinha surpresa
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos
sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a
caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda,
aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar
o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a
caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda,
aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar
o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Telefone
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um obejto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de
costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando
a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá
"Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando
a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá
"Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Mais sobre exploração de timbre
Em roda, cada criança terá um instrumento (produzido em aula ou não)
e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal
do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança
de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento
foi tocado.
e uma criança no meio da roda de olhos vendados. Ao sinal
do orientador, um instrumentista da roda toca seu instrumento. A criança
de olhos vendados deverá indicar de onde vem o som e que instrumento
foi tocado.
Sons do cotidiano
Sons do cotidiano - Paisagem sonora
Descrever os sons possíveis em uma cena como esta faz pensar as
tantas possibilidades sonoras que encontramos no meio. Que sons
ouvimos em casa, na escola, em um parque, em uma festa de
aniversário e qual a importância desses sons. Podemos imaginar
uma situação cotidiana somente ouvindo seus sons característicos.
tantas possibilidades sonoras que encontramos no meio. Que sons
ouvimos em casa, na escola, em um parque, em uma festa de
aniversário e qual a importância desses sons. Podemos imaginar
uma situação cotidiana somente ouvindo seus sons característicos.
É sempre divertido brincar com esses sons, inventar histórias e
lugares alguns que só existem na nossa imaginação.
lugares alguns que só existem na nossa imaginação.
Construa uma história com a turma e depois conte usando
somente o resultado sonoro. Também podemos construir uma
"partitura" com gráficos feitos pelos próprios alunos.
somente o resultado sonoro. Também podemos construir uma
"partitura" com gráficos feitos pelos próprios alunos.
Notas musicais
som, mas a ideia de uma montanha russa é muito importante para que os alunos
entendessem a noção de altura (graves e agudos). Pode utilizar essa ideia em todas
as series/anos.
Fonte: "flauta doce", Nereide S. Santa Rosa - ed. scipione
Esse material trata-se de um jogo rítmico que podemos
usar antes de introduzir as figuras musicais, como a colcheia e a semínima.
Para completar...
Atenção pra não dar a ideia de "tons" vizinhos (o que é outra história).
Essa é uma atividade para relacionar a ordem das notas musicais,
com mesmo principio da ordem numerica.
Minha Canção
Composição: Sergio Bardotti / L. Enriquez Bacalov / Chico Buarque
Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Lavra a melodia
Singelamente
Dolorosamente
Doce a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço
Faz-se a certeza
Minha cançao
Réstia de luz onde
Dorme o meu irmão
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão
Soletra um verso
Lavra a melodia
Singelamente
Dolorosamente
Doce a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço
Faz-se a certeza
Minha cançao
Réstia de luz onde
Dorme o meu irmão
JOGOS RÍTMICOS
Esse material trata-se de um jogo rítmico que podemos
usar antes de introduzir as figuras musicais, como a colcheia e a semínima.
Pode ser usado nas aulas de piano. Imprimir os desenhos em uma folha mais grossa,
recortar e plastificar, para ficarem como cartões.
recortar e plastificar, para ficarem como cartões.
A cartela com um grupo de 2 desenhos pequenos é a representação de duas
colcheias.
colcheias.
A cartela com apenas 1 desenho é a representação de uma semínima.
Pedir para a criança escolher um grupo de desenhos e depois ensinar a solfejar.
Por exemplo: Se a criança escolher o grupo das estrelas, explicar que a cartela
com 2 estrelas pequenas teremos que tocar 2 vezes e um pouco mais rápido e a
cartela com a estrela maior teremos que tocar 1 vez.
com 2 estrelas pequenas teremos que tocar 2 vezes e um pouco mais rápido e a
cartela com a estrela maior teremos que tocar 1 vez.
Depois, montar uma sequência para que ela toque, e após conseguir ,
vamos mudando de grupos de desenho.
vamos mudando de grupos de desenho.
Para alunos de classe, basta fazer um grupo para cada um e pedir para que
batam palmas, no ritmo correto.
batam palmas, no ritmo correto.
Quando a criança já estiver habituada ao rítmo, podemos passar
para as figuras,com as atividades da mesma forma.
O que difere é que, para as menores, os desenhos chamam mais atenção do que
as 'bolinhas pretas'.
as 'bolinhas pretas'.
Jogo da memória com notas
Desenhos para pintar
Música "SOPA" da Palavra Cantada para a criançada.
Eles amam essa música. Assista o vídeo também, para quem
não conhece, vale a pena!
Fonte: Blog http://mirexmusica.blogspot.com