Amigos e seguidores do blog EDUCAR É VIVER, estamos nos aproximando do fim do semestre,
por esse motivo postarei ideias de como elaborar um relatório individual para os alunos,pois sabemos que cada um possui seu estilo.Espero que ajude a todos!!
Comportamento social
- Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
- Realiza suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do grupo...);
- Como soluciona conflitos (com autonomia, com insegurança...);
- Demonstra atitudes críticas diante de momentos conflitantes;
- Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas;
- Coopera com colegas e professora;
- Apresenta cuidado com seus objetos pessoais;
- Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
- Participa da roda da conversa;
Movimento
- Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora.
- Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
- Valoriza suas conquistas corporais.
- Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
- Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
- Caminha sobre uma linha sem cair.
- É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.
Matemática
- Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.
- Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho.
- Identifica os números.
- Separa objetos de acordo com o numeral em destaque.
- Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado.
- Interpreta o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora.
- Consegue montar quebra-cabeças pequenos/grandes.
- Identifica conjunto como um agrupamento de elementos.
- Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio.
- Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação.
- Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares.
Linguagem oral e escrita
- Aprecia ouvir histórias.
- Está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e escrita;
- Interpreta o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha (fotografia/embalagem);
- Não faz relação entre o que fala e escreve;
- Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
- Relata acontecimentos com riqueza de detalhes.
- Identifica o seu nome.
- Identifica o nome dos colegas.
- Reconhece as letras do alfabeto.
- Identifica as vogais.
- Consegue formar algumas sílabas, construindo palavras.
Artes plásticas e cênicas
- Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
- Gosta de desenhar;
- Interessa-se por diversos recursos artísticos;
- Manuseia a massa de modelar com interesse;
- Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
- Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.