11

ATIVIDADES LÚDICAS


Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.
Sumariamente teríamos as seguintes caracteristicas sobre elas: - são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas; - são atividades que não visam a competição como objetivo principal, e mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa; - existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.
No contexto da Educação Física, as atividades lúdicas consistem em [exercícios] físicos sadios e intensos. Os professores consideram que tais atividades propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outras coisas a auto-estima e a segurança (1)
Na Educação Infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no apredizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.
OBSTÁCULOS COM GARRAFAS


IDADE = 3 a 6 anos

MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.



ATIVIDADE


O professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de Coca-Cola, juntos encherão a garrafa de àgua, colocarão anelina e glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é fazer de obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora acompanhados.




OBJETIVOS:


- Integrar o grupo;


- Percepção visual;


- Observação;


- Atenção;


- Coordenação motora ampla;


- Orientação espacial.


OLHO MÁGICO




IDADE = A partir dos 3 anos




MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.



ATIVIDADE


A professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.




OBJETIVOS:


- Percepção visual;


- Coordenação visual e manual;


- Destreza manual;


- Observação;


- Imaginação;


- Fazer comparações;


- Reconhecimento de formas.

QUEM É O FANTASMA?



IDADE = A partir dos 3 anos


MATERIAL = LENÇOL.

DESENVOLVER: OBSERVAÇÃO E CONCENTRAÇÃO
ATIVIDADE


  A professora escolherá 5 a 6 alunos para se retirarem da sala, os alunos que permanecerem na sala devem sentar em círculo sentados no chão ou cadeiras.
  Ao sinal do professor, entra na sala, totalmente coberto por um lençol um dos alunos que foram retirados de sala. Os alunos que permaneceram deveram tentar adivinhar quem é o fantasma( quem é o colega que está debaixo do lençol). Caso dentro de 1 ou 2 minutos o aluno não for identificado deverá ser substituído por outro.

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Viviane sei não é fácil postar alguma coisa em um blog mas copiar da Wikipedia já é pedir arrego demais se você acha que eu to inventando vai no site e leia o que escreveu e compare com o seu.
Obrigada.

FRAN disse...

ADOREI SUAS DICAS

Joseane Carvalho. disse...

Joseane Carvalho.

Estas dicas vai ser muito útil, no desenvolvimento do meu trabalho de faculdade, muito obrigada.

Paulinha disse...

Olá viviane, eu amei seu blog, muitooo interessante, está me ajudando muito nos meus trabalhos.Parabéns.

Carlos Couto disse...

Viviane adorei suas atividades lúdicas.Sera que tem como me ajudar preciso citar duas atividades lúdicas na ed.infantil para o meu trabalho de faculdade porem tenho que citar o comportamento como elas reagiram a brincadeira ou melhor atividade pode me enviar esse comentário.

Carlos Couto disse...

Ola Viviane além do comentario preciso de fotos ...será possivel.
agradeço desde ja .

Anônimo disse...

Ótimas dicas, do wekpedia ou não, vai servir pra muita gente... me ajudou bastante em um estudo recente q fizemos...

Lorena Garcia de Bem disse...

Abordando sobre atividades lúdicas, podemos afirmar que “[...] as atividades profissionais e as discussões políticas e ideológicas são outras atividades que absorvem adultos tanto quanto a brincadeira pode absorver uma criança. Trazer tais atividades para o contexto escolar é promover o desenvolvimento humano” (SILVA, 2007, p.117). O lúdico ajuda as crianças a absorver de forma mais eficiente as atividades impostas na sala de aula ou até mesmo situações do cotidiano. O lúdico faz com que a criança se envolva de uma forma diferenciada. Essa diferenciação é fundamental, pois a partir do momento que a criança se envolve na atividade, ela vai ter uma facilidade maior em relação ao não-lúdico. No entanto, promover o desenvolvimento humano também é uma obrigação da escola.

Anônimo disse...

Ah tenha dó!!!

Anônimo disse...

Adorei,creio que muitos estão de acordo,sendo ou nao copiado,página a diferença está em quem leva tudo pro lado crítico sendo positivo ou no caso do comentário do anônimo,totalmente negativo...eu particularmente fui edificada,obrigada!

Daniel Rodrigo da Silva Ribeiro disse...

Copiado ou não a intenção foi ótima e não foge do que realmente é.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra