5

COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA


  Todo ser humano pode ser beneficiar de brincadeiras, tanto pelo aspecto lúdico, quanto pelo aspecto da aprendizagem.
  Brincando desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papeis sociais. 
  A incorporação de brincadeiras na prática pedagógica  desenvolve diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens.
   Hoje, apresento algumas atividades que contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora ampla, indicado para crianças até 6 anos:
1. andar livremente, batendo palmas;
2. andar para frente;
3. andar de costas;
4. andar com as mão na cabeça ou na cintura;
5. andar na ponta dos pés;
6. andar encostando um pé à frente do outro;
Estes requerem a discriminação visual:
7. andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;
8. andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
Agora, também, a discriminação auditiva:
9. andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc para marcar o ritmo);
10. andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música,por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
 FONTE: RIZZI, L e HAYDT, RC. Atividades Lúdicas na Educação da criança. SP: Ática, 2007


A CABEÇA PEGA O RABO


Formação inicial: formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro de frente.

Desenvolvimento: o primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Uma vez conseguindo, o primeiro jogador de cada coluna troca de lugar com o último.

Fonte: RIZZI, Leonor; HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. 7ed. São Paulo, Ática, 2004.

DANÇA DO JORNAL


MATERIAL: folha de jornal, aparelho de som e CD.
OBJETIVO:estimular a sociabilização, a expressão corporal e a percepção espacial.
FORMAÇÃO:alunos formados em pares.
DESENVOLVIMENTO: ao sinal do professor, os alunos deverão dançar ao som de uma música sobre a folha de um jornal sem rasgá-la ou sair fora dela. Os pares que saírem ou rasgarem a folha de jornal sairão da brincadeira.
 Ganha o par que não rasgar a folha nem sair de cima dela.





5 comentários:

Rita de Cassía disse...



Mais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1




Veja também:

Atividades coordenação motora

Atividades coordenação motora vogais

Atividades coordenação motora maternal

Atividades coordenação alfabeto maiusculo

Atividades coordenação alfabeto minusculo


LUCIMARA SANTOS ZANDONÁ disse...

Gostei do artigo. Me ajudará bastante. Um abraço.

Prô Elis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prô Elis disse...

achei o artigo muito interessante. Parabéns

Prô Elis disse...

achei o artigo muito interessante. Parabéns

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra