0

ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM


   Todo o ser humano pode beneficiar-se de atividades lúdicas, tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Através das atividades lúdicas desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre arealidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo,questionamos regras e papéis sociais. Podemos dizer que nas atividades lúdicas ultrapassamos a realidade, transformando-a através da imaginação. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para aampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens.

   Durante as atividades lúdicas, os educadores podem perceber traços de personalidade do educando, de seu comportamento individual e em grupo e o ritmo de seu desenvolvimento. O ato de divertir-se vai oportunizar as vivências às vezes inocentes e simples da essência lúdica de crianças, jovens e adultos, possibilitando o aumento da auto-estima, o autoconhecimento de suas responsabilidades evalores, a troca de informações e experiências corporais e culturais, por meio das atividades de socialização. Ainda é oportunizado às crianças, jovens e adultos o enriquecimento de suas próprias capacidades, mediante estímulo à iniciativa, à melhoria nos processos de comunicação e principalmente a optar por ações que incentivem a criatividade, que é certamente uma característica e um objetivofundamental da Atividade Lúdica, seja ela uma brincadeira, jogo ou brinquedo em suas diversas formas de realização. Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer interferência em seu procedimento de aplicação, na metodologia de organização e no ministrar de suas estratégias, de acordo com as necessidades específicas das faixas etárias. Podemos observar as crianças de:
2 a 3 anos
(Introdução do livro: Atividades Recreativas para Divertir e EnsinarVozes-2005)

•Possuem necessidade de manipular materiais variados;

•Precisam desenvolver seus músculos e sua imaginação;

•Precisam estimular a sua criatividade;

•Necessitam conviver com outras crianças;

•Precisam que sua observação seja ativada e que o conhecimento de objetosque as cercam seja despertado;

•Gostam de brincar mais sozinhas e seu principal interesse é descobrir seupróprio corpo.

Devemos ativar a observação e despertar para o conhecimento de objetos que ascercam.Gostam de brincar mais sozinhas e seu principal interesse é descobrir o seupróprio corpo.

  

4 a 6 anos
•Gostam de ser elogiadas e têm tendência a emoções extremas;

•Adoram novidades (lugares, pessoas e objetos). Ficam pouco temporealizando uma atividade, exigem troca constante e rápida de ações;

•Precisam de regras e limites, que desafiem sua imaginação;

•Constantemente, necessitam de motivação e quando motivadas, conseguemse entreter mais tempo em uma atividade, vivendo assim suas emoções combastante facilidade;

•Começam a ter curiosidade sexual e preocupam-se com as diferenças;•Apegam-se a familiares;

•Necessitam de autocontrole das emoções diante de medos de coisas ou desituações como, escuro, bicho e, portanto, devem ter oportunidade para vencertemores.

•Adoram mostrar o que sabem fazer, nesta fase estão descobrindo o prazerde brincar junto com outras crianças.

7 a 9 anos

•Tem grande precisão de movimentos, sendo uma etapa totalmente viávelpara o incentivo às atividades desportivas e àquelas que demandam esforço físico;

•Precisam de motivação no desenvolvimento do seu intelecto, com ações quepossam proporcionar reflexões e descobertas;

•Necessitam de motivação para o convívio social;


•Requerem reforço nas atividades sobre as diferenças entre grande epequeno, direita e esquerda, claro e escuro ou outros elementos.

•As atividades sobre as diferenças entre grande e pequeno, direita eesquerda, claro e escuro ou outros elementos, devem ser reforçadas nas atividadeslúdicas.


10 a 12 anos

•Têm grande interesse (por) e necessidade de atividades ao ar livre, jogos deequipes;•Necessitam de autonomia e oportunidades de aceitação dentro de um grupo;

•Precisam de atividades específicas para meninos ou meninas, devido ádiferença de interesse e ao ritmo de amadurecimento;

•Necessitam de atividades que possam contribuir para autocrítica e oreconhecimento de suas dificuldades;

•Possuem grande interesse em jogos atividades de grupo, músicas domomento e ações de humor;

•Precisam trabalhar a sensibilidade e o ciúme com o uso de técnicas edinâmicas individuais e em grupo.

13 anos em diante

•Possuem interesse por assuntos culturais e religiosos, buscando assim seusideais;

•Tendem a aperfeiçoar suas habilidades motoras enfatizando as atividadesesportivas;

•Os meninos necessitam de atividades de maior intensidade, com ações queexigem força, resistência, velocidade e coragem;

•As meninas se interessam mais por atividades esportivas de menor esforço ede maior habilidade;

•Apreciam atividades ao ar livre, rítmicas que estão inseridas no seu contextosocial. É de grande importância a reflexão entre meninos e meninas sobre asatividades que tenham contato do corpo;

•Necessitam de atividades que trabalhem os grandes grupos musculares, osmovimentos gerais e a flexibilidade


0 comentários:

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra