Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, por pedidos de conhecidos voltei a dar aulas de Reforço Escolar.
Observando alguns alunos, percebi que possuem dificuldades de copiar exercícios do quadro colocados pela professora regente.Isso pode ser falta de atenção e concentração no que eles estão fazendo.
Por esse motivo tenho trabalhado com o jogo dos 7 erros, onde a criança terá que se concentrar e observar com detalhes as gravuras ou palavras para acharem o erro.
Alguns tipos de jogos dos 7 erros que podem ser feitos com os alunos:
1-
Jogo dos 7
erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição.
2-
Jogo dos 7
erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em7 delas, inverte a ordem de 2 letras (ex: cachorro –
cachroro). Acriança deve achar esses 7
erros.
3-
Jogo dos 7
erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os 7 erros.
4-
Jogo dos 7
erros : a profª elabora uma lista de palavras e, em7 delas, acrescenta 1
letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas.
5-
Jogo dos 7
erros : a profª escreve um texto conhecido(musica, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras,
que não façam parte do texto. O aluno
deve achar quais são elas.
6-
Jogo dos 7
erros : a profª escreve um texto conhecido(musica, parlenda, etc.)e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
7-
Jogo dos 7
erros : a profª escreve um texto conhecido(musica, parlenda, etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O
aluno deve localizar essas
inversões.
8- Jogo dos 7 erros: a profª escreve um texto
conhecido(musica, parlenda, etc.) e
acrescenta 7 palavras que não façam parte dele. A criança deve localizar quais são elas.
Também acho muito interessante trabalhar com o jogo da memória:
9-Jogo da
memória : o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.
10- Jogo da
memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
11-Jogo da
memória: o par deve ser composto por uma peçacontendo a figura, e a outra, o seu nome.
É importante destacar a importância do lúdico no processo de aprendizagem e no atendimento da criança e do adolescente com problemas escolares.
O acolhimento é de suma importância para que a criança ou adolescente possa se abrir e assim em conjunto possamos observar, analisar e criar condições de tentar " auxiliá-lo a resolver suas dificuldades".
A utilização de jogos é interessante, pois, o jogo está muito ligado ao próprio funcionamento da inteligência uma vez que a sua construção depende de uma série de assimilações e acomodações que a pessoa faz ao longo da vida. O cérebro, no entanto, não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Como as possibilidades humanas são tantas que essa plasticidade pode ser usada de tal sorte que não são necessárias transformações no órgão físico. Quando a criança ou o adolescente joga com regras exercita todas as suas funções intelectuais mesmo que esta seja de natureza metafórica.
Com o tempo a criança vai distinguindo os diferentes jogos e percebendo que alguns necessitam de um grande esforço e concentração, sem deixar de lado o carácter prazeroso da ação.
É importante destacar que o jogo por si só não permitirá o desenvolvimento e a aprendizagem mas sim a ação de jogar é que desenvolve a compreensão. Mas também no lúdico é importante que o aluno seja percebido como ele é, mesmo apresentando dificuldades, e que o programa de atividades esteja voltado para atender as suas necessidades.
Por possuir regras supõe-se que o jogo tenha organização e coordenação que o inserem num quadro de natureza lógica.
É necessário conhecer as regras, compreendê-las, e praticá-las exigindo um exercício de operação e cooperação.
Ao jogar acontece uma série de relações, de encaixe parte e todo, de ordem, de antecipação e de retroação.
Como o jogo envolve operações entre pessoas, contato social, a situação problema que o jogo oferece dá ao participante oportunidade de empregar procedimentos cooperativos para alcançar o objetivo que é ganhar.
O jogo assume um significado funcional onde a realidade é incorporada pela criança e transformada, de acordo com seus hábitos motores, com as necessidades do eu e em função das exigências do social.
Piaget dedicou-se a estudar os jogos e chegou a estabelecer uma classificação de acordo com a evolução das estruturas mentais.