2

Projetos para sala de aula


                                                 PROJETOS PARA SALA DE AULA


Amigos e seguidores do blog EDUCAR É VIVER  no decorrer do ano de 2013 realizei vários tipos de projetos em sala de aula, e através do blog compartilharei os mesmos......

1º projeto: SEMÁFORO



   Este projeto pretende oferecer formais mais eficientes de lidar com a conversa em sala de aula, limitando as intervenções do professor e assim, diminuindo a repetição de pedir silêncio.
   Apenas mostrando a luz amarela e depois a luz vermelha para que a turma faça silêncio de maneira diferenciada.
Material: Caixa de sapato, papel vermelho, amarelo e verde.


2º projeto: Relógio

 A importância de utilizar um relógio em sala é grande, pois através o relógio podemos ensinar além do simples "ver as horas"
  Esse projeto fez com que os alunos tivessem mais controle do tempo deles, observando quanto tempo ainda faltava para recreio, recreação, hora do intervalo, saída, assim evitando as perguntas constantes de "Que horas são?".
Os alunos adoraram!!!

3º projeto: Produção de texto: "Pequenos Escritores"

 Esse projeto foi realizado para desenvolver a produção de texto dos alunos. Dentro dessa apostila produzida por mim possui atividades onde a primeira etapa os alunos fazem a reescritura de um texto lido pela professora; Em seguida eles criam o inicio do texto através das informações obtidas no texto( Texto com inicio aberto); Depois os alunos criaram o meio do texto utilizando as informações do texto ( Texto com meio aberto) e por último o final (Texto com final aberto) também tem  com o desfecho alternativo.
 Em cada etapa trabalhamos: parágrafo, ortografia, caligrafia, criatividade, etc.


4º projeto: Pote da felicidade e alegria  e Pote da tristeza, aborrecimento, preocupações,etc.

Nesse projeto os alunos colocam bilhetes, frases relacionados ao seu sentimento naquele dia no pote correspondente ao seu sentimento.
No pote da alegria ,felicidade, etc pode ser lido em voz alta pelo professor.
No pote da preocupação, aborrecimento, tristeza o professor ler em seguida conversa com o aluno a só fazendo com que o mesmo desabafe e o professor consiga entender o seu sentimento, assim a relação entre professor e aluno será maravilhosa e de confiança durante o ano.

5º projeto: Hoje eu estou?


Neste projeto os alunos ao chegarem na sala se dirigem ao painel e coloca sua plaquinha no "ABERTO" ou "FECHADO" de acordo como esteja se sentindo no dia. Ex: Se o aluno ou o professor(a) não está bem, está se sentindo mal, não quer papo, etc, sua plaquinha ficará no "FECHADO", assim ele viram a plaquinha.
 Desse jeito todos da sala saberá se aquela pessoa está bem para aprender e brincar ou não. Respeitando assim o bem estar de cada um.

2 comentários:

Irivan disse...

Olá Multiplicadora Viviane, bom dia!

Desejo a você e a sua família muita sucesso em 2014!

Seu blog foi mencionado no Marquecomx, saiba o motivo:
http://www.marquecomx.com.br/2014/01/a-blogueiramultiplicadora-erica-bosi_25.html

Abraçoss

Anônimo disse...

Asking questions are in fact pleasant thing if you are
not understanding something entirely, however this article gives nice understanding even.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra