0

Algumas Dificuldades de Aprendizagem



Muitas crianças com dificuldades de aprendizagem também lutam com comportamento que complicam suas dificuldades na escola. A mais saliente dessas é a hiperatividade, uma inquietação extrema que afeta 15% a 20% das crianças com dificuldades de aprendizagem. Alguns outros comportamentos problemáticos em geral observados em pessoas jovens com dificuldades de aprendizagem, são os seguintes:
  • Fraco alcance da atenção:A criança destrai-se com facilidade, perde rapidamente o interesse por novas atividades, pode saltar de uma atividade para outra e, frequentemente, deixa projetos ou trabalhos inacabados.
  • Dificuldade para seguir instruções: A criança pode pedir ajuda repetidamente, mesmo durante tarefas simples("Onde é mesmo que eu devia colocar isto?", "Como é mesmo que se faz isto?"). Os enganos são cometidos, porque as instruções não são completamente entendidas.
  • Imaturidade Social: A criança age como se fosse mais jovem que sua idade cronológica e pode preferir brincar com crianças menores.
  • Dificuldade com a Conversação: A criança tem dificuldade em encontrar as palavras certas, ou perambula sem cessar tentando encontrá-las.
  • Inflexibilidade: A criança teima em continuar fazendo as coisas à sua própria maneira, mesmo quando esta não funciona; ela resiste a sugestões e a ofertas de ajuda.
  • Fraco planejamento e habilidades organizacionais: A criança não parece ter qualquer sensação de tempo e, com frequência, chega atrasada ou desesperada. Se várias tarefas são dadas (ou uma tarefa complexa com várias partes), ela não tem qualquer ideia por onde começar, ou de como dividir o trabalho em segmentos manejáveis.
  • Distração: A criança frequentemente perde a lição, as roupas e outros objetos seus; esquece-se de fazer as tarefas e trabalhos e/ou tem dificuldade em lembrar de compromissos ou ocasiões sociais.
  • Falta de destreza: A criança parece desajeitada e sem coordenação; em geral, deixa cair as coisas ou as derrama, ou apalpa e derruba os objetos; pode ter uma caligrafia péssima; é vista como completamente inepta em esportes e jogos.
  • Falta de controle dos impulsos: A criança troca tudo(ou todos) que prende seu interesse, verbaliza suas observações sem pensar, interrompe ou muda abruptamente de assunto em conversas e / ou tem dificuldade para esperar ou revezar-se com outras. 
   Esses comportamentos surgem a partir das mesmas condições neurológicas que causam problemas de aprendizagem. Infelizmente, quando eles não são compreendidos como tais, só ajudam a convencer os pais e os professores de que a criança não está fazendo um esforço para cooperar ou não está prestando a devida atenção.


Livro: Dificuldades de Aprendizagem de A a Z / autoras: Corinne Smith e Lisa Strick/ Ed. artmed

0 comentários:

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra