3

Lista de Verificação de sintomas de transtorno de déficit de atenção hiperatividade.

   
                                         






Os déficit da atenção ocorrem com  ou sem hiperatividade. Existem também crianças que são primariamente hiperativas e impulsivas e têm menos problemas de atenção. De acordo com o manual mais usado pelos profissionais para a identificaçaõ  do TDAH, seis ou mais sintomas de qualquer das listas a seguir sugerem presença do transtorno:


DESATENÇÃO



  • com frequência deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
  • com frequência, tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
  • com frequência parece não escutar, quando lhe dirigem a palavra;
  • com frequência, não segue instruções e não termina seus deveres escolares e tarefas domésticas;
  • com frequência, tem dificuldades para organizar tarefas e atividades;
  • com frequência, reluta em envolver-se em tarefas ou atividades ou evita-as;
  • com frequência, perde coisas;
  • distrai-se facilmente com visõese sons irrelevantes;
  • com frequência, apresenta esquecimento em tarefas diárias;
HIMPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE

  • com frequência, retorce as mãos e os pés, remexendo-se nas cadeiras;
  • com frequência, deixa a cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado(como à mesa de jantar);
  •  corre e sobe demasiadamente nos objetos em situações nas quais isso é impróprio;
  • tem grande dificuldade para brincar em silêncio;
  • com frequência, está "a mil" ou age como se " impulsionadapor um motor";
  • fala excessivamente;
  • com frequência,n tem dificuldade em esperar sua vez;
  • com frequência, tem dificuldade em esperar uma vez;
  • com frequência, interrompe ou intromete- se nos assuntos de outros (intromete-se em conversas ou brincadeiras).
adaptado de Diagnostic and Statístical Manual of Mental Disorders, Quarta Edição(1994). Washington, DC. American Psychiatric Association.

3 comentários:

maria marli disse...

eu tenho um aluno que tem todas essas características de HIMPERATIVIDADE e o pior de tuo é que ele bate em todos os coleguinas e fala muitos palavrões e vive colocando apelidos e ameaçando bater nos colegas o que eu faço?já não aguento mais dar aula com ele.

EDUCAR É VIVER disse...

Maria é uma situação muito complicada mesmo, você já fez encaminhamento para um acompanhamento onde o aluno faça exames específicos para verificação do nível de TDAH? Seria uma alternativa bastante interessante. Você também pode incluí-lo em todas as atividades em que você realizar, assim poderá ter um pouco mais de controle das atitudes dele. Temos que pensar também no ambiente familiar desse aluno. Os pais ou responsáveis dando apoio e informações. As crianças com TDAH, com frequência, mostram uma melhoria significativa quando chegam na adolescência. Em algumas situações, os pais ou responsáveis não culpam a si próprios pelo comportamento difícil da criança. Temos que obsrvar como é o dia a dia dessa criança em casa, se ela vivência situações de agressividade, xingamentos, etc.
Um abraço, Viviane.

Silvia disse...

Nossa vivi acho q a professora maria ainda não viu uma criança dificil como o David,,rsrsrsr
Sei como é dificil lidar com criança com himperatividade vivo isso todos os dias da minha vida....Nesse caso e tentar dar muito amor...

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra