Provocação
Você ensina Língua Portuguesa ou Práticas de Linguagem?
Se você estiver alinhado com as atuais concepções de linguagem, deve ensinar os alunos a pôr em prática a linguagem, formando cidadãos leitores e escritores de uma cultura em que a escrita é predominante. Com base nas pesquisas desenvolvidas pelo filósofo russo, Mikhail Bakhtin, essas concepções têm como peças-chave a relação interpessoal, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações de comunicação, os gêneros, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe. Portanto, mais do que ensinar os elementos e as normas que compõem a Língua Portuguesa, precisamos ensinar as Práticas de Linguagem que vivenciamos em nossa língua materna. “O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema de escrita”.
educadora argentina, Délia Lerner.
O desenvolvimento da linguagem oral, por sua vez, apesar de ainda pouco priorizado na escola, precisa ser trabalhado com exposições sobre um conteúdo, debates e argumentações, explanação sobre um tema lido ou leituras de poesias. "O importante é oferecer oportunidades de fala, mostrando a adequação da língua a cada situação social de comunicação oral".
Abaixo estão algumas etapas de produção de texto que podemos utilizar para ajudar no desenvolvimento e criatividade dos alunos na hora de elaborar um texto:
Produção de texto lido e ouvido
Produção de texto com desfecho único
Produção de texto com desfecho alternativo
Produção de texto com final aberto
Produção de texto com desenvolvimento aberto
Produção de Texto com início aberto
livro 2 Ache o fio e conte o fato
autora:Zélia Almeida
editora:dimensão
Produção de texto com final criativo
0 comentários:
Postar um comentário