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Jogo Lig 4 como instrumento de avaliação e de intervenção


  Os trabalhos com jogos de regras, na perspectiva piagetiana, evidenciam duas vertentes principais de pesquisa: uma referente ao estudo do sistema lógico contido no jogo, o mesmo é coerente com a noção de sistema em Piaget(1986), visto que é constituído por um conjunto de relações interdependentes que formam uma totalidade estável, cujos elementos se modificam a partir de ações momentâneas e temporalmente sucessivas. Seu sistema integra relações espaço temporais, visto que trabalha o deslocamento e peças em um tabuleiro, sendo a noção de espaço correspondente ao lugar dos objeto e às relações entre eles; e a noção de tempo, referente ao domínio da sequência ou à ordem das ações, assim como a investigação do jogo como uma ferramenta de avaliação e intervenção; e a outra relativa ao jogo e sua potencialidades de adoção em diversas áreas, como no ensino de conteúdos escolares.
   Tendo em vista que , no referido jogo, o objetivo e o resultado não oferecem nenhuma dificuldade à sua compeensão, o interesse em utilizá-lo como instrumento de avaliação e intervenção recai na análise dos meios construídos pelo sujeito para alcançar o objetivo ou resolver o problema proposto. Temos como pressuposto que a análise das ações do sujeito no jogo permite caracterizar o seu sistema cognitivo, o qual determina a escolha de certos meios (mais ou menos adequados ou suficientes) em função da produção de certos resultados.
   Para jogar certo, deve-se obedecer às seguintes regras:
  • sorteia-se quem inicia o jogo,
  • os jogadores colocam as fichas, alternadamente, em qualquer coluna,
  • vence o jogo quem conseguir alinhar primeiro quatro fichas de uma mesma cor.
   De acordo com o jogo Lig 4:
   Quanto ao sistema cognitivo I( esquemas presentativos e operatórios), o sujeito deve agir de modo a:
  1. descrever de maneira completa o material do jogo,
  2. reconhecer o objetivo do jogo,
  3. descrever de maneira correta e completa como se joga: a distribuição, o sorteio e a colocação das fichas, entre outras regras,
  4. identificar alinhamentos em qualquer das três direções possíveis (horizontal, vertical e diagonal),
  5. reconhecer o número de alinhamentos realizados e, consequentemente, identificar o vencedor do jogo,
  6. situar a primeira ficha no centro , quando se iniciar o jogo,
  7. procurar posicionar três fichas de uma mesma cor, de modo a abrir duas alternativas para a realização de um determinado alinhamento.
Fonte: Jogos, psicologia e Educação 
Autor: Lino de Macedo    Ed. Casa do Psicólogo
  

1 comentários:

Anônimo disse...

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