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O Brincar na Educação Infantil - A Importância de uma área externa planejada
Uma área externa planejada se torna referência de uma educação de qualidade, dispor os brinquedos em locais adequados respeitando a faixa etária que irá utilizar são cuidados simples, mas que possibilitam evitar acidentes tão comuns na primeira infância.
O educador deve acompanhar as crianças na área externa observando-as para que suas brincadeiras possam ser subsídios para os projetos pedagógicos.
Na área externa é possível a criança ter contato com areia, água, pedras, folhas que se tornam materiais interessantes para construções de brinquedos e brincadeiras.
Jogos Esportivos
Os jogos esportivos são de cunho competitivo e devem fazer parte do contexto escolar no entanto, para a faixa etária da educação infantil devem ter como premissa a socialização. Alguns jogos esportivos conhecidos do universo adulto podem ser adaptados ao universo infantil , utilizando de regras simples que possibilitem a participação de todas as crianças, sem que seja necessário descaracterizá-los, como, por exemplo, o futebol que pode ser adaptado às crianças pequenas dividindo uma turma inteira de crianças em duas equipes , como se fosse um "grande futebol" utilizando-se de uma bolas e duas traves de gol.
Cultura Lúdica
Autores como Brougère, Kishimoto defendem a ideia da existência de uma cultura lúdica definida como um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível, ou seja, ela é composta de um certo número de esquemas que permitem iniciar uma brincadeira.
Para esses autores, o brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mas uma atividade que representa uma significação social precisa que, como outras, necessitam de aprendizagem. Assim a criança adquire e constrói sua cultura lúdica brincando, de maneira em que ela não está isolada da cultura geral.
A cultura lúdica da criança vai sendo construída a partir de componentes fundamentais da cultura ao qual ela está inserida.Ao dar um outro sentido através do brincar a cultura lúdica vai acrescentando outros elementos construindo algo novo mas, com referencial de outras gerações.
Brincadeiras Tradicionais e/ou Folclóricas
As brincadeiras folclóricas sempre fizeram parte do universo humano é uma forma de expressão da cultura e de uma nação. Elas são transmitidas em sua grande maioria de maneira oral, de uma geração à outra tendo como elemento fundamental a participação do adulto. Essa cultura não oficial transmitida oralmente, não fica cristalizada, pois está sempre em transformação incorporando inovações de uma geração para outra. Por ser de cunho folclórico, a brincadeira tradicional assume as características de anonimato.
Algumas das principais brincadeiras folclóricas por serem atividades prazerosas transformam-se em festas e ultrapassam o tempo e permanecem vivas na memória de um povo. Considerada como parte da cultura popular, a brincadeira tradicional ou folclórica representa a produção de um povo em certo período histórico. e enquanto, manifestação espontânea da cultura popular, tem a função de perpetuar a cultura e desenvolver formas de convivência social.
O Brincar
O Brincar na Educação Infantil - A Importância de uma área externa planejada
Uma área externa planejada se torna referência de uma educação de qualidade, dispor os brinquedos em locais adequados respeitando a faixa etária que irá utilizar são cuidados simples, mas que possibilitam evitar acidentes tão comuns na primeira infância.
O educador deve acompanhar as crianças na área externa observando-as para que suas brincadeiras possam ser subsídios para os projetos pedagógicos.
Na área externa é possível a criança ter contato com areia, água, pedras, folhas que se tornam materiais interessantes para construções de brinquedos e brincadeiras.
Jogos Esportivos
Os jogos esportivos são de cunho competitivo e devem fazer parte do contexto escolar no entanto, para a faixa etária da educação infantil devem ter como premissa a socialização. Alguns jogos esportivos conhecidos do universo adulto podem ser adaptados ao universo infantil , utilizando de regras simples que possibilitem a participação de todas as crianças, sem que seja necessário descaracterizá-los, como, por exemplo, o futebol que pode ser adaptado às crianças pequenas dividindo uma turma inteira de crianças em duas equipes , como se fosse um "grande futebol" utilizando-se de uma bolas e duas traves de gol.
Cultura Lúdica
Autores como Brougère, Kishimoto defendem a ideia da existência de uma cultura lúdica definida como um conjunto de procedimentos que permitem tornar o jogo possível, ou seja, ela é composta de um certo número de esquemas que permitem iniciar uma brincadeira.
Para esses autores, o brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mas uma atividade que representa uma significação social precisa que, como outras, necessitam de aprendizagem. Assim a criança adquire e constrói sua cultura lúdica brincando, de maneira em que ela não está isolada da cultura geral.
A cultura lúdica da criança vai sendo construída a partir de componentes fundamentais da cultura ao qual ela está inserida.Ao dar um outro sentido através do brincar a cultura lúdica vai acrescentando outros elementos construindo algo novo mas, com referencial de outras gerações.
Brincadeiras Tradicionais e/ou Folclóricas
As brincadeiras folclóricas sempre fizeram parte do universo humano é uma forma de expressão da cultura e de uma nação. Elas são transmitidas em sua grande maioria de maneira oral, de uma geração à outra tendo como elemento fundamental a participação do adulto. Essa cultura não oficial transmitida oralmente, não fica cristalizada, pois está sempre em transformação incorporando inovações de uma geração para outra. Por ser de cunho folclórico, a brincadeira tradicional assume as características de anonimato.
Algumas das principais brincadeiras folclóricas por serem atividades prazerosas transformam-se em festas e ultrapassam o tempo e permanecem vivas na memória de um povo. Considerada como parte da cultura popular, a brincadeira tradicional ou folclórica representa a produção de um povo em certo período histórico. e enquanto, manifestação espontânea da cultura popular, tem a função de perpetuar a cultura e desenvolver formas de convivência social.
Postado por Pedagoga Viviane às 16:32
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