2

Atividades para Datas Comemorativas de Março

                             8 de março - Dia da Mulher
[dia-internacional-da-mulher01.jpg]

     Dia 8 de março comemoramos o Dia da Mulher, não devemos de trabalhar essa data em sala de aula, abaixo postei algumas dicas:


1º :Contar a História do dia da Mulher

2º:Monte um painel com um poema para todas as mulheres e as diferentes profissões, peça para as crianças pesquisarem, se for preciso que peçam ajuda aos pais.


3º :Brincadeira de faz de conta:
Peça para as crianças levarem para escola roupas femininas e objetos que são usados por mulheres no dia-a-dia e desenvolva uma brincadeira de faz de conta onde as crianças serão as mulheres, isso é bem legal.
Deixem as crianças livres para interpretarem suas personagens,a criatividade correrá solta e você poderá se surpreender..


4º: Dê desenhos de diferentes mulheres para que pintem.































                                           15 de março - Dia da Escola




                         


A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka


























                      21 de março - Dia da Floresta








Segundo orientações da Confederação Europeia de Agricultores, o dia 21 de março foi instituído como o dia mundial da floresta em 1872.
A escolha da data se deu em razão desse dia marcar o início da primavera no hemisfério norte, época de maior reprodução das espécies vegetais.
Porém, outro fato marcante aconteceu. No estado de Nebraska, ao norte dos Estados Unidos da América, Julius Sterling Morton conseguiu mobilizar a população local para dedicar um dia em homenagem à árvore, em virtude de sua importância para nossas vidas.
Cada pessoa deveria plantar uma árvore da espécie escolhida, para diminuir o problema da escassez que já acontecia naquela época.
A ideia se espalhou pelos estados do Kansas, Tennesse e Ohio, sendo comemorado em todos os estados americanos.
Julius era jornalista e agricultor, tendo concebido sua formação na Universidade de Michigan, aos vinte e dois anos de idade, época na qual mudou-se para a localidade. Em sua carreira profissional, ficou conhecido como criador de procedimentos inovadores na área agrícola e florestal, chegando a ser nomeado como Secretário da Agricultura de seu Estado, entre 1893 e 1896.
O objetivo da criação dessa data foi o de mobilizar a população do mundo todo sobre a importância de se manter as florestas em seus estados naturais, conservando-as para garantir a manutenção da vida na Terra.
A Organização para a Agricultura e Alimentação, ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), aprovou o projeto de Julius, tornando a data oficial a partir de 1972.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

























                               27de março - Dia do Circo 




O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

















































































Fonte: http://wwwatividadesescolares.blogspot.com/
           http://eufacoarteportodaparte.blogspot.com/
           http://ler-com-prazer.blogspot.com
           http://mundinhodacrianca.blogspot.com
           http://simonehelendrumond.blogspot.com/

2 comentários:

* Nanda * disse...

que lindos
trabalhos amada
e como vão os estudos
minha linda
maravilhoso final de semana
beijokas

http://diariodevocional2012.blogspot.com

Educação Pedagogica disse...

Muito legal essas atividades para o mês de março, muito criativas, tô te seguindo... me segue tbm.. bjos.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra