FESTA JUNINA
Fogueira: Um dos ícones da Festa Junina
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.
Por Patrícia LopesA tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.
Dia do meio ambiente e ecologia (5 de junho)
Cuidar é a melhor forma de preservar
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
Dia de São Pedro (29 de junho)
São Pedro – o primeiro Papa da igreja católica
O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
ATIVIDADES
PROJETOS MEIO AMBIENTE
ATENÇÃO: Estes projetos foram retirados do site Verdes Mares, o intuíto do blog, é dividir atividades legais e úteis para a sala de aula, para saber mais, acesse:
As imagens são de coleções pedagógicas e revistas de educação
Objetivos:Perceber que a reciclagem é essencial e necessária;
Identificar a utilidade dos produtos minerais na fabricação de alumínio;
Observar que empresas públicas e/ou privadas desempenham grande papel na manutenção da reciclagem.
Desenvolvimento:
Produção de cartazes relacionados ao lixo seco e úmido (em grupos);
Elaboração de perguntas, pelos grupos, para serem respondidas pelos demais;
Troca das perguntas pelos grupos, para serem respondidas;
Retorno das perguntas, com respostas, para o grupo de origem;
Debate e pesquisa sobre o assunto nos jornais.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTEObjetivos:Desenvolver no aluno uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa;
Examinar as questões ambientais locais (na comunidade).
Desenvolvimento:Leitura de matéria enfocando a importância do meio ambiente para o planeta;
Conversa sobre a situação dos rios e das matas;
Criação de frases com elogios, dicas e conselhos sobre o meio ambiente.
Identificar a utilidade dos produtos minerais na fabricação de alumínio;
Observar que empresas públicas e/ou privadas desempenham grande papel na manutenção da reciclagem.
Desenvolvimento:
Produção de cartazes relacionados ao lixo seco e úmido (em grupos);
Elaboração de perguntas, pelos grupos, para serem respondidas pelos demais;
Troca das perguntas pelos grupos, para serem respondidas;
Retorno das perguntas, com respostas, para o grupo de origem;
Debate e pesquisa sobre o assunto nos jornais.
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTEObjetivos:Desenvolver no aluno uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa;
Examinar as questões ambientais locais (na comunidade).
Desenvolvimento:Leitura de matéria enfocando a importância do meio ambiente para o planeta;
Conversa sobre a situação dos rios e das matas;
Criação de frases com elogios, dicas e conselhos sobre o meio ambiente.
ECONOMIZAR ÁGUA É PRECISO
Objetivos:
Identificar a água como recurso natural e necessária à vida;
Utilizar a água corretamente;
Desenvolver a consciência de que a água pode faltar um dia.
Desenvolvimento:
Breve comentário sobre a importância da água;
Seleção de reportagens sobre o desperdício da água em jornais;
Reflexão sobre as diversas maneiras pelas quais podemos economizar água em nossas casas;
Redação: Economizar água é preciso;
Confecção de um painel.
Objetivos:
Identificar a água como recurso natural e necessária à vida;
Utilizar a água corretamente;
Desenvolver a consciência de que a água pode faltar um dia.
Desenvolvimento:
Breve comentário sobre a importância da água;
Seleção de reportagens sobre o desperdício da água em jornais;
Reflexão sobre as diversas maneiras pelas quais podemos economizar água em nossas casas;
Redação: Economizar água é preciso;
Confecção de um painel.
ÁGUA DA VIDA
Objetivos:Reconhecer a importância da água na vida dos seres;
Sensibilizar as crianças sobre o problema do lixo jogado nos rios;
Trabalhar o respeito com o meio ambiente;
Conhecer a realidade dos rios do município.
Desenvolvimento:
Seleção de jornais com notícias relacionadas ao meio ambiente;
Distribuição de jornais para seleção de reportagens e gravuras sobre meio ambiente, preservação e poluição;
Passeio na comunidade, reconhecendo a realidade do meio ambiente, principalmente se no seu município tiver rio;
Mutirão de coleta de lixo no rio envolvendo a comunidade local;
Confecção de cartazes, produção de textos, poemas;
Encerramento com apresentações culturais.
Objetivos:Reconhecer a importância da água na vida dos seres;
Sensibilizar as crianças sobre o problema do lixo jogado nos rios;
Trabalhar o respeito com o meio ambiente;
Conhecer a realidade dos rios do município.
Desenvolvimento:
Seleção de jornais com notícias relacionadas ao meio ambiente;
Distribuição de jornais para seleção de reportagens e gravuras sobre meio ambiente, preservação e poluição;
Passeio na comunidade, reconhecendo a realidade do meio ambiente, principalmente se no seu município tiver rio;
Mutirão de coleta de lixo no rio envolvendo a comunidade local;
Confecção de cartazes, produção de textos, poemas;
Encerramento com apresentações culturais.
DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA
Que medidas os cidadãos podem adotar para combater a poluição?
O que você faz para evitar a poluição?
O que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida no lugar onde você vive?
Quais os agentes causadores de poluição que você conhece?
O que você pensa sobre as pessoas que causam o desmatamento para uso comercial?
Como deveria ser o desmatamento para uso comercial sem prejudicar o meio ambiente?
SUGESTÕES DE ATIVIDADESIncentivar as crianças na plantação de uma área verde na escola, árvores frutíferas se houver espaço ou horinhas se o espaço for menor;
Criação de lixos seletivos com a utilização do próprio lixo já usado, que seriam as latas, baldes etc;
Construções com materiais recicláveis;
Panfletagem com folhetos incentivando a limpeza as ruas, economia de águra, etc... ver o que é necessidade do bairro;
Criação de placas de orientação para a escola, que incentivem as demais turmas apreservar, economizar, reciclar.
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