Amigos e seguidores do blog EDUCAR é VIVER, estou estudando muito
para concurso, por esse motivo ando um pouco afastada.
Elaborei um quadro resumindo as Tendências Pedagógicas, postarei aqui para
ajudar quem está estudando para concurso e para quem está cursando Pedagogia.
Espero que ajude!!!!!
Tendências
Pedagógicas
Critério utilizado a posição
que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as
tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas.
·
Pedagogia Liberal
O termo liberal não tem o sentido
de "avançado", ''democrático", "aberto",como costuma
ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista
que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na
sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade
privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A
pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de
sociedade.
A
pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os
indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões
individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores
e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da
cultura individual.
ASPECTOS
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TRADICIONAL
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RENOVADA
PROGRESSIVISTA
|
RENOVADA
NÃO
DIRETIVA
|
TECNICISTA
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Papel da
Escola
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Preparação
intelectual e moral; Ensino profissionalizantes para os menos capazes; Saber igual para todos; O compromisso da
escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade; O
ambiente escolar é severo.
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Adequar
às necessidades individuais ao meio, por meio de experiências que devem
satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses do aluno e as exigências sociais;
Retratar
o maior número possível de situações da vida.
|
A escola
está voltada para a formação de atitudes;
Deve
favorecer um clima de autodesenvolvimento
E
realização pessoal;
(Rogers)
acentua mais os problemas psicológicos do que os pedagógicos ou sociais;
Promover
a realização pessoal do estudante.
|
Modeladora
do comportamento humano;
Manter a
ordem social;
Organizar
o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos,
para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global;
Emprega
tecnologia comportamental para se produzir indivíduos competentes para o
mercado de trabalho. (Skinner)
|
Conteúdo
de
Ensino
|
Conhecimentos
e valores acumulados e transmitidos como verdades; A experiência do aluno é
separada da realidade social; Intelectualista;
Descontextualizados.
|
Estabelecidos
em função de experiências vivenciadas por desafios cognitivos e situações
problemáticas;
Maior
valorização do processo mental do que
o próprio conteúdo. (Piaget).
|
Ênfase
nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação e fica
secundária à transmissão de conteúdos;
Parte dos
interesses do aluno.
O aluno
aprende pela espontaneidade.
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É matéria
de ensino apenas o que é redutível ao conhecimento observável e mensurável;
O
conteúdo é sistematizado em manuais, livros didáticos, nos módulos de ensino
elaborados por especialistas.
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Métodos
de
Ensino
|
Exposição
verbal da matéria e/ou demonstração; Ênfase nos exercícios, na repetição de
conceitos, ou fórmulas, na memorização;
Visa
disciplinar a mente e formar hábitos; Alunos passivos.
PASSOS do
Método:
Apresentação
do conteúdo, associação de assuntos já estudados, generalização e resolução
de exercícios.
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“Aprender
fazendo”
Valoriza
as tentativas experimentais e a descoberta, a pesquisa, o estudo do meio
natural e social e o método da solução
e problemas.
|
Exige um
estilo próprio do professor para facilitar a aprendizagem do aluno.
Os
métodos usuais são dispensáveis.
Aceitação
da pessoa e do aluno;
O
professor é facilitador da aprendizagem do aluno, ajudando-o a se organizar,
utilizando técnicas de sensibilização, onde os sentimentos de cada um possam
ser expostos sem ameaças.
|
Procedimentos
e técnicas necessárias ao arranjo e controle das condições ambientais que
assegurem a transmissão/ assimilação das informações;
O uso da
tecnologia educacional, planejamento sistêmico, concepção de aprendizagem
como mudança de comportamento.
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Relacionamento
Professor-aluno
|
Predomina
a autoridade do professor; Não há qualquer canal de comunicação; O professor
transmite o conteúdo em forma de verdade; A disciplina é imposta pela coação;
Docente comanda; O aluno (adulto em miniatura) é receptor de informações.
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O
professor deve auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança;
O
professor é o orientador da aprendizagem, valoriza o conhecimento dos alunos;
“vivência
democrática”
|
O
professor deve garantir um clima de relacionamento pessoal autêntico sendo um
condutor (facilitador de aprendizagem);
O aluno
necessita de aceitação plena;
O aluno é
o sujeito central do processo;
A relação
entre professor e aluno deve ser autêntica e pessoal;
O
professor é um especialista em relações humanas.
|
O
professor administra as condições de transmissão da matéria;
É um elo
entre a verdade científica e o aluno;
Não há
comunicação pessoal com o aluno e vice-versa;
As
relações afetivas e pessoais pouco importam para o desenvolvimento do
processo de ensino aprendizagem;
O aluno é
um indivíduo responsivo, não participa da elaboração do programa educacional.
É uma
relação objetiva com papeis definidos.
O
professor transmite a matéria e o aluno recebe, aprende e fixa as
informações;
Ambos são
passivos frente ao conhecimento.
O
professor é um instrutor.
|
Pressuposto
da aprendizagem
|
A criança
possui uma capacidade de assimilação idêntica a dos adultos, apenas menos
desenvolvida;
Os
programas devem ser organizados em sequência lógica, sem levar em
consideração as características próprias de cada idade; A aprendizagem é
receptiva e mecânica/ coação;
O aluno
responde a situação nova de forma semelhante
às respostas dadas em situações anteriores; Não há a construção do
conhecimento pelo aluno.
|
O
aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem;
O ambiente
é um meio estimulador;
O
professor reconhece os esforços e os êxitos na avaliação.
|
Desenvolve
a valorização do “eu”;
A
motivação aumenta quando o aluno desenvolve o sentimento de que é capaz de
agir;
Prática
pedagógica antiautoritária.
|
Aprender
é uma questão de modificação do desempenho;
O aluno
sai da situação de aprendizagem diferente de como entrou;
O ensino
é um processo de condicionamento operante por meio do reforçamento das
respostas que se quer obter. (Skinner)
|
Prática
Escolar
|
Escolas religiosas ou leigas;
Orientação
clássico –humanista ou humana-
científica.
|
-Método
Montessori;
- Método
dos Centros de Interesses (Decroly);
-Método
de projetos (Dewey)
-O ensino
baseado na psicologia genética de Piaget (Emília Ferreiro).
|
As idéias
de Carl Rogers influenciaram um número expressivo de educadores e
professores, principalmente orientadores e psicólogos escolares;
Escola de
Summerhill do inglês Alexander Neill.
|
Os marcos
de implantação do modelo tecnicista são:
Lei nº
5.540/68 reorganiza o ensino superior;
Lei nº
5.692/71 reorganiza o ensino de 1º e 2º graus;
Módulos
de ensino, telecursos;
Ensino
por objetivos operacionais (Mager);
Ensino
por hierarquiar (Gagner);
Classificação
Científica (Bloom).
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Outras Característica
|
Valorização
da competição e o ambiente escolar é severo.
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A
disciplina escolar surge da tomada de consciência da vida em grupo.
O aluno
disciplinado é aquele solidário, participante, respeitador das regras em
grupo.
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O
professor aceita a pessoa do aluno;
É
confiável e receptivo;
Tem plena
convicção na capacidade do autodesenvolvimento do estudante.
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Manifestações
na prática escolar.
|
Representantes
|
Émile
Durkheim,
Herbart
(formação do caráter pela instrução e moral).
|
Jean
Piaget;
Emília
Ferreira;
Maria
Montessori;
Decroly e
Jonh Dewey.
|
Carl Rogers;
Alexander Neill
(Escola de Summerhill)
|
Skinner
Bloom
Magner
Gagne
|
A educação é um instrumento de transformação
social.
A escola é o meio de ajudar no processo de
superação das desigualdades sociais.
Possui uma concepção crítica da sociedade
capitalista.
A pedagogia progressista tem-se manifestado
em três tendências: a LIBERTADORA, mais
conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a LIBERTÁRIA, que reúne os defensores
da autogestão pedagógica; a CRÍTICO-SOCIAL dos CONTEÚDOS que, diferentemente
das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as
realidades sociais.
As
versões libertadora e libertária têm em comum o antiautoritarismo, aos
conteúdos de ensino. Como decorrência, a prática educativa somente faz sentido
numa prática social junto ao povo, razão pela qual preferem as modalidades de
educação popular “não-formal”.
A
tendência de pedagogia crítico social dos conteúdos propõe uma síntese
superadora das pedagogias Tradicional e Renovada, valorizando a ação pedagógica
enquanto inserida na prática social concreta. Entende a escola como mediação
entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão
dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto (inserido
num contexto de relações sociais); dessa articulação resulta o saber
criticamente re-elaborado.
ASPECTOS
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LIBERTADORA
(Paulo Freire)
|
LIBERTÁRIA
|
CRÍTICO -SOCIAL DOS
CONTEÚDOS
|
Papel da Escola
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Questiona concretamente a realidade das
relações do homem com a natureza e com os outros homens;
Visa a transformação;
“Temas Geradores”;
Necessidades sociais psicológicas e culturais
do aluno.
|
Escola exerce uma transformação na
personalidade dos alunos no sentido libertário e autogestionário.
|
Preparar o aluno para o mundo adulto e suas
contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de
conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na
democratização da sociedade.
|
Conteúdo
de
Ensino
|
Extraídos da vida prática dos educandos;
O importante não é a transmissão de conteúdos
específico, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida;
Emerge do saber popular;
Existencialismo/ essencialismo
|
As matérias são colocadas à disposição do
aluno, mas não são exigidas;
Resultam de necessidade e interesses
manifestos pelo grupo;
|
Ligam-se, de forma indissociável, à sua
significação humana e social;
Reavaliados face às necessidades sociais;
Interação entre conteúdos e realidade
concreta.
|
Métodos de Ensino
|
O
educador e o educando possuem uma relação de autêntico diálogo;
Trabalho educativo – grupo de discussão;
O professor é animador, que deve caminhar
junto, intervindo o mínimo possível;
Troca de experiências.
|
Trabalha-se de forma grupal (autogestão);
Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não,
ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do
grupo;
Elimina-se os livros-textos;
|
Adota-se o livro, visando ao desenvolvimento
crítico;
Relaciona a prática vivida pelos alunos com
os conteúdos propostos pelo professor, logo depois, acontece a “ruptura”(não
se ater apenas ao conteúdo)
Vai-se da ação a compreensão a ação, até a
síntese.
|
Relacionamento professor - aluno
|
Relação horizontal onde o educador e o educando se posicionam como
sujeitos do ato de conhecimentos não autoritário e não diretivo;
Diálogo
|
Não diretiva, sem obrigações e ameaças;
O professor é um orientador e catalizador
(dinamizador), ele se mistura ao grupo para uma reflexão comum, não devendo
impor suas concepções e idéias,não podendo transformar o aluno em um
“objeto”.
|
Abrir perspectivas a partir dos conteúdos
relacionados com o estilo de vida dos alunos, tendo consciência inclusive dos
contrastes entre sua própria cultura e a do aluno;
Há a diretividade (não autocrática).
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Pressuposto da Aprendizagem
|
“Educação problematizadora” como força
motivadora da aprendizagem;
Aprender é um ato de tomar conhecimento da
realidade concreta e só tem sentido se resulta de uma análise crítica dessa
realidade.
|
A motivação está no interesse de crescer
dentro da vivência grupal;
Aprendizagem informal, via grupo e a negação
de toda a forma de expressão;
Somente o experimentado é usado em situações
novas.
|
Aprender é desenvolver a capacidade de
processar informações e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os
dados disponíveis da experiência;
Aprendizagem significativa;
|
Prática Escolar
|
Tem influência expressiva dos movimentos
populares e nos sindicatos;
(embora se restrinja à educação de adultos ou
à educação popular em geral, muitos professores colocam em prática em todos
os graus de ensino);
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Abrange quase todas as tendências não
autoritárias em educação, entre elas, a anarquista, a psicanalista, a dos
sociólogos e a dos professores progressistas;
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Propõe modelos de ensino voltados para a
interação conteúdos-realidades sociais, procurando articular o político e o
pedagógico, ou seja, “a educação a serviço da transformação das relações de
produção”.
|
Outras Características
|
Denominados temas geradores, são extraídos de
problematização da prática de vida dos educandos.
|
A negação de toda forma de repressão visa
favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres.
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Os métodos subordinam-se aos conteúdos.
Relação diretiva, o professor é um mediador.
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Representantes
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Paulo Freire
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C. Freinet, Miguel Gonzalez Arroyo
|
José Carlos Libâneo,
Makarenko, Manacorda, Snyders, B. Charlot,
Dermeval Saviani
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Situar o ensino centrado no professor e
o ensino centrado no aluno em extremos opostos é quase negar pedagógica porque
não há um aluno, ou grupo de alunos, aprendendo sozinho, nem um professor
ensinando para às paredes. Há um confronto do aluno entre sua cultura e a
herança cultural da humanidade, entre seu modo de viver e os modelos sociais
desejáveis para um projeto novo de sociedade. E há um professor que intervém,
não para se opor aos desejos e necessidades ou à liberdade e autonomia do
aluno, mas para ajudá-lo a ultrapassar suas necessidades e criar outras, para
ganhar autonomia, para ajudá-lo no seu esforço de distinguir a verdade do erro,
para ajudado a compreender as realidades sociais e sua própria experiência.
Fonte: José Carlos Libâneo – Democratização da
Escola pública – 19ª edição.
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