Tema: Adaptação - Integração
Tempo de duração: Mês de fevereiro
Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade,
novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período
de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase
de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança.
Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da
melhor forma possível.
Objetivos
-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
Conteúdos
Português
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
§ Crachá e cartaz com lista de nomes;
§ Alfabeto;
§ Histórias infantis;
§ Sondagem da escrita.
Matemática
§ Contagem oral;
§ Jogos;
§ Leitura de calendário.
§ Situações-problemas.
História e Geografia
§ Regras de convivência.
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
§ A história de vida do aluno.
Artes:
§ Pintura;
§ Recorte e colagem;
§ Dramatizações;
§ Músicas diversas.
Educação Física:
§ Roda cantada;
§ Brincadeiras e jogos.
Desenvolvimento:
· Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
· Apresentações e dinâmicas de grupo;
· Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
· Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
· Atividades sobre valores e regras na escola;
· Brincadeiras e jogos;
· Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
· Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas
· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
· Sondagem da escrita;
· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
Culminância
Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam
Avaliação
Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.
Verdade ou mentira? - Dinâmica para o início
das aulas
bem quem está do lado, nosso conhecimento é
muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil saber do que os alunos gostam e o
que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e
também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano
o que estão aprendendo.
Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que
escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas
será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho
olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele,
como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases
(e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior
quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos.
Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase,
perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e
instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram
disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou
que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases
de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase,
sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos leia a frase e diga: essa que vocês
acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas
perguntas sobre a frase à aluna. Fazenr isso até terminar e depois
perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre
os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco
sobre eles.
Dinâmica das balas
logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar
o gelo”em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo
gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão
sentir-se mais confortáveis.
igual a 1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes
da brincadeira.
sugestões de perguntas.
Dinâmica com barbante
nos dá informações preciosas sobre os alunos (que usaremos na
preparação de aulas, inserindo a matéria em sua realidade) e pode
ser uma ferramenta interessante para promover certos comportamentos.
- idade
- o que faz além da escola
- o que quer fazer no futuro
- passatempo predileto
- esporte favorito
a ponta do barbante e jogar o novelo para o aluno para quem vai
fazer perguntas.
sua mão) e joga para o segundo aluno, faz as perguntas sugeridas
e então o aluno que respondeu segura na parte do barbante e joga
o novelo para o próximo aluno, que deverá fazer o mesmo.
e por vezes têm que ajudar para que o novelo chegue ao aluno
que responderá as perguntas.
servirão como uma revisão.
- Seria fácil fazer essa teia sem a ajuda dos outros?
- Foi necessária a ajuda de todos para que se formasse?
- A colaboração é necessária para se construir alguma coisa?
- Saber mais sobre os outros também promove uma “ligação” entre as pessoas?
- Até que ponto nos preocupamos com o outro que está na outra ponta do barbante?
- O que podemos dizer para essa pessoa?
- Que ligações eu tenho com essa pessoa além do barbante?
- O que temos em comum?
da brincadeira e o que ela lhes sugere.
Dinâmica para o primeiro dia de aula
Material necessário:
- 1 apito
- relógio
- lista de atividades
Divida os alunos em 2 ou 3 grupos, dependendo do número de alunos em classe. É interessante que os grupos tenham entre 7 e 10 elementos cada. Nomeie os grupos: azul, amarelo, verde. Peça a eles para fazer fila, cada grupo faz uma fila à sua frente.
Com sua lista em mãos, diga que têm 3 minutos para se organizarem em ordem crescente de idade. Ao final dos 3 minutos apite. Depois do apito
os alunos não podem mais trocar de lugar. Verifique o grupo que está
mais certo, inclusive por meses (11 anos e 2 meses, 11 anos e 3 meses, etc). Depois diga que têm 3 minutos para se organizarem por ordem alfabética
de primeiro nome. Você pode adicionar vários ítens à sua lista. Quem tem mais irmãos, do mais alto ao mais baixo, ordem alfabética inversa de sobrenome... sua imaginação é o limite. Ganha o grupo que cumprir mais tarefas sem errar, ou o que errar menos.
É importante afastar as carteiras para essa brincadeira, e assim evitar que se machuquem. Permita que baguncem à vontade enquanto se organizam. Dependendo da idade e conhecimento de seus alunos você poderá incluir várias tarefas (mês de nascimento, número de irmãos, mais vogais no nome, etc.). Se você é professor de idiomas também pode fazer essa brincadeira, basta substituir os comandos de português para o seu idioma: en orden de meses de nacimiento, number of brothers and sisters, etc...
Dinâmica primeiro dia de aula (com balas ou jujubas)
também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica
faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela
coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.
para cada um) e pedir que as deixem em cima da carteira. Então
especifique as cores (que você pode especificar de acordo com o
que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa
classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa
de 10 a 14 anos, faça mais ou menos o seguinte:
- verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estudava, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
- azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
- vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.
que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai
falar sobre lazer.
se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o
aluno estava falando. É interessante perguntar, se o aluno diz
que tem um irmão pergunte se é mais velho ou mais
novo, se o relacionamento é bom, etc. Se diz que tem cachorro,
pergunte o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional,
religião, etc… Aí fica a seu critério.
guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também
tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco
mais sobre eles.
balas...kkkkk
19 comentários:
Amiga Viviane também já coluquei seu banner nos meus dois blogs e como vê já estou a seguir seu blog, por questões de saude não pude ser mais rápido, Gosto do que ensina e quero dizer que tem uma grande profissão, sei que muitas vezes é dificil, mas depois também compensa.
Um abraço que Deus a abençõe e lhe deia muita sabedoria para seu ministério.
Amigo Antonio,muito obrigada pelo carinho e apoio.
Agradeço de coração suas palavras.
Espero que esse ano de 2012 seja maravilhoso para vc.
Desejo muita saúde e recuperação.
Sucesso,sabedoria,alegria,paz,amor e muitas realizações para o ano de 2012 para vc.
Abraços
Parabéns pelo blog meninas, adorei as dinâmicas, sou também do blogueiras unidas, a n° 1025, venham conhecer meu blog... http://flordeeros.blogspot.com/
Beijinhos!!!
oi Viviane
amei as dinâmicas...
vim te convidar para o sorteio do meu novo blog " pesquei na net", é um kit doce: colar e pulseira de cupcake, chaveiro sorvete de morango, alfineteiro com alfinetes de cupcake e mais umas coisinhas... se puder passa lá e participa tá?
bjus
Carmen
Oi Viviane!
Menina, amei seu blog! Sou pedagoga também e vendo as suas sugestões de dinâmicas para o inicio das aulas me deixou com uma saudade maior dos meus baixinhos! Estou de licença, pois tive de fazer uma cirurgia, então, não terminei o ano e nem começarei o ano com os meus alunos.... Mas, é pra eu ficar bem pelo restante do ano...rsrsrsrs... Parabéns pela sua iniciativa! Já estou seguindo seu blog, e daqui uns diazinhos estarei postando no meu blog opções de lembrancinhas para o 1º dia de aula, assim como, algumas sugestões de calendário e painel de aniversários.... Ficarei feliz com a sua visitinha... E claro, vou pegar o selinho do seu blog! Obrigada!
Beijinhos!
Bom dia Viviane!
Muito obrigada pela visita e pelo selinho.
Fico muito feliz!!!
Também estarei sempre por aqui.
Depois passa lá para ver os calendários em preto e branco. Espero postar ainda hoje se minha net deixar. Bjokas...da Bia!!!
Oi Vivi. Posso te chamar assim? rs.Olha, to completamente apaixonada pelo seu blog e pela logo dele. que fofinho! Tb sou pedagogoa, mas nao estou atuando no momento.Mas olha, divulgarei seu blog pra todas as amigas professoras que conheço. Isso aqui é uma riqueza, viu! beijao
Bom dia, Vivi! Olha, de todos os recadinhos lindos que ja recebi no blog, o seu foi o mais carinhoso e lindo! Vc já é muito querida, viu! Muito mesmo. Adorei o selinho e amigas que ja vsitaram seu blog (que eu ja espalhei. hehe) estao encantadas tb! Sorte da educação que ainda tem pessoas como vc! Muito obrigada pelo carinho.E nao vamos perder o contato, viu =) beijao!!
Oi Viviane adorei a postagem sobre o início das aulas, não sou professora e sim uma mãe muito coruja, e como minha caçula vai pela 1ª vez e requer alguns cuidados na alimentação estou bastante preocupada mas tento não passar isto para ela,digo que a escola é linda que a professora é maravilhosa, que ela vai ter muitos amigos, acho que estou fazendo certo pois ela esta empolgada pega a mochila todos os dias e diz que vai para "ecola".
Bjs
Dani
Olá querida!
Vim agradecer a visita.Saiba que é um prazer tê-la como seguidora no meu cantinho ....Seu blog é muito cutcut..BLOGUEIRAS UNIDAS.Bjim no coração.Cris Vaccari
AH...Tem selinho de AMIZADE E APROVAÇÃO na SALA DE MIMOS OFERECIDOS,do lado direito,na barra lateral (http://mimosoferecidos.blogspot.com/)
http://criseducando.blogspot.com/
Amei as dinâmicas, ótimas idéias para fazer com meus pequenos...
Parabéns Viviane...
Seu blog é lindo e muito instrutivo. Obrigada por me seguir! Se possível me visite sempre que possível. Ok?!
Estava apreciando seu blog e quero lhe convidar a conhecer o meu também.
www.elderrangel.blogspot.com
Se gostar compartilhe com seus amigos.
Deus nos abençoe!
Teu blog é maravilhoso, ameiiii... as dinâmicas então de+... estouu te seguindo e vou levar teu selo, PARABÉNS! Bjs e volte lá sempre, será sempre bem vinda.
http://enelide2010.blogspot.com/
Olá Viviane,estou retribuindo sua visita ao Letradinha,que bom que gostou :).O seu blog é ótimo,cheio de dicas pra quem dá aulas pra crianças;vou levar seu selinho e te seguir .Bjos!
Oi Vivi, huruuuuuu!!!, conseguimos 300 amigos hem? BOM D+. Passando para te dá um carinho virtual bem afetuoso. Adorei o selinho e te parabenizo pela conquista.
Xerinho. Xau.
OI MINHA AMIGUINHA !!SEU BLOG É O MÁXIMO.QUANTA COISA BOA !!E ESTAS DINÃMICAS QUE LEGAL . PASSEI POR AQUI> OBRIGADA PELA VISITA> ABRAÇÃO
http://prixviagrageneriquefrance.net/ acheter viagra
http://commanderviagragenerique.net/ viagra prix
http://viagracomprargenericoespana.net/ generico viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ viagra
Todas as atividades são para o Primeiro dia de aula dos alunos
Atividades para o Primeiro dia de aula
Atividades Quem é meu professor
Atividades Turismo na escola
Atividades Direitos e deveres
Atividades para as turmas de EJA
Postar um comentário