Alunos com dificuldade de concentração precisam de espaço organizado, rotina, atividades lógicas e regras. Como a sala de aula tem muitos elementos - colegas, professor, quadro-negro, livros e materiais -, focar o raciocínio fica ainda mais difícil. Por isso, é ideal que as aulas tenham um início prático e instrumentalizado. "Não adianta insistir em falar a mesma coisa várias vezes. Não se trata de reforço. Ele precisa desenvolver a habilidade de prestar atenção com estratégias diferenciadas para, depois, entender o conteúdo", diz Maria Tereza Eglér Mantoan, doutora e docente em Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O ponto de partida deve ser algo que mantenha o aluno atento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e imitações de sons ou movimentos do professor ou dos colegas - em Geografia, por exemplo, ele pode exercitar a mente traçando no ar com o dedo o contorno de uma planície, planalto, morro e montanha. Também é importante adequar a proposta à idade e, principalmente, aos assuntos trabalhados em classe. Nesse caso, o estudo das formas geométricas poderia vir acompanhado de uma atividade para encontrar figuras semelhantes que representem o quadrado, o retângulo e o círculo.
A meta é que, sempre que possível e mesmo com um trabalho diferente, o aluno esteja participando do grupo. A tarefa deve começar tão fácil quanto seja necessário para que ele perceba que consegue executá-la, mas sempre com algum desafio. Depois, pode-se aumentar as regras, o número de participantes e a complexidade. "A própria sequência de exercícios parecidos e agradáveis já vai ajudá-lo a aumentar de forma considerável a capacidade de se concentrar", comenta Maria Tereza, da Unicamp.
http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial
2 comentários:
""Faço parte do blog ACHEI BLOG"" e vim te fazer uma vizitinha e ja sou sua seguidora to amandooo o seu cantinho continue assim bjs e sucesso pra vc sempre
me faça uma visita .
http://solangearaujoramos.blogspot.com.br/
Gostei muito das dicas sobre TDAH, meu filho tem TDA, transtorno de Deficit de Atenção, ele não é hiperativo, tomou ritalina por 2 anos, e teve pouco resultado, hoje ele continua com muita dificuldade, mas ele aprende o que ensina, o problema é a escola, quando não podemos pagar uma boa escola, temos que aceitar a que tem, e a mudança de professores todo ano traz dificuldade para a criança, pois os professores querem que a criança se adapte eles não adaptam o ambiente para a criança. Recomendo o livro, MENTES INQUIETAS, de Ana Beatriz Barbosa, me ajudou muito a compreender melhor o TDAH, bjos...
Postar um comentário