OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

10

Sala de Reforço Escolar



                         




Olá amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, estamos entrando no 2º semestre, no decorrer do mesmo percebemos que alguns alunos precisam de um apoio extra. Por esse motivo postarei ideias e falarei sobre o assunto. Muitos educadores, como acontece comigo, utilizam seu tempo livre (o que sobra) para ajudar alunos de várias séries e escolas a conseguirem se recuperar para não reprovarem.
  Atenção a postagem:



As escolas podem adquirir uma sala de aula exclusiva para reforçar os estudos dos alunos. Os professores poderão utilizar  jogos educativos  e outros métodos para melhorar o desempenho escolar.
Faz-se um diagnóstico e em seguida os alunos irão para a sala de reforço aprimorar seus conhecimentos.
Esta sala de reforço escolar será  designada a atender alunos provenientes de qualquer etapa da educação que apresente defasagem quanto à assimilação dos conteúdos propostos e desenvolvidos nas salas de aulas regulares. 

                            Projeto Reforço escolar

  • Caracterização do Projeto:
O projeto reforço Escolar deverá atender a alunos de qualquer séries da escola com maiores dificuldades de aprendizagem, previamente avaliados e selecionados pelos seus respectivos professores.

O reforço será feito no horário contrário da aula do aluno e se enquadra dentro da orientação de ampliação progressiva da jornada escolar. Serão atendidos X alunos a cada dia e cada um deverá ter direito a pelo menos X horas semanais de acompanhamento.
Cabe ao professor do reforço avaliar periodicamente os resultados de aprendizagem desses alunos em parceria com a coordenação pedagógica e o professor de sala e elaborar relatórios.
  •  Justificativa do Projeto 
O conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível ao aluno continuar aprendendo é orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim sendo, alunos que estão no ensino fundamental, e já trazem uma  defasagem de aprendizagem, precisam recuperar sua auto estima para poder continuar aprendendo e mais a frente não ficarem prejudicados.
Nesse sentido, aulas de reforço, na perspectiva da ampliação da jornada escolar, é um direito de todos. Portanto, é de interesse pedagógico  implantar turmas de reforço em todas as áreas, principalmente de Língua Portuguesa e Matemática visando corrigir distorções de aprendizagem.
  •  Objetivos, Metas e Atividades

  1. Objetivo Geral
Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de reforçar, aprofundar ou suprir carências dos conteúdos, trabalhados na Base Nacional Comum do Ensino Fundamental.

       2.  Objetivos Específicos

Oferecer atividades pedagógicas, no contra-turno, para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Transformar as aulas  em momentos estimulantes, que exigem estratégias para resolução das diversas situações-problema.
Desenvolver a auto-estima e a perseverança na busca de soluções.

       3. Metas

Melhorar o desempenho dos alunos envolvidos no projeto.

      4.  Metodologia e Estratégia de Ação

O projeto deverá se desenvolver da seguinte forma:
  •  Serão selecionados alunos com maiores dificuldades de aprendizagem nas suas turmas de origem pelo professor de sala.
  •  Grupos de sete alunos a cada duas horas pelo menos duas vezes por semana ou 5 alunos a cada uma hora pelo menos 3 vezes na semana.
  •  Serão selecionados conteúdos a partir das dificuldades dos alunos nas suas turmas de origem, planejamento dos professores de sala e reforço.
 A avaliação dar-se-á periodicamente e registrado os avanços e dificuldades em relatórios.

       5.  Resultados e Impactos Esperados

Melhoria do nível de aprendizagem dos  alunos envolvidos no projeto.
Melhoria da auto-estima dos alunos e melhor desempenho nas atividades de resolução do problema.
Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, interpretação, atenção.

       6. Riscos e dificuldades a serem enfrentadas

Frequência dos alunos ao reforço. O envolvimento dos pais.
Apoio da escola.

Reforçar em português e matemática, disciplinas consideradas básicas para aprendizado de qualquer outro tema. "Se o aluno não aprender bem estas disciplinas não terá condições de aprender os outros conteúdos", 

Conhecer melhor a sua realidade familiar e ajudá-lo de maneira mais eficaz, fomentando o acompanhamento consciente de seus pais é possível ter este período de reforço, sem prejuízo para os outros conteúdos, que serão oferecidos no restante do ano. “Em história, por exemplo, haverá interpretação de textos históricos, reforçando língua portuguesa”

Alunos que participar regularmente e cumprirem as tarefas serão premiados com bônus em suas notas nas disciplinas regulares.

Os professores, preparar as aulas que serão ministradas e trocar impressões sobre o melhor andamento do projeto. A partir das idéias centrais e dos objetivos traçados, cada um, à sua maneira, procura conquistar a atenção dos seus alunos dentro da sala de aula. Deste modo contribuem para um melhor desempenho escolar, dando sugestões concretas aos alunos para que estejam mais atentos, aproveitem melhor o tempo, sejam ordenados e pontuais em suas tarefas e procurem se preocupar mais com os seus colegas de sala fora do horário letivo regular, com aulas de matemática e português, consideradas as disciplinas básicas nesta faixa etária. As reuniões procuram auxiliar os alunos a assimilar os conteúdos principais e animá-los a esclarecer as suas dúvidas.



                                          Sala de Reforço  Escolar







Em uma sala de Reforço Escolar, o interessante é arrumá-lo de modo aconchegante
e descontraído. Lá vão as dicas:

  • Canto temático (leituras e jogos temáticos).
  • Quadro branco (melhor para evitar alergia de professores e alunos).
  • Espelho (dependendo da dificuldade do aluno, o espelho ajuda em seu desenvolvimento).
  • Computador e impressora (para realização de pesquisas escolares e jogos didáticos, assim aprenderão brincando).
  • Armário ( para guardar livros, cadernos, jogos, materiais num todo).
  • Mesas e cadeiras (individuais ou coletivas).
  • Ventilador (ambiente deve ser arejado e não abafado).
  • Iluminação clara (ambiente iluminado).
  • Decoração ( com cores claras e alegres).
  • Decoração com EVA (desenhos infantis, alfabeto, números e vogais).
  • Telefone ( caso for necessário entrar em contato com o responsável).


10 comentários:

Unknown disse...

muito boa essa ideia de aula de reforço. vbai me ajudar muito.

Ana Cláudia Nascimento disse...





Olá, suas dicas irão me ajudar muito,pois estou querendo fazer da minha sala, uma sala de reforço, já que não posso trabalhar o dia todo fora por causa do meu filho. Trabalho na mesma escola que ele estuda pela manhã, então a tarde fico em casa e tenho que colocá-lo para fazer seus deveres de casa. Pensando, acabei tendo a ideia de fazer o projeto. Obrigada, vou precisar de algumas dicas, estou no terceiro ano de pedagogia.





Unknown disse...

Menina que dicas maravilhosas parabéns!!! você com certeza ajudará muitos professores... E é assim que tem que ser compartilhar conhecimentos...Abraços!!

Unknown disse...

OLÁ , VOU SEGUIR SUAS SUGESTÕES CASO EU OBTENHA RESULTADO VOLTAREI AQUI PARA POSTAR OS MEUS AGRADECIMENTOS.

Unknown disse...

OLÁ , VOU SEGUIR SUAS SUGESTÕES CASO EU OBTENHA RESULTADO VOLTAREI AQUI PARA POSTAR OS MEUS AGRADECIMENTOS.

Adriana de Oliveira de Araújo disse...

Olá, me chamo Adriana gostei muito do seu blog, tenho uma sala de acompanhamento escolar quero aperfeiçoar cada vez mais, será que você pode me dar algumas dicas suas, pois, tenho pouco tempo de experiência e no começo é muito difícil. Muito abrigada. Deus te abençoe.

Unknown disse...

Nossa muito organizado seu espaço, parabéns pelas dicas.

Unknown disse...

Obrigada por compartilhar seu conhecimento!!! Penso em desenvolver esse trabalho agora no inicio do ano.

Zelmo do Nascimento Sales disse...

Parabéns pela dica, com certeza ajudará muitos profissionais com o desenvolvimento de uma sala de reforço escolar. Gostei muito da sua dica, estarei colocando em pratica na sala de reforço que irei abrir daqui a um mês.

Helloiza Alonso disse...

que artigo bacana, vai me ajudar muito em meu projeto de Educação Infantil ZN SP

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra