1

Projeto "Como passa o tempo?"


Autora: Ana Vicente
Ilustrações: Madalena Matoso
O minuto estava cheio, cheíssimo do seu trabalho. Então, resolveu pular do relógio.
O que vai acontecer?
O livro leva as crianças para o mundo mágico do tempo, mostrando a importância dos segundos, dos minutos, das horas, dos anos, dos séculos…
Com ilustrações belíssimas, as crianças com certeza se encantarão e aprenderão de modo fácil e divertido!
Temática(s): tipos de relógio (de parede, de pêndulo, eletrônico, de corda, de cuco, digital, despertador, de areia, de bolso, de pulso, de azeite, de sol, de água), brincadeiras infantis (esconde-esconde, pega-pega, estátua), canções infantis (“O cravo e a rosa”, “Ciranda,
Cirandinha”, “Atirei o pau no gato”), medidas de tempo (hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, ano, século, milênio).
PROJETO PEDAGÓGICO
Sinopse: O tempo não volta. É o único bem que não pode ser comprado ou substituído. Mas um belo dia, no livro de Ana Vicente, ele resolve sair do relógio e descobrir o mundo que ele controla através das horas, minutos e segundos.
Através de momentos de fantasia e descobertas, a cada página desvenda-se  um tipo de relógio que desperta na criança o desejo de conhecer, juntamente ao ponteiro, as diversas formas de calcular o tempo.
Recomendação: A partir dos 7 anos – Ensino fundamental I 
Relógio de pêndulo, parede, eletrônico, digital, despertador, de areia, de bolso, de corda, de pulso, de azeite, de água. Todos esses têm o mesmo objetivo: medir o tempo. Mesmo na época em que o homem não sabia ler nem escrever já se desenvolvia instrumentos de medida a partir da natureza como o Sol, a Lua e as marés.
A organização do tempo é um desafio atual, saber medi-lo e organizá-lo de forma a executar planejamentos a curto, médio e longo prazo é uma habilidade.
Conhecer o processo do tempo e suas ferramentas de medir é um importante passo para organização de atividades e maior aproveitamento das 24 horas que temos no dia.
Objetivo geral
Trabalhar com habilidades e competências que concorram para estabelecer organização através do conhecimento do processo de medição de tempo e suas ferramentas.
Objetivos específicos
a) Explorar conceitos de medição: grandezas e medidas.
b) Utilizar-se das diversas linguagens para interagir com o conhecimento do tempo.
c) Reconhecer as representações convencionais de medidas de tempo.
d) Desenvolver noção de tempo através do estudo da rotação da Terra e formação do dia e noite.
e) Conhecer e construir ferramentas de medição de tempo.
ESPAÇO CLIQUE
Objetivo
- Explorar a internet como fonte de descobertas e saberes.
SUGESTÃO SEQUENCIA DIDÁTICA
Atividade prévia
Identifique título da obra, autor e biografia, gênero textual, editora etc.
a) Promova atividades para medir e comparar tamanho, peso, capacidade do recipiente, volume e finalize dando ênfase à medição de tempo.Relacione este conceito a vivências como pesar o lanche das crianças, medir, comparar o tamanho dos alunos na sala de aula, tempo de atividades ou intervalos de aula e recreação na unidade escolar.
b) Dentro de uma caixa, coloque um relógio e deixe que as crianças tentem adivinhar o que tem lá dentro, criando suspense. Converse sobre o uso social da medição de tempo. Faça a leitura do seguinte poema:
O Relógio
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Faça uma tabela de horários para as atividades ou aulas desenvolvidas na escola. Deixe-a exposta dentro da sala de aula para que se perceba a organização, divisão e planejamento do tempo no espaço.
c) Crie um relógio de areia:
Material:
-1 kgde areia;
- 2 garrafas PET (2 litros);
- Fita adesiva.
Modo:
Coloque areia em uma garrafa, junte sua entrada ao bocal da outra garrafa e feche com a fita de modo a não vazar. Vire a garrafa e calcule – medindo com um relógio convencional – quanto tempo demora para a areia cair. Desenvolva atividades que os alunos tenham que finalizar antes de toda a areia da ampulheta terminar de cair.
Discuta a noção temporal de fatos que aconteceram ontem, que acontecem agora e que irão acontecer amanhã.
d) Agenda diária – Para calcular, medir e planejar bem o tempo na escola, acrescente às atividades permanentes da sala o hábito de manter uma agenda diária: No começo da aula,  escolha ou sorteie um aluno para escrever uma lista de tudo o que irão realizar. No final da aula, o mesmo aluno deve verificar se tudo o que foi planejado também foi efetuado. É importante saber dar prioridade às ações.
e) Partindo do Sol como referência, promova uma dramatização para explicar os movimentos que a Terra faz para que se obtenha o dia e a noite. Uma criança deve ser o dia (e pode utilizar uma lanterna para representar a luz) e a outra a noite. Permita que todas as crianças participem desta vivência. O vídeo sugerido no espaço multimídia se encaixa nesta aula. Para registrar com discos de vinil pinte o sol e a lua.
f) Faça um relógio de sol: Nesta versão, ele será apenas uma haste vertical sobre uma prancha horizontal. A ponta da sombra da haste serve para indicar a hora do dia. Vamos descrever dois projetos de relógio solar, o primeiro bem simples e o outro um pouco mais elaborado e preciso.
Procedimento:
1) Este relógio é construído com uma base plana e no centro uma haste fina e vertical. Leve o conjunto para um local ensolarado. As dimensões e o material da base e da haste ficam a seu critério. (veja a figura)
 Use um relógio comum para calibrar seu relógio de sol. Comece cedo e marque a posição da ponta da sombra da haste para cada hora completa. No exemplo da figura, foram marcados os pontos de 7 às 17horas, pois as sombras das 6 e 18horas foram longas demais para o tamanho da base. Observe que a sombra é mínima perto do meio-dia. A direção dessa sombra mínima indica a direção do meridiano do local, isto é, a direção Norte-Sul. Não é exatamente ao meio- dia porque a hora oficial não coincide exatamente com a hora solar.
Esse relógio é muito fácil de fazer e calibrar, mas é limitado, pois só serve para uns poucos dias depois da calibração. Alguns dias depois, as linhas das horas vão mudar de direção e o relógio vai marcar horas erradas.
(Acesso em: 21 mar. 2012)
ESPAÇO CLIQUE
No livro Como passa o tempo, de Ana Vicente, é possível encontrar em suas páginas a indicação de diversos tipos de relógios como:
- Relógio de parede;
- Relógio de pêndulo;
- Relógio eletrônico;
- Relógio de corda;
- Relógio de cuco;
- Relógio digital;
- Relógio despertador;
- Relógio de areia;
- Relógio de bolso;
- Relógio de pulso;
- Relógio de Azeite;
- Relógio de sol;
- Relógio de água;
No laboratório de informática, separe os alunos em duplas e solicite que façam uma pesquisa referente aos relógios indicados. Cada grupo deve escolher ou sortear o tipo de relógio a ser estudado. Finalize com um seminário onde as duplas se apresentam falando sobre suas descobertas e expondo cartazes com o desenho ou imagem do relógio.
Multimídia
Vídeo: O que é dia, o que é noite
(Acesso em: 21 mar. 2012)

Vídeo: O relógio – Vinicius de Morais
(Acesso em: 21 mar. 2012)

Curiosidades
A história do relógio de sol
O relógio de sol, o mais antigo objeto usado pelo homem para medir o tempo, funciona observando-se a mudança de posição e comprimento das sombras projetadas pelo Sol nos diferentes períodos do dia.
Localizados no Egito, os primeiros relógios, que datam de aproximadamente 3500 a.C., eram compostos apenas por um pilar, chamado gnomon, e podiam mostrar as duas metades do dia .
Mais tarde, escalas de medidas foram adicionadas em volta da coluna para que os dias pudessem ser divididos em períodos mais curtos.
A primeira evidência de divisão do tempo em partes iguais data de1500 a.C..
(Acesso em: 21 mar. 2012)
Avaliação
Ao final deste projeto espera-se que o aluno saiba fazer relação entre os movimentos da Terra e o dia e a noite.
É importante que conheçam as diversas ferramentas de medição de tempo, e conheçam formas de organização para potencializar as atividades cotidianas.
Serviços Educacionais

1 comentários:

Replicas disse...

INFORMATIVO!! Proteja-se dos assaltos! Relógios Réplicas com qualidade AAA é uma boa opção com baixo custo. Loja no Brasil em São Paulo você encontra Replicas de Relógios de marcas famosas como: Réplicas de Relógios Rolex , Replicas de Relógios Breitling , Réplicas de Relógios Tag Heuer e várias outras nos gêneros masculinos e femininos.
Acesse: www.replicasderelogiosfamosos.eco.br.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra