1

Projeto agora é HORA !


Olá amigos e seguidores do Bog EDUCAR é VIVER, recebi um pedido de ajuda de uma amiga chamada Elisangela Ramos, por esse motivo estou postando um Projeto sobre Medida de tempo (hora, semana, mês). Espero que ajude!!!

Tema: Medidas de tempo.

2. Problematização: Como a humanidade desenvolveu as medidas de 
tempo utilizadas atualmente?

3. Objetivos: Construir o conceito de tempo. Conhecer algumas formas 
de medição da passagem do tempo. Conhecer um pouco da história da 
humanidade em sua necessidade de contar o tempo de forma eficiente.

4. Material necessário: Pesquisas trazidas pelos alunos, internet, livros 
sobre a história das medidas de tempo.

5. Descrição do trabalho:

a) Iniciar o projeto com os alunos sentados em roda, fazendo uma 
sondagem inicial sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca 
das medidas utilizadas para a medição do tempo.

b) A introdução do tema pode ser feita com algumas perguntas como:
Quantas vezes por ano fazemos aniversário?

Como sabemos que é nosso aniversário novamente?

Como contamos os dias de férias e os de aula?

Quais são os instrumentos utilizados para medir o tempo?

Como é organizado o calendário? Como foi criado? Foi sempre assim?

c) Perguntar aos alunos se imaginam como era feita a contagem do 
tempo antigamente e como foi desenvolvido o atual sistema de contagem do tempo: horas, dias, meses, anos, calendário...

d) Pedir aos alunos que façam uma pesquisa para tentar responder a 
estas e outras questões que possam ser de interesse do grupo.

e) Marcar uma data para que todos tragam a pesquisa e iniciar a leitura do material trazido.  

f) Registrar em cartazes as principais perguntas e a seguir as respostas obtidas.

g) Montar um livro de perguntas e respostas com base nas pesquisas.O livro pode ser escrito e ilustrado pelos alunos.

6. Conteúdos a serem construídos e aspectos a serem investigados:

• Conceitual: A ideia de tempo e de passagem do tempo. Conhecer o 
processo histórico de desenvolvimento das atuais formas de medir o 
tempo, como o calendário. Perceber a sequência repetitiva do tempo. 
Relacionar os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

• Procedimental: Realizar pesquisas, fazer registros, ouvir as pesquisas dos colegas, conversar sobre os novos conhecimentos adquiridos.

• Atitudinal: Desenvolver autonomia para realizar pesquisas, ainda 
que supervisionadas. Permanecer atentos durante a leitura das pesquisas dos colegas. Elaborar, junto com o grupo, as respostas para as questões levantadas inicialmente.

7. Atividades inter e multidisciplinares:
Língua Portuguesa: Elaboração de perguntas e respostas coerentes em relação ao assunto trabalhado. Realizar leituras de livros e 
textos diversos.
• Matemática: Compreensão das medidas de tempo e sua importância.
• História: Conhecer a evolução histórica do calendário e das medidas utilizadas atualmente para medir o tempo.

8. Duração:  bimestral.

9. Apresentação do Projeto (produto realizado/produto final):

Serão expostos os cartazes com as descobertas feitas pelos alunos e o livro confeccionado por eles poderá ser exposto e depois levado (por período combinado) para casa, a fim de que as famílias possam conhecer o trabalho.  

10. Avaliação e autoavaliação: A avaliação ocorrerá durante todo o projeto. O professor deverá fazer questionamentos aos alunos à medida que o trabalho avança, observando o nível de compreensão de cada criança.

Também deverão ser levados em conta a participação do aluno e seu envolvimento durante o projeto, bem como sua atitude durante a leitura das pesquisas.

OBS: Esse projeto pode ser adaptado de acordo com a série ou idade dos alunos.

 Atividades:




































1 comentários:

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ acheter cialis generique
http://prezzocialisgenericoit.net/ compra cialis in italia
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra