OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

2

Datas comemorativas de NOVEMBRO





                     Dia do BANDEIRANTE - 14/11

No dia 14 de novembro se faz homenagem aos bandeirantes, expedicionários que saíam em caminhada para desbravar e descobrir as riquezas do Brasil, além de escravizar os índios que aqui viviam, para fazer os trabalhos pesados.
Desde a sua descoberta, o Brasil sempre foi visto como um país de grandes riquezas. Os portugueses que vieram na esquadra de Pedro Álvares Cabral se encantaram com as belezas de nossa terra, acreditando que encontrariam muitas formas de enriquecer.
Dessa forma, os colonizadores acreditavam que o Brasil era um país cheio de ouro e pedras preciosas, motivo pelo qual organizavam grupos para encontrar metais e pedras preciosas. A essas expedições recebiam o nome de bandeiras.
As bandeiras eram jornadas muito difíceis, pois o grupo de desbravadores caminhava milhares de quilômetros a pé, corriam perigo de serem atacados por animais e índios, percorriam vales e montes fazendo suas buscas.
Suas roupas eram de tecidos grossos, usavam calça, camisa e um colete de proteção feito de pele de anta, muito resistente.
Os primeiros grupos de bandeirantes se protegiam dos animais com fogo, além de usar armas como pedras, estilingue e flechas dos índios de seu grupo.
As dificuldades eram muitas e até fome eles passavam, pois os alimentos que carregavam acabavam antes das expedições. Com isso, passavam a se alimentar de frutos silvestres e também da pesca e da caça. Como eram organizados, sempre mandavam um pequeno grupo à frente, para que plantassem alguns alimentos, como milho, mandioca e inhame, para que quando chegassem ao local, esses já estivessem em ponto de colheita.
Somente no ano de 1693 o ouro foi encontrado, na expedição de Antônio Arzão, em Minas Gerais. Além dessa região, o ouro e as pedras preciosas também foram encontrados no Mato Grosso e em Goiás. À medida que a notícia se espalhava, as pessoas se dirigiam para a região a fim de encontrar tais riquezas. Dessa forma deu-se início ao ciclo da mineração no Brasil.
Os principais bandeirantes do Brasil foram:
- Antônio Raposo Tavares (1598 -1658), português, segurou a invasão dos espanhóis e dos holandeses, no nordeste do Brasil; garantiu para o país os estados do Paraná e Santa Catarina.
- Fernão Dias Pais Leme (1608 – 1681), era paulista, foi o responsável pela bandeira das esmeraldas, onde explorou os vales de vários rios, como o Paraopeba, das Velhas, das Mortes, Aracuaí e Jequitinhonha. Participou também das bandeiras dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando ao Uruguai.
- Bartolomeu Bueno da Silva (1672 – 1740), era paulista e um dos mais importantes do ciclo do ouro em Minas Gerais, mais tarde desbravou as regiões de São José do Pará e Pintangui, encontrou muito ouro no rio Vermelho e algumas jazidas no rio dos Pilões e rio Claro.
- Domingos Jorge Velho (1614 – 1703), era paulista, mas falava a língua dos indígenas, foi o responsável pelo extermínio do quilombo dos Palmares - onde os escravos refugiados se abrigavam, depois das tentativas de quinze outras expedições, também dominou vários grupos indígenas do Maranhão, Ceará e Pernambuco.
- Borba Gato (1628 – 1718), também era paulista, foi um dos responsáveis pelo ciclo do ouro no século XVII, foi nomeado guarda-mor de Rio das Velhas, ganhou terras na região, onde fundou o arraial de Sabará, também ocupou o cargo de superintendente das minas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

                                   Atividades

Bandeirantes Caça Palavra Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Bandeirantes Enigma Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Bandeirantes Labirinto Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids


Bandeirantes Mapa do Percurso Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Bandeirantes Antonio Raposo Tavares Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids

Bandeirantes Bartolomeu Bueno Silva Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids

Bandeirantes Fernão Dias Pais Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids


Bandeirantes Manuel Borba Gato Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids



                        Dia da Bandeira - 19 /11

A atual bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do período imperial
A atual bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do período imperial

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.
As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.  
Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.
Leandro Carvalho
Mestre em História

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-bandeira.htm


                                          ATIVIDADES

Datas Comemorativas Dia da Bandeira Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids

Dia da Bandeira Complete Dia da Bandeira Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Dia da Bandeira Cruzadinha Dia da Bandeira Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Dia da Bandeira Enigma Dia da Bandeira Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Dia da Bandeira Relacione Dia da Bandeira Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids




   Dia da PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - 15/ 11


Dom Pedro II e o Marechal Deodoro da Fonseca
Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil.
Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.
Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.
As perdas também foram grandes para os coronéis, pois haviam gasto uma enorme quantidade de dinheiro, investindo nos escravos e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização aos mesmos.
A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.
Os movimentos republicanos também já aconteciam no país, a imprensa trazia politização à população civil, para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.
A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando a igreja a ir contra o governo.
Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o mesmo dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.
Porém seu afastamento não foi nada favorável, fez com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.
Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.
No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que a partir daquela data o país seria uma república.
Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a Portugal.
Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros, foram escolhidos para formar os ministérios.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

                           ATIVIDADES

Proclamação da República Caça-Palavras Proclamação da República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids



Proclamação da República Complete Proclamação da República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids
Proclamação da República Cruzadinha República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Proclamação da República Enigma República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Proclamação da República Labirinto Proclamação da República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Proclamação da República Semelhantes Proclamação da República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Proclamação da República Sete Erros República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Proclamação da República Sombra República Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids



                   Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA - 20/11


Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo
Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo






No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Fonte:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm



                                               ATIVIDADES

Datas Comemorativas Dia da Consciência Negra Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids







2 comentários:

MARIA LUCINEIDE DE SOUZA disse...

atividades estao otimas. obrigado

Unknown disse...

Olá Multiplicadora viviane, boa noite!

Educadora, vejo através de seus seguidores/parceiros/comentários que nossa família estar crescendo. Que bom! A ideia é essa mesmo.

Estamos convidando você a:

- Conhecer os novos blogs divulgados;
- Saber quem são os multiplicadores do mês;
- Retribuir comentário em sua postagem (caso tenha), (encontre seu blog de forma fácil através de página ‘índice’);
- Deixar um comentário para outro blogueiro e ele o retribuirá;
- Aproveitar a visita e fazer novas parcerias/seguidores;
_ Também saber as novidades.

http://www.marquecomx.com.br/
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

O projeto crescerá com a união e a divulgação de todos nós. Mais uma vez, obrigado pela parceira e amizade.

Excelente semana, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra