Amigos e seguidores do Blog Educar é Viver, esse ano em especial devemos entrar no assunto do ano bissexto,pois hoje especificamente é um dia a mais no nosso calendário (29/02/2012).
Para esclarecermos essa questão em sala de aula trouxe algumas informações e vídeos encontrados no blog da amiga Sintian que vocês podem utilizar para facilitar em sala de aula.
1º) Vamos entender o que é um ano bissexto?
Em primeiro lugar: seus alunos têm a noção de MÊS construída?
Para as crianças conseguirem visualizar de uma forma rápida, pegue diversos calendários de anos diferentes e pergunte:
É fácil perceber a estrutura dos meses. Peça para as crianças observarem as diferenças entre eles. Vão surgir várias hipóteses sobre o início de cada mês ser diferente em cada ano. Tente provocar o olhar deles para o FINAL dos meses.
Porque o ano tem 365 dias e para dividi-lo muitas culturas usaram o ciclo da lua como medida. Quer dizer que as vezes a lua demorava 29 ou 30 dias para dar uma volta completa na Terra. O problema é que as vezes a lua demorava 29,5 dias. Por isso os romanos, no século VI a.C, criaram um calendário com 355 dias, o ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Mas fevereiro era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias. Depois disso muitas mudanças aconteceram: em 46 a.C os romanos criaram um calendário baseado no ciclo solar e os meses mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365.
Para saber a história inteira, visite a página da Revista Mundo Estranho clicando aqui.
Para entender o ciclo da lua confira o vídeo abaixo:
Bom, de acordo com o calendário gregoriano o mês de fevereiro tem 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Segundo a Wikipédia:
* | “O nome fevereiro vem dolatim februarius, inspirado emFebruus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuía 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao ImperadorJúlio César.” |
Chama-se ano bissexto o ano que tem um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias. Isso ocorre de quatro em quatro anos, porque um calendário fixo de 365 dias apresenta um erro de aproximadamente 6 horas por ano, equivalente a 1 dia a cada quatro anos ou 1 mês a cada 120 anos.
Quer entender melhor? Assista ao vídeo:
Alguns meses possuem 30 ou 31 dias e o mês de fevereiro tem 28 ou 29 dias em anos bissextos.
Aqui vai uma dica muito simples para que voce consiga saber se um mes tem 30 ou 31 dias usando as mãos, ensine também seus alunos: