OFEREÇO RECEBI SOBRE HOME

3

Ano Bissexto

   Amigos e seguidores do Blog Educar é Viver, esse ano em especial devemos entrar no assunto do ano bissexto,pois hoje especificamente é um dia a mais no nosso calendário (29/02/2012).
   Para esclarecermos essa questão em sala de aula trouxe algumas informações e vídeos encontrados no  blog da amiga Sintian que vocês podem utilizar para facilitar em sala de aula.

                   

1º) Vamos entender o que é um ano bissexto?

Em primeiro lugar: seus alunos têm a noção de MÊS construída?


Mês é o aproximadamente o tempo necessário à lua para efetuar uma volta ao redor da terra. Em anos normais, um mês tem em média 30 dias e 10 horas (730 h), e em um ano bissexto, um mês tem em média 30 dias e 12 horas (732 h). Um mês corresponde a 1/12 de um ano.”

Para as crianças conseguirem visualizar de uma forma rápida, pegue diversos calendários de anos diferentes e pergunte:


Como o calendário está organizado?

É fácil perceber a estrutura dos meses. Peça para as crianças observarem as diferenças entre eles. Vão surgir várias hipóteses sobre o início de cada mês ser diferente em cada ano. Tente provocar o olhar deles para o FINAL dos meses. 


Eles têm sempre o mesmo número de dias?


Não! Eles têm 28, 30 ou 31 dias. Por que isso acontece?

Porque o ano tem 365 dias e para dividi-lo muitas culturas usaram o ciclo da lua como medida. Quer dizer que as vezes a lua demorava 29 ou 30 dias para dar uma volta completa na Terra. O problema é que as vezes a lua demorava 29,5 dias. Por isso os romanos, no século VI a.C, criaram um calendário com 355 dias, o ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Mas fevereiro era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias. Depois disso muitas mudanças aconteceram: em 46 a.C os romanos criaram um calendário baseado no ciclo solar e os meses mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365.

Para saber a história inteira, visite a página da Revista Mundo Estranho clicando aqui.

Para entender o ciclo da lua confira o vídeo abaixo:




Para entender os movimentos da Terra:



Mas por que fevereiro tem 28 e 29 dias?

Bom, de acordo com o calendário gregoriano o mês de fevereiro tem 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Segundo a Wikipédia:


*
“O nome fevereiro vem dolatim februarius, inspirado emFebruus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuía 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao ImperadorJúlio César.”

Então o que é ANO BISSEXTO?

Chama-se ano bissexto o ano que tem um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias. Isso ocorre de quatro em quatro anos, porque um calendário fixo de 365 dias apresenta um erro de aproximadamente 6 horas por ano, equivalente a 1 dia a cada quatro anos ou 1 mês a cada 120 anos. 

Quer entender melhor? Assista ao vídeo:



Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua...
Você conquista os alunos com lendas e histórias. Depois, observa com eles o céu e estuda os fenômenos celestes. Assim, a turma aprende de verdade os conceitos de astronomia.



Mês do ano

O ano é composto por 12 meses: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.
Alguns meses possuem 30 ou 31 dias e o mês de fevereiro tem 28 ou 29 dias em anos bissextos.
Aqui vai uma dica muito simples para que voce consiga saber se um mes tem 30 ou 31 dias usando as mãos, ensine também seus alunos:




Atividades que podem ser utilizadas:






7

Selo -Este Blog faz Arte...

   Olá amigos e seguidores do Blog Educar é Viver, fui convidada a participar dessa distribuição desse selo lindo.
   Recebi o selo da amiga Gisela (http://cantinhoencantadodatiagi.blogspot.com)
 e esse lindo selo foi produzido pela Luciana Severo (http://atelielucianasevero.blogspot.com)

                 





Regrinhas: 
* informar o blog quem criou e quem lhe repassou de presente;
* distribuir para 10 blogs amigos;
* descrever no seu blog, o significado de Artes para você:
 

"ARTE é a forma mais sublime de demonstrar suas emoções"




 Indico esse selinho para todos os amigos e seguidores do blog EDUCAR É VIVER, mas como tenho que citar 10 amigos indicarei os 10 visitantes  recentes que deixaram comentários:


 1-Ideias e Vivências (http://wwwideiasdalu.blogspot.com/)
2- Rosa.Angel.Aprendiz (http://rosangelaprendizagem.blogspot.com/)
3-Educação é tudo (http://leilabambino.blogspot.com/)
4- Enfoque Educacional (http://www.enfoqueeducacional.blogspot.com/)
5-Universo do Mundo Infantil (http://universodomundoinfantil.blogspot.com/)
6- Diério Devocional (http://diariodevocional2012.blogspot.com/)
7-Paraíso da Alfabetização (http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com/)
8- Jardim de Deus (http://jardimdedeus.blogspot.com/)
9-Aprendendo a ser mãe de Bruninha (http://aprendendoasermar.blogspot.com/)
10- Arthys Miss Crochê (http://arthysmisscroche.blogspot.com/)

  Mil bjs

1

Trabalhando gramática com música

  Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, acabei de ouvir a música do Grupo Molejo "Volta pra Escola", achei interessante utilizá-la para trabalhar  gramática. 
  Com a música podemos trabalhar:
  Encontro consonantal, pleonasmo (repetição inútil. ex: entrar para dentro.),coesão e coerência, etc.
  Com certeza os alunos terão interesse e aprenderão com mais facilidade.
  Ouça a música:


4

Atividades para Datas Comemorativas de Março

                             8 de março - Dia da Mulher
[dia-internacional-da-mulher01.jpg]

     Dia 8 de março comemoramos o Dia da Mulher, não devemos de trabalhar essa data em sala de aula, abaixo postei algumas dicas:


1º :Contar a História do dia da Mulher

2º:Monte um painel com um poema para todas as mulheres e as diferentes profissões, peça para as crianças pesquisarem, se for preciso que peçam ajuda aos pais.


3º :Brincadeira de faz de conta:
Peça para as crianças levarem para escola roupas femininas e objetos que são usados por mulheres no dia-a-dia e desenvolva uma brincadeira de faz de conta onde as crianças serão as mulheres, isso é bem legal.
Deixem as crianças livres para interpretarem suas personagens,a criatividade correrá solta e você poderá se surpreender..


4º: Dê desenhos de diferentes mulheres para que pintem.































                                           15 de março - Dia da Escola




                         


A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.
Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.
Autor: Juscelino Tanaka


























                      21 de março - Dia da Floresta








Segundo orientações da Confederação Europeia de Agricultores, o dia 21 de março foi instituído como o dia mundial da floresta em 1872.
A escolha da data se deu em razão desse dia marcar o início da primavera no hemisfério norte, época de maior reprodução das espécies vegetais.
Porém, outro fato marcante aconteceu. No estado de Nebraska, ao norte dos Estados Unidos da América, Julius Sterling Morton conseguiu mobilizar a população local para dedicar um dia em homenagem à árvore, em virtude de sua importância para nossas vidas.
Cada pessoa deveria plantar uma árvore da espécie escolhida, para diminuir o problema da escassez que já acontecia naquela época.
A ideia se espalhou pelos estados do Kansas, Tennesse e Ohio, sendo comemorado em todos os estados americanos.
Julius era jornalista e agricultor, tendo concebido sua formação na Universidade de Michigan, aos vinte e dois anos de idade, época na qual mudou-se para a localidade. Em sua carreira profissional, ficou conhecido como criador de procedimentos inovadores na área agrícola e florestal, chegando a ser nomeado como Secretário da Agricultura de seu Estado, entre 1893 e 1896.
O objetivo da criação dessa data foi o de mobilizar a população do mundo todo sobre a importância de se manter as florestas em seus estados naturais, conservando-as para garantir a manutenção da vida na Terra.
A Organização para a Agricultura e Alimentação, ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), aprovou o projeto de Julius, tornando a data oficial a partir de 1972.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

























                               27de março - Dia do Circo 




O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

















































































Fonte: http://wwwatividadesescolares.blogspot.com/
           http://eufacoarteportodaparte.blogspot.com/
           http://ler-com-prazer.blogspot.com
           http://mundinhodacrianca.blogspot.com
           http://simonehelendrumond.blogspot.com/

 
©2011 Juliana Hellen Por Templates Sal da Terra