Amigos e seguidores do blog EDUCAR É VIVER, como vocês já sabem criei um canal no YouTube com dicas para ajudar profissionais da educação e pessoas que necessitem desse tipo de ajuda.
Nesse vídeo irei falar como profissionais da educação podem trabalhar com estudantes com Déficit de Atenção.
Como trabalhar com um aluno com Déficit de Atenção?
O indivíduo que tem TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)/ DDA ( Distúrbio de Déficit de Atenção),
é inteligente, criativo e intuitivo, mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno que tem 3 características principais: desatenção, impulsividade e hiperatividade .
O déficit de atenção pode vir ou não acompanhado de hiperatividade. Nem sempre se dão juntos numa criança.
Há uma ocorrência maior de TDA como as meninas costumam ser do Tipo Desatento (a hiperatividade é só mental) e os meninos possui ocorrência maior de TDAH (a hiperatividade e comportamental e mental).
O TDAH (DDA) é um transtorno neurobiológico crônico, na sua grande maioria de origem genética.
A criança ou adolescente com TDAH /DDA não sabe lidar com fracasso, frustração. Estão sempre ansiosos, sentem-se incompreendidos e irritam-se com facilidade.
A medicação, é a última alternativa que se pode indicar a uma criança. O uso indevido da medicação pode atrapalhar
Todo comportamento pode ser estimulado, reforçado ou anulado através de 3 reforços:
1º - Reforço Negativo
São críticas, reprimendas, castigos, punições, etc., como reação a todo comportamento negativo, inadequado. Isso faz com que o comportamento negativo aumente ,afinal é só assim que o notam.
2º - Reforço de Extinção
O ser humano adora ter atenção, carinho e reconhecimento. E detesta ser ignorado.Para se anular um determinado tipo de comportamento, a melhor técnica é ignorá-lo.
3º - Reforço Positivo
São carícias físicas, palavras afetuosas, elogios e reconhecimento por comportamentos positivos. Esse tipo de reforço faz com que o indivíduo empenhe-se nesse padrão de comportamento positivo para continuar sendo notado, reconhecido e elogiado.
Dicas para mudança de comportamento
-Não usar reforços negativos, somente em último caso,
-Usar reforços de extinção – um comportamento sem IBOPE provavelmente sairá do ar.
-Usar reforços positivos – Se a qualquer comportamento adequado mesmo vc achando que é obrigação, elogie
-Quando você quer mudar um comportamento indesejável, decida por qual o comportamento positivo quer substituí-lo. Depois de ter reforçado esse novo comportamento positivo frequentemente por no mínimo uma semana, comece a punir o comportamento indesejável, com punições brandas, como por exemplo a perda de privilégios.
ASSISTAM!!!
CURTAM!!!!!
Se INSCREVAM!!!
0 comentários:
Postar um comentário